contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Gestão ambiental: a destinação e tratamento adequados de efluentes e resíduos

Atualizado em 23/08/2019

Gestão ambiental: a destinação e tratamento adequados de efluentes e resíduosA gestão ambiental direciona o mundo corporativo/industrial na busca pelo equilíbrio entre produção e meio ambiente. Na prática, trata-se de um conjunto de ações, políticas e procedimentos técnicos para obter melhor desempenho ambiental.

 

No caso das empresas geradoras de efluentes e resíduos, a gestão ambiental deve seguir um planejamento que aponte soluções mais eficazes para armazenagem, coleta, transporte, tratamento, reaproveitamento – caso seja possível – e destinação final adequados.

 

A estratégia para a gestão dos resíduos industriais passa pela adoção de medidas que visam a mensuração e controles ambientais por meio de tecnologias e práticas “mais limpas”.

 

Na impossibilidade de se evitar a geração de resíduos, o gerador deve adotar medidas de valorização, como a reciclagem e o reaproveitamento. Somente em último caso, os resíduos que não sejam possíveis de reaproveitamento devem ter um destino adequado atendendo às características de periculosidade.

 

Todo esse planejamento da gestão e a implantação das ações propriamente ditas devem ser realizadas de acordo com o que as leis ambientais vigentes determinam.

 

A mais recente é a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece as diretrizes para a destinação de resíduos produzidos pelas indústrias e empresas.

 

Para o tratamento de efluentes contamos com a resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, a qual classifica os corpos de água, traçando diretrizes ambientais, e também estabelece condições para o lançamento de efluentes. Essa resolução visa complementar (e alterar parcialmente) a anterior, nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

O intuito é limitar a carga poluidora encaminhados na natureza, bem como o local em que o efluente é descartado. Com impactos financeiros evidenciadas em muitos casos, o Banco Mundial e outros órgãos de financiamento, por exemplo, possuem suas normas próprias para limitar a poluição gerada pelas indústrias financiadas por eles, com isso cada vez mais as empresas estão atentas.

 

Tratamento

Uma das fases mais importantes do processo de gestão é o tratamento de efluentes, que evoluiu e ganhou muitas contribuições tecnológicas nos últimos anos, diante das restrições legais para o lançamento de dejetos de forma in natura nos cursos d’água.

 

Hoje, o tratamento dos efluentes precisa ser feito em uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), que irá retirar a carga poluidora dos efluentes, devolvendo ao meio ambiente o efluente tratado em condições própria para o retorno aos corpos hídricos.

 

Ao mesmo tempo, o tratamento consegue ainda dar nova utilização aos resíduos, já que parte deles, como o lodo gerado no processo, é transformado pelo na compostagem em fertilizante agrícola.

 

Leia também:

• Fertilizante orgânico TeraFértil
• Descubra as vantagens do uso da compostagem para sua empresa

 

Benefícios da gestão ambiental

A gestão ambiental eficaz traz inúmeros benefícios às empresas:

  • Redução de riscos de acidentes ecológicos;
  • Fortalecimento, junto ao consumidor, da imagem de empresa ambientalmente responsável;
  • Adequação e cumprimento das leis vigentes;
  • Estar apta para obter certificações, como as da família ISO 14.000;
  • Tornar-se elegível para financiamentos governamentais e bancários, assim como programas de investimento.

Em resumo: em um mercado extremamente competitivo, com o público consumidor cada vez mais consciente da necessidade da proteção ambiental e com leis rígidas, a gestão ambiental é a maneira mais eficaz para se operar de forma sustentável, com soluções inovadoras e ambientalmente corretas.

 

Legislação Ambiental

Tópicos: Gestão de Resíduos, destinação de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail