tratamento-de-efluentes-tear-ambiental
tratamento-de-efluentes-sanitários-tera-ambiental
fertilizante-orgânico-composto-SaneFértil

Comprovação do tratamento de resíduos garante idoneidade e boa conduta empresarial

Publicado em 02-04-2015 12:35

Comprovação do tratamento de resíduos garante idoneidade e boa conduta empresarial
Na busca por aliar crescimento econômico e sustentabilidade, não é novidade que a correta destinação dos efluentes e resíduos sólidos é prática obrigatória para empresas de todos os setores. Nesse cenário, se a opção pelo tratamento é importante, também se faz necessária a comprovação formal desse compromisso do empreendimento com o meio ambiente
 
Ao realizar o tratamento de resíduos, é papel e direito do gestor responsável assegurar que todo o processo seja bem documentado. Desse modo, ele não apenas garante a imagem positiva do seu negócio como também se torna isento de multas e problemas jurídicos — além de contribuir para uma abordagem estratégica, visto que as questões ambientais são percebidas como oportunidades para obtenção de vantagem competitiva. Todos esses benefícios são conquistados por uma empresa que comprovadamente trata seus resíduos de forma segura, confiável e responsável. Saiba como é possível obter essa comprovação e assegurar as vantagens que ela acarreta:
 

Controle sobre os resíduos da sua empresa: entenda a importância

Quando o tratamento de resíduos de uma empresa é terceirizado, alternativa mais vantajosa em muitos casos, é importante que a empresa geradora conheça a localização e trajeto dos seus resíduos até o local de destinação final, ou seja, o local de tratamento. Esse tipo de controle sobre os resíduos atua como um verdadeiro aliado: com ele o gestor pode consultar todas as informações importantes sobre os materiais e ainda contar com um comprovante para possíveis fiscalizações, auditorias e licenciamentos ambientais, evitando multas e ilegalidades.
 
Por esse motivo, é aconselhável arquivar as notas fiscais de transporte dos resíduos, assim como os vistos de recebimento dos mesmos, por um período aproximado de 5 anos. Embora não haja uma lei que determine especificamente quando e o que monitorar, o procedimento é uma importante precaução se tratando de questões jurídicas e só tem a contribuir para a idoneidade e a imagem positiva da empresa perante seu público, parceiros e investidores.
 

Certificado de Destinação Final: documentação comprova tratamento

O Certificado de Destinação Final (CDF) é um documento que certifica o tratamento dos efluentes, sendo de grande importância para eventuais auditorias e a comprovação da consciência ambiental por parte do negócio. A documentação, além disso, atua no sentido de atender à norma ISO 14001 e auxiliar no preenchimento de relatórios ambientais anuais de órgãos como o IBAMA e a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
 

É possível rastrear seus resíduos: saiba mais sobre o SISREM

A rastreabilidade é outro quesito importante quando o assunto em pauta é permitir ao gerador acompanhar o adequado trajeto de seus resíduos até o destino final, comprovando sua eficácia. Foi a partir dessa demanda que surgiu o SISREM - Sistema de Remessas de Esgoto, uma prática plataforma online que disponibiliza todas as informações necessárias sobre os efluentes encaminhados à ETE Jundiaí.
 
Através do sistema, é possível monitorar o processo de envio dos efluentes, acessando relatórios de descartes, gerenciando as despesas relacionadas ao tratamento e buscando comprovantes úteis para auditorias e fiscalizações. Nas consultas, pode-se conferir informações importantes sobre o processo, tais como o volume de efluentes encaminhado, o tipo do resíduo a ser tratado e dados da transportadora responsável pelo descarte dos efluentes na estação de tratamento.
 
A opção por tratar os resíduos da sua empresa ou indústria é um grande passo, mas requer cuidado na hora da documentação. Documentos como o CDF e ferramentas como o SISREM, nesse sentido, são grandes aliados para comprovação da realização e eficácia do tratamento, endossando o compromisso ambiental da empresa e sua credibilidade no mercado.
 

Na hora de contratar, fique atento!

Quando uma empresa toma a importante decisão de encaminhar seus resíduos para tratamento, o primeiro passo é a escolha de empresas capacitadas para coletar, transportar e tratar o efluente. Nesta etapa, a verificação da conformidade das licenças e documentações é imprescindível, mas é preciso ir além! É necessário visitar as empresas, conhecer seus processos, verificar histórico, credibilidade e qualidade no segmento que atuam, levantar possíveis autuações e desconfiar de preços muito baixos. Tudo isso para que você esteja certo de que sua escolha será a mais correta e evitar possíveis transtornos que possam surgir no futuro.
 
Você já conhecia a importância da contratação, comprovação e do monitoramento no processo de tratamento dos seus resíduos? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências nos comentários!
CTA - Guia de Terminologia Ambiental

Tópicos: documentação ambiental, certificado de destinação de resíduo, monitoramento, destinação de efluentes

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
CTA - Terminologia Ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais