Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos

Publicado em 26-07-2021 11:00

Para ajudar as empresas e seus responsáveis com a gestão de seus resíduos, falaremos agora sobre a classificação, caracterização e os tipos de resíduos de acordo com a norma 10004/04, estabelecida para a realização dessas atividades dentro dos padrões adequados.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, resíduos industriais, caracterização e classificação de resíduos

O que você não sabe sobre a legislação para tratamento de efluentes

Publicado em 23-09-2015 9:00

Legislação para descartes de efluentes industriais tratados

 

Não é novidade que o segmento industrial utiliza água nas suas principais rotinas, desde a produção de produtos até a limpeza de pisos e equipamentos. Consequentemente, é gerado o que chamamos de efluentes, termo utilizado para caracterizar os resíduos líquidos provenientes de diversas atividades e processos gerados por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos. Eles devem ser direcionados para tratamento em ETEs via rede coletora de esgoto ou enviados via caminhão para empresas especializadas no tratamento off-site, porém ainda há empresas que realizam o descarte diretamente no meio ambiente, muitas vezes sem tratamento algum.

Leia mais

Tópicos: legislação ambiental, destinação de efluentes, caracterização e classificação de resíduos, classificação dos rios

Entenda melhor o processo de classificação de resíduos

Publicado em 22-05-2015 16:12

 
A principal classificação dos resíduos sólidos no Brasil é aquela registrada na NBR 10.004/04 da ABNT, que divide esses substratos por categorias que levam em consideração seus riscos potenciais para o meio ambiente e a saúde pública. Os resíduos podem estar no estado sólido ou semissólido e, conforme a norma, ser provenientes de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
 
Leia mais

Tópicos: caracterização e classificação de resíduos

Faça o download do Guia de Caracterização e Classificação de Resíduos

Publicado em 29-07-2013 13:16

Sancionada em agosto de 2010, a Lei Federal 12.305 deu origem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, obrigando orgãos públicos, empresas e sociedade a se adequarem a ela.

A PNRS propõe a organização das informações sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e traz a figura dos Planos de Resíduos como instrumento de planejamento para o setor. Mas, no fundo, a grande contribuição da Lei é sua intenção de mudar hábitos relacionados à produção e ao consumo. A mudança vem ocorrendo aos poucos: a legislação está mais restritiva, os órgãos ambientais mais exigentes e as empresas mais informadas, mais ainda falta muito para nos adequarmos e chegarmos a um nível exemplar e de excelência.

Leia mais

Tópicos: Guia, resíduos sólidos, caracterização e classificação de resíduos

Caracterização e Classificação de Resíduos Sólidos - Matéria Revista TAE

Publicado em 04-06-2013 11:55


Recebemos um convite da Revista TAE para contribuirmos com uma matéria em uma edição. O tema escolhido foi a “Caracterização e Classificação de Resíduos Sólidos” que além de informar como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos como o título já sugere, divulga também informações sobre a PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos e tratamento de chorume que será essencial com a extinção dos lixões e aumento dos aterros nos próximos anos.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Tera na mídia, caracterização e classificação de resíduos

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados