Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Terafértil: o importante processo por trás da produção deste rico fertilizante orgânico

Publicado em 17-01-2019 16:00

Terafertil rico fertilizante organico

 

por Fernando Carvalho Oliveira

 

Com o crescimento populacional no planeta e, sobretudo, com o fenômeno da concentração da população em centros urbanos, extensas áreas agrícolas foram destinadas para a produção de alimentos e abastecimentos, o que agravou ainda mais o problema dos descartes de efluentes. Consequentemente, originou-se um notável processo de concentração de substâncias que, somadas a produção animal intensiva e as atividades agroindustriais, demandam por ações de saneamento básico e juntas resultam na inevitável e expressiva geração de resíduos orgânicos.

 

Neste contexto, no enfrentamento da iminência da escassez hídrica em regiões densamente habitadas e em benefício da saúde pública, ganham importância vital as ações de tratamento de efluentes sanitários e agroindustriais, sendo os principais caminhos a serem seguidos. Este processo é de fundamental importância para que rios e mananciais não sejam prejudicados através do despejo de água com alta concentração de carga orgânica; descartes feitos de forma irregular condenam todo um ecossistema, que por sua vez impacta a vida das pessoas que vivem próximo dessas áreas. No entanto, quando se trata de um resíduo, via de regra, gera-se outro; é exatamente o que ocorre no caso de tratamento biológico de efluentes.

 

Os benefícios da Reciclagem de efluente

Após a separação da água tratada (que é devolvida ao Rio Jundiaí com carga orgânica de apenas 5%), o lodo sanitário, uma biomassa de altíssimo valor nutricional, é seco e levado até uma área coberta especialmente projetada para dar início a compostagem. Este procedimento consiste em retrabalhar os resíduos por meio de processo biológico, e eliminando qualquer agente patogênico.

  • Segurança: procedimento correto e definitivo para o meio ambiente e que vai de encontro com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Adicionalmente, ajuda a blindar o gerador de corresponsabilidade pelo resíduo gerado;

  • Proteção ecológica: contribui diretamente com a redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros, e com isso ajuda na redução da poluição do solo, água e ar;

  • Reciclagem: este processo permite a reciclagem do material e o reaproveitamento da matéria orgânica, devolvendo nutrientes para o solo na forma de um adubo de alta qualidade.


Terafértil: O Fertilizante Orgânico Composto

A compostagem é um processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica, eliminar plantas daninhas e organismos que possam causar doenças aos homens e aos animais. Na Tera Ambiental a compostagem é realizada em leiras estáticas com aeração forçada e em leiras aeradas por revolvimento, técnicas aplicadas de acordo com as características de cada grupo de resíduos.

 

Por meio deste processo, a Tera Ambiental consegue produzir um adubo natural Classe D, rico em nutrientes e ideal para parques, jardins e cultivo de plantas frutíferas, com amplo uso na atividade agrícola. Existem muitas vantagens no uso de um fertilizante como o Terafértil, com destaque para os pontos abaixo:

  • Baixa salinidade: este adubo tem menos sal do que um fertilizante de origem mineral, o que significa que mesmo em casos de aplicação intensa do produto, as plantas não são prejudicadas pela salinização;

  • Aplicação: sua aplicação é fácil e pode ser feita por máquinas distribuidoras de calcário e não precisar ser necessariamente enterrado;

  • Permanência: este adubo fica no solo por mais tempo e oferece uma liberação lenta dos macro e micronutrientes, o que gera um aproveitamento maior e uma nutrição eficaz.

  • Retenção de água: o uso do Terafértil ajuda a enriquecer o solo, mesmo em caso de terrenos arenosos, graças à seu poder de retenção da umidade, o que tende a melhorar a performance do plantio a longo prazo.

  • Flexibilidade: serve tanto para o cultivo de grande variedade de frutíferas quanto de amplas áreas gramadas, arbóreas, arbustos e gramados esportivos;

  • Proteção biológica: este adubo tem características físico-químicas que ajudam a promover a supressão de microorganismo fitopatogênicos, protegendo suas culturas contra doenças.

A TERA AMBIENTAL desenvolve seu trabalho na produção de fertilizantes a 18 anos, possuindo um amplo histórico de monitoramento da qualidade de seu fertilizante, com clientes fidelizados em importantes regiões agrícolas do Estado de São Paulo. Veja o depoimento deste agricultor, que usa e recomenda o Terafértil:


Benassi 

Antônio Benassi, proprietário da Chácara São João, no bairro do Engordadouro em Jundiaí.

Agricultor desde muito novo, começou a trabalhar com o pai na lavoura de café




Produtor de caqui, uva e ponkan, Antônio Benassi é consumidor assíduo de adubo orgânico, e

percebeu que com as aplicações anuais do fertilizante Terafértil, “as folhagens ganharam

muito mais viço e encorparam, passando para uma tonalidade de verde mais vibrante,

produzindo mais e melhor”.


Se você precisa de um adubo de alto nível, feito com responsabilidade ambiental e o máximo

de eficiência, não tenha dúvidas: converse com a Tera Ambiental e veja como utilizar o

Terafértil para melhorar a qualidade de seu plantio.


Fernando Carvalho Oliveira é Engenheiro agrônomo graduado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP em Jaboticabal, SP. Mestre e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela USP/ESALQ. Responsável Técnico pelo Terafértil.

New Call-to-action

Tópicos: Terafértil

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados