Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Por que realizar o tratamento de efluentes offsite melhora a performance operacional de sua empresa?

Publicado em 18/09/2019 11:00

usina

 

De modo geral,  indústrias e estabelecimentos comerciais geram resíduos e realizam o tratamento de efluentes com os objetivos de cumprirem exigências ambientais e evitarem impactos em suas operações.  Para isso, é comum buscarem alternativas próprias como a construção e operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE's) dedicadas. 

 

Contudo, é importante entender a complexidade do tratamento de efluentes para assim garantir que nenhum impacto negativo recaia sobre a empresa geradora, principalmente se esta não atender os critérios estabelecidos pela ABNT por meio da norma 9800/1987. Dos vários problemas derivados da má gestão, é possível identificar questões ligadas à presença de contaminantes originados no processo produtivo, ou durante a limpeza de tanques e containers. 

  

Isso sem contar investimentos com a instalação e operação, além dos riscos operacionais e trabalhistas envolvidos quando não há suporte de uma empresa especializada.  Nesse cenário, uma alternativa comum é o tratamento de efluentes offsite, indicado para empresas que não usufruem de um sistema de tratamento próprio ou compatível para o descarte do efluente direto à natureza.

 

Quais as vantagens do tratamento de efluentes offsite?

 

O tratamento offsite ocorre por meio da contratação de empresas especializadas de transporte e destinação final, sendo uma opção que gera redução de custo quando comparado com as ETEs, já que a indústria não precisa arcar com despesas de construção da planta, aquisição de equipamentos e contratação de colaboradores. 

 

Veja mais algumas vantagens de tratar os efluentes industriais por meio da terceirização:

  • garantia de que os resíduos estão sendo descartados adequadamente, evitando a corresponsabilidade ambiental em casos de geração de passivos ambientais;
  • possibilidade da gestão focar totalmente no escopo principal do negócio;
  • evita imprevistos e acidentes ambientais que podem ocorrer nas estações de tratamento;
  • deixa-se de assumir grande parte dos riscos operacionais, já que todo trabalho será realizado pela terceirizada, evitando qualquer parada na produção;
  • redução de custos trabalhistas, não havendo necessidade de contratação de mão de obra, que precisa ser capacitada e estar em constante atualização.

Leia mais:

Outro benefício do tratamento offsite importante de frisar é o que diz respeito a imagem da empresa. A própria CETESB, por exemplo, divulga constantemente em seu site por meio do CNPJ e/ou razão social, as autuações recebidas por cada organização. Esse dado é público e acessível a qualquer interessado, independentemente do segmento de atuação. Ou seja, deixar de dar a destinação adequada aos resíduos pode ter graves consequências que vão além de punições financeiras, afetando de forma negativa a reputação de indústrias e outros geradores de resíduos.

 

Dessa maneira,  fica evidente que o tratamento offsite é uma modalidade que oferece significativa performance operacional empresarial. Porém, por mais que essa forma de gestão ambiental seja a mais atrativa para os efluentes industriais, no momento de optar pela contratação de empresas especializadas são necessárias algumas medidas. 

 

Entre eles estão certificar-se de que a empresa possui reconhecimento de órgãos ambientais e do mercado, checar se possui as licenças de operação necessárias e verificar se emite o CDF - Certificação de Destinação Final, que garante que todo o processo de tratamento foi realizado com sucesso. 

 

Entender a melhor opção de tratamento de efluentes para sua empresa traz benefícios que vão desde redução de custos até a consciência ambiental, informe-se mais sobre o tratamento de efluentes offsite em nosso blog.

 

New Call-to-action

Tópicos: tratamento de efluentes

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados