contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Crise: tempo para reflexão, mas também de oportunidades para as empresas investirem no meio ambiente

Atualizado em 16/12/2016

sustentabilidade empresarialNão é a primeira e, provavelmente, não será a última vez que o Brasil passa por uma crise financeira. Importante é não se desesperar e ter em mente que crise é uma situação, portanto, com começo, meio e fim.

 

No mundo dos negócios, o primeiro passo para enfrentar a crise é reconhecê-la, analisar com realismo seu impacto sobre a empresa e ter uma atitude empreendedora para enfrentá-la. Diante de dificuldades, o maior erro é ficar paralisado.

 

Sempre existem oportunidades durante os momentos mais difíceis; basta coragem para fazer mudanças, não perder a criatividade e manter espírito positivo e inovador.

 

A crise pode ser o incentivo para aquelas mudanças consideráveis que, por puro comodismo, ainda não haviam sido tomadas. No mundo corporativo, o que define o sucesso é o desenvolvimento de estratégias de crescimento, independente do que vive o país. As intempéries passam e a empresa emerge com mais força.

 

Durante a crise, as primeiras providências a serem pensadas incluem a revisão de processos produtivos, a diversificação de produtos e o investimento em marketing. Porém, mais do que isso, é fundamental planejar e criar uma cultura organizacional que permita a inovação e a criatividade como processo constante.

 

Hora de investir no meio ambiente

Como no momento da crise é hora de se reinventar e aplicar recursos que efetivamente sejam revertidos em lucros, por que não aproveitar e investir na questão da sustentabilidade ambiental?

 

Hoje em dia, ser responsável social e ambientalmente é uma obrigação legal. Porém, além disso, está se tornando uma exigência dos consumidores, que diferenciam esta questão no momento de decidir pela compra. Então, a avaliação é simples: em momento algum não se pode perder um consumidor para a concorrência, quanto mais em meio a uma crise financeira.

 

Pesquisas comprovam a disposição dos consumidores em pagar mais por produtos feitos de modo sustentável e que não prejudicam o meio ambiente. Coleta de dados, realizada pelas agências de publicidade Z+, Media Contacts e Mobext, demonstrou que 48% dos brasileiros estão dispostos a pagar 10% a mais por um produto sustentável.

 

Também, a pesquisa Accenture Mudanças Climáticas para os Consumidores Finais indicou que 98% dos brasileiros trocariam de fornecedor se um produto fosse certificado, com o objetivo de impactar menos as mudanças climáticas.

 

Produção responsável

Um bom exemplo de investimento é a inovação que pode ser feita pela indústria cosmética em seu processo de fabricação, ao racionalizar recursos naturais, como a água, utilizar embalagens recicláveis e tratar e reciclar os resíduos gerados.

 

Essas ações se transformam em marca positiva e podem ampliar de forma considerável seu mercado, ao atender a nova forma de pensar do consumidor. E o investimento no processo de produção ambientalmente responsável passa a gerar um custo-benefício altamente compensador.

Exemplos como esse podem estar em todos os ramos da indústria e da prestação de serviços. A pergunta é: o que as empresas estão fazendo para aproveitar as oportunidades que a crise pode oferecer?

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: sustentabilidade, industria de cosméticos, sustentabilidade social, meio ambiente

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail

Ao clicar em "enviar" você concordará com o processamento dos seus dados, conforme descrito na Política de Privacidade.