Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Porque ser sustentável: um olhar para si mesmo

Publicado em 20-07-2015 14:47

Porque ser sustentável: um olhar para si mesmo
Caros leitores, "ser sustentável", atualmente, é o termo mais comum, não é mesmo? Mas já observaram que o discurso é usado mais na retórica pela maioria das pessoas, inclusive, políticos em época de eleições? O discurso “verde”, como diz, já vem sendo ignorado pelas pessoas, porque na prática, a atitude é o que interessa não é verdade? Empresas usam em suas propagandas a expressão “produtos sustentáveis ou verdes” como simples estratégia para atrair o consumidor desavisado.
 
Vamos aqui refletir alguns aspectos nesse universo de “ser sustentável” – Atitude mesmo ou só no blá-blá-blá?
 
 

Marketing e atitude

Você vai simplesmente pela ousadia do marketing, astúcia persuasiva, ou procura conhecer a empresa pelos seus investimentos socioambientais na comunidade? Embora poucos tenham esse hábito, é pertinente conhecer o que a empresa tem feito de benéfico em prol da comunidade onde ela atua. Já pensou nisso? É um momento de você distinguir o “trigo do joio”, pois há empresas marqueteiras pró-forma e aquelas que pensam no meio ambiente com atitudes práticas e investimentos socioambientais.
 
 
Dê preferência a serviços e produtos de empresas que investem no meio ambiente e que usam o “selo verde”. Cultive esse hábito e seja sustentável com ações práticas !
 

Paradigmas e Desafios

Mas você talvez se pergunte: Por que ser sustentável, se as maiorias das pessoas falam e não praticam? O que tenho a ver com isso? O governo que se vire, pois pago impostos e eles que são responsáveis... Quero energia, água e conforto! Que mentalidade retrógrada e pessimista, não? Economizar água se tem muita água no planeta? RECICLAR? Misturo tudo e envio para o lixo comum e não quero nem saber!  Desperdício de alimentos? Sou eu quem pago e o problema é meu, e não preocupo com isso! Já viu pessoas falarem isso? Falta de conhecimento, não acha? Com tanta gente passando fome no mundo, e você desperdiçando comida? Solução?
 

Atitude e foco

Já viu a ONU fazendo campanhas conscientizando sobre a fome nos países pobres? Enquanto uns tem muito e outros muito pouco, já parou e pensou nisso? Você tem o hábito de colaborar e ajudar com campanhas beneficentes? Embora contribua com pouco, sua atitude em minimizar o sofrimento de algumas pessoas, é valiosa sua iniciativa, ok? É uma atitude sustentável social.  Se você economiza água, o benefício é para seu bolso e, sobretudo, ambiental.  É mais notório, que a água é finita e escassa, e, portanto, se você não fizer sua parte em economizar esse recurso sagrado HOJE, seus filhos e netos AMANHÃ, passarão apertos, concorda? Coleta seletiva? Colaboro e pratico? Sabia que os benefícios são socioeconômicos e ambientais? E então... Colabore!
 

Reavalie Conceitos

Os recursos naturais vão cada vez diminuindo com o aumento populacional e a demanda crescente, então, eu, você, somos responsáveis em RACIONAR, porque temos UM PLANETA, não é verdade? Com o excessivo consumo de recursos pela população, seriam necessários no mínimo dois planetas, imagine que absurdo, se temos apenas UM! Portanto, sua atitude de reavaliar conceitos é fundamental nesse momento, concorda? Reutilize o que puder e reflita nisso! Antes de consumir bens veja o que é estritamente necessário ao seu consumo e reduza resíduos no planeta.
 

Reflexão

Você não é uma “ilha”, não é verdade? Será que “uma andorinha faz verão”? Já observou como as formigas trabalham? Não é um excelente exemplo de união e espírito de equipe? Pois bem, “ser sustentável” é uma atitude para todos nós, e uma questão de sobrevivência, pois  o que nossos filhos e netos herdarão? Pense nisso e que ser sustentável é ter atitudes proativas preservando seu meio ambiente onde você estiver: Em casa, no trabalho, e em qualquer lugar. Interessante que a palavra Ecologia significa Estudo (Logia) + Casa (Eco), ou seja, o planeta é seu lar, e “ser sustentável” requer ações como respeito e preservação.
 
Abraço ecológico... sucesso a todos e até o próximo artigo.
 
Este é um artigo colaborativo desenvolvido por Marcos Paixão : marcospaixaolemos@yahoo.com.br
 
CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes
 
 

Tópicos: Desenvolvimento Sustestável, Empresa sustentável, sustentabilidade

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados