Emergências ambientais podem surgir das mais variadas formas e com impactos imensuráveis. Acidentes como o vazamento da plataforma Deepwater Horizon em 2010, o tsunami que provocou o desastre de Fukushima em 2011 e a destruição de Mariana em 2015, mostram que não existe garantia absoluta de que é possível evitar uma situação de acidente ambiental, por mais avançados e confiáveis que sejam seus sistemas de contenção; para diminuir riscos e incidências deste tipo de ocorrência, assim como para agilizar as respostas a elas e diminuir os eventuais danos causados, a melhor prática está na prevenção e na gestão ambiental responsável.
Quando as empresas atuam com procedimentos de prevenção e segurança, são desenvolvidos planos operacionais que ajudam a proteger o ambiente e permitem agir com máxima velocidade contra acidentes. De fato, esta agilidade é essencial pois em caso de acidentes que provoquem contaminação e gerem resíduos, é necessário lidar com eles, além de conter o evento do acidente em si.
Procedimentos emergenciais
Casos como incêndios, derramamento de óleo, vazamento de reagentes e produtos tóxicos, entre outros, exigem uma resposta rápida não só para conter o problema em si, mas também para eliminar os eventuais resíduos resultantes do incidente, minimizando os impactos ambientais.
Listamos alguns procedimentos que são essenciais para mitigar os impactos dos acidentes:
1. Avaliar e identificar o problema, dimensão do incidente;
2. Preparar-se para realizar os procedimentos iniciais para controlar a situação, considerando:
a) ações de combate a emergências e medidas para minimizar suas conseqüências e impactos – porte, tipo de ocorrência, jurisdição e atribuições dos participantes; b) isolamento; c) paralisação de atividades; d) evacuação de pessoas; e) combate a incêndios; f) controle de vazamentos; g) reparos de emergência; h) resgate; i) tratamento de intoxicados;
3. Realizar ações pós-emergenciais como rescaldo para restabelecer as condições normais das áreas afetadas pelas conseqüências do acidente.
Planeje-se. Mantenha seus CADRI ativos
Para empresas localizadas no estado de São Paulo, outro aspecto importante é o CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental. Este certificado é necessário para a movimentação de resíduos e necessário quando exigido em casos de acidentes. O grande problema se dá porque sua obtenção ou renovação não é rápida, havendo um tempo média de 60 dias, variando de acordo com cada regional da CETESB, fora o tempo de obtenção de alguns relatórios preliminares que costumam levar em torno de 20 dias para criação.
Mesmo com a maior agilidade com o novo procedimento de solicitaçao do documento através do PLA e pelo e-ambiente tornando-se totalmente digital, o processo ainda é consideravelmente moroso e, em caso de emergências, pode deixar a empresa sujeita à multas.
Como vemos, a melhor postura está no planejamento e na prevenção. Conte com planos de procedimento como este, invista em revisões de operação e treinamento de pessoas e conheça os canais de comunicação em caso de emergência como o portal para profissionais cadastrados do Ministério do Meio Ambiente e o Ibama, que pode receber avisos de acidentes de qualquer um. E, claro, garanta antecipadamente que toda sua documentação necessária está em dia e pronta para uso, para limitar eventuais prejuízos que sua empresa possa levar neste tipo de situação.