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Certificação ambiental: conheça 6 selos que podem elevar o valor da sua marca

Atualizado em 04/09/2023

 

Diante de toda a necessidade em preservarmos o nosso planeta para garantir a disponibilidade de recursos para as gerações futuras, cada vez mais os consumidores têm valorizado as marcas que também se dedicam a essa causa e, prova disso, é uma  pesquisa realizada pela Apas que comprovou que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de negócios que têm, entre seus valores, a preocupação com seus impactos ambientais.

Para analisar esse quesito, o público considera diversos fatores, como o histórico da empresa, as avaliações de terceiros e até mesmo os selos relacionados à valorização de recursos que aquela companhia pode ter.

Inclusive, as certificações ambientais estão figurando como um dos principais indicadores quando se trata de comprovar ações em prol do meio ambiente, tendo vários modelos e tipos de certificados que atestam as boas práticas de uma companhia em campos diversos. 

Como resultado, esses selos agregam valor e contribuem para a construção de uma marca sustentável e confiável, além de gerar vantagem competitiva para a empresa perante seus clientes, fornecedores e até mesmo investidores.

Conheça 6 selos que podem elevar o valor da sua marca

Como citado, há selos que atestam a preocupação e cuidado das organizações em várias frentes da preservação ambiental, indo desde o uso consciente de matérias primas naturais, até a gestão de resíduos comprovadamente adequada.

Atualmente, os mais comuns no mercado são:

true zero Certificação True Zero Waste

O Brasil produz, em média, 80 milhões de toneladas de resíduos por ano - e é  um   dos principais problemas ambientais da atualidade, já que grande parte dos   materiais é destinada de forma pouco ou nada sustentável. Como forma de   mudar esse cenário e incentivar as empresas a alcançarem suas metas de zero   resíduos, reduzindo sua pegada de carbono,  surgiu a certificação True Zero Waste. 

O principal objetivo deste selo é fazer com que todos os resíduos sólidos que seriam destinados a aterros, incinerados ou enviados a outras formas que não viabilizam o reaproveitamento, sejam encaminhados para alternativas de valorização.

Com isso, há um incentivo ao redesenho dos ciclos de vida dos recursos para que todos os produtos sejam reutilizados, através de uma reavaliação de processos internos dos empreendimentos.

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AQUACertificação AQUA-HQE

Lançada em 2008, a certificação AQUA-HQE ganhou espaço no mercado por propor um olhar sustentável à construção civil e, no Brasil, já são 378 projetos certificados, distribuídos em 15 estados do País.

Todos esses locais são reconhecidos por atenderem aos requisitos exigidos para receberem este selo. Portanto, são construções que, desde o princípio, foram projetadas para oferecer uma qualidade de vida não só ao usuário mas também ao meio ambiente, já que contam com mecanismos para promover a economia de água e energia, e uma manutenção e disposição de resíduos sustentáveis.

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BCORP

Certificação B-Corp

A certificação B trata-se de um movimento global pautado em medir as ações de impacto socioambiental de um negócio que foi idealizado pela organização norte-americana sem fins lucrativos, B-Lab, em 2006.

Na prática, as companhias classificadas como B possuem um selo reconhecido internacionalmente, que atesta que as mesmas atendem a rigorosos padrões de responsabilidade, sustentabilidade, transparência e performance, com o objetivo de criar valor para a sociedade.

Isso significa que essas organizações priorizam um modelo de negócios com foco na solução de problemas socioambientais, equilibrando propósito e lucro. As empresas com esta certificação são legalmente obrigadas a considerarem o impacto das decisões sobre as comunidades, o meio ambiente, os colaboradores, os clientes e os fornecedores.

 

FSCCertificação FSC

FSC é uma sigla em inglês para Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. Trata-se de um selo de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental que combate o desmatamento, tendo como objetivo ajudar na conservação e regeneração das florestas naturais e da vida silvestre, visando o bem-estar das comunidades locais e povos indígenas. 

Essa certificação ambiental é reconhecida internacionalmente, identificando, por meio da sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável. Ou seja, garante que a madeira utilizada na produção veio de um processo ecologicamente adequado e cumpre com toda a legislação vigente. 

Desse modo, os compradores atacadistas ou varejistas sabem que estão adquirindo produtos diferenciados e com valor agregado, que conquistam consumidores mais exigentes em relação à responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

 

carbon free

Certificação Carbon Free

O selo Carbono Zero é uma iniciativa brasileira criada para certificar as empresas que compensam as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), demonstrando aos consumidores quais são os negócios que realizam ações acertadas na produção, priorizando o meio ambiente.

Na prática, ter essa certificação significa que a organização tem suas emissões compensadas com crédito de carbono, além de ser uma companhia que apoia o plantio de árvores nativas para regeneração dos ecossistemas naturais.

Através da compra de créditos, o selo ainda apoia projetos que reduzem a quantidade de carbono existente na atmosfera. Ou seja, aqueles que realizam a proteção de áreas de floresta, a geração de energia renovável, a substituição de combustíveis fósseis, entre outras.

 

cradletCertficação Cradle to Cradle

Por fim, a certificação Cradle to Cradle é conferida a produtos elaborados conforme uma série de parâmetros de sustentabilidade social e         ambiental. 

O objetivo dessa iniciativa é fazer com que a indústria que gerou o produto certificado espelhe o modelo da própria natureza, na qual todos os materiais retornam ao ciclo, porém de forma biológica ou técnica, e nada se perde.

Concedida pelo Cradle to Cradle Product Innovation Institute (C2CPII),  leva em consideração as seguintes categorias fundamentais, bases para os parâmetros de avaliação: materiais saudáveis, circularidade, ar limpo e proteção do clima, gestão da água e do solo e responsabilidade social. 

Os benefícios de obter certificações reconhecidas pelo mercado

Na prática, todas essas certificações oferecem transparência e facilitam o acesso à informação sobre as iniciativas e esforços das marcas em reduzir seu impacto ambiental, permitindo aos consumidores tomar decisões mais conscientes e alinhadas com suas preocupações e valores sustentáveis.

No entanto, mais do que isso, os selos ambientais também resultam em outros benefícios operacionais e financeiros, como:

  • Destaque no mercado: com a questão da responsabilidade ambiental cada vez mais em alta, obter um selo verde pode ser uma maneira efetiva de diferenciar o negócio dos concorrentes;

  • Redução de custos: uma organização que prioriza processos ligados ao reúso e reciclagem, acabam observando uma economia de custos a longo prazo, como por exemplo, a diminuição de investimentos na produção devido a utilização de materiais sustentáveis.

  • Complemento ao atendimento da legislação: ao obter uma ou mais certificações também garante que a organização esteja em conformidade com as leis ambientais, visto que boa parte das práticas exigidas para obter um selo vai ao encontro das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de muitas outras normas vigentes nos âmbitos federal, estadual e municipal.

 

Vale ressaltar ainda que as certificações e a abordagem ESG (Environmental, Social, and Governance) também estão interconectadas e se complementam para avaliar e promover a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, facilitando caminhos para um negócio  alcançar novos mercados e, consequentemente, aumentar sua lucratividade.

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Tópicos: Sustentabilidade Ambiental, compostagem, Resíduos sólidos orgânicos

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