Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Certificação AQUA: o que é o reconhecimento de Alta Qualidade Ambiental?

Publicado em 09-02-2022 11:27

Tera-imagem-artigo-janeiro-02

Devido ao maior compartilhamento de informações referente a importância  da preservação do meio ambiente, a sociedade contemporânea tem cobrado ações mais efetivas das empresas e órgãos ambientais de fiscalização, quanto ao ciclo de vida dos recursos humanos e materiais. Nesse sentido, pode-se afirmar que os consumidores modernos estão atentos a ações socioambientais e buscam por marcas e produtos que não prejudiquem o meio ambiente, a vida das pessoas envolvidas ou de alguma forma impactadas pelo processo produtivo.

 

Por conta disso, as indústrias têm conquistado um papel relevante para a construção de uma nova visão social. Dentro desta perspectiva, as organizações que almejam se aliar à responsabilidade socioambiental necessitam de uma atuação transparente e que comprove para a sociedade suas ações.

 

Assim, entram em cena os certificados ambientais. Para atestar a atuação das empresas, diversas foram as certificações elaboradas e fiscalizadas por diferentes órgãos e associações. Contudo, além de serem instrumentos de confirmação, esses selos acabam por beneficiar as empresas em questões de reputação. Um forte exemplo de certificação almejada é a AQUA.

 

O que é a certificação AQUA? 

 

Considerada como um reconhecimento de alta qualidade ambiental, a certificação brasileira AQUA-HQE, mesmo tendo sido originada a partir da HQE francesa, foi desenvolvida pela Fundação Vanzolini em parceria com a Escola Politécnica da USP, de forma a considerar aspectos relativos ao Brasil, isto é, o clima, a cultura, as normas e regulamentações vigentes no país. 

 

Lançada em 2008, a certificação internacional adaptada ganhou espaço no mercado por propor um olhar sustentável à construção civil. No Brasil, já são 378 projetos certificados, distribuídos em 15 estados do País. Dentre eles foram: 717 edifícios, residenciais e não residenciais; 10 bairros, 1 infraestrutura portuária, 1 projeto de interior e 5 empreendimentos. 

 

Todos esses locais são reconhecidos por oferecerem uma qualidade de vida não só ao usuário, mas também economia de água, energia, e uma manutenção e disposição de resíduos sustentáveis, de maneira a contribuir para o desenvolvimento de seu entorno.

 

Como obter a certificação AQUA? 

 

Para conseguir a certificação AQUA, o empreendedor da construção deve possuir o controle do projeto em todas as suas fases. Para a concretização desse controle, conta-se com o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE), que fiscaliza se todos os critérios da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) estão sendo atendidos. 

 

Na certificação AQUA-HQE existem dois ciclos de certificação: o ciclo de construção, para novas edificações e o ciclo de operação, para edificações já existentes. 

 

O Processo de Certificação AQUA-HQE é composto por auditorias periódicas, na qual a equipe de auditoria constata a conformidade e avalia possíveis não conformidades de projeto de acordo com as solicitações de seus referenciais técnicos. Nos edifícios em construção, o processo é composto por três auditorias (fase Pré-Projeto, Projeto e Execução), enquanto nos edifícios em operação podem exigir três auditorias (correspondendo a um ciclo de avaliação de três anos) a quatro auditorias (ciclo de cinco anos).

 

Após passar pelas auditorias e obter a aprovação, cada tipo de ciclo recebe uma certificação. No caso do ciclo de Edifícios em Construção, no total são seis certificados emitidos, dois ao final de cada auditoria, sendo um de valor nacional (AQUA) e um outro de valor internacional (HQE). Já no ciclo de Edifícios em Operação, são emitidos dois certificados em cada uma das auditorias de acompanhamento realizadas ao longo do ciclo de três ou cinco anos, sendo também um certificado de valor nacional (AQUA) e um outro de valor internacional (HQE). 

 

Dentro dos requisitos demandados pelo SGE, aponta-se o devido comprometimento com o perfil de Qualidade Ambiental do Edifício QAE, assim como respectivas análises e avaliações ao longo do desenvolvimento do projeto, entre outros. Já em torno dos requisitos solicitados pela QAE, pontua-se a eco construção, gestão e composição de um contexto de saúde e conforto para o usuário.

 

Qual a importância e os benefícios da certificação AQUA-HQE?

 

A certificação AQUA-HQE, além de demonstrar a preocupação com a sustentabilidade, é importante para aumentar a eficiência ambiental do edifício, garantindo assim que todas as etapas da construção sejam respeitadas. 

 

O desenvolvimento da certificação no Brasil foi realizado de acordo com critérios tipicamente nacionais, considerando a cultura, as normas técnicas e regulamentação, como também a análise de canteiro de obras e a formalidade da cadeia produtiva. 

 

Juntamente com o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat) avalia a conformidade dos materiais e dos sistemas de construção. Além disso, em conjunto com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE-Edifica), são analisadas as normas de desempenho em acústica, iluminação artificial, instalação de gás e gestão de resíduos. 

 

A ênfase da certificação AQUA está em proporcionar mais conforto e saúde ao usuário e ao entorno, de modo que o impacto ambiental seja relativamente baixo e possibilite um longo ciclo de vida da edificação.  

 

Os benefícios de uma construção sustentável impactam o empreendedor, usuários e sociedade, sendo:

 

Para o Empreendedor
  • Prova de Alta Qualidade Ambiental do seu edifício;
  • Diferencial para o portfólio no mercado e melhoria na imagem da empresa;
  • Mantém o valor do patrimônio construído ao mesmo passo em que se teve economia de recursos na obra e na operação;
  • Garantia de alinhamento com órgãos ambientais.

Para os Usuários
  • Menores custos de condomínio além de ter facilitado a economia de água e energia ;
  • Melhores condições de conservação e manutenção da edificação;
  • Mais conforto e saúde nos ambientes de convívio;
  • Qualidade assegurada no funcionamento dos sistemas do edifício.

Para a Sociedade a para o Ambiente
  • Economia de recursos hídricos e energéticos;
  • Minimização das emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes;
  • Sistemas que permitem a redução na geração de resíduos;
  • Valorização ambiental com a gestão constante de riscos naturais e tecnológicos sobre solo, água, ar, etc.


A certificação AQUA-HQE é a garantia de que a construção e a empresa responsável estão comprometidas com a responsabilidade socioambiental e com a qualidade de vida. O setor da construção civil é uma das que mais impactam no meio ambiente, desde a escolha do local até mesmo aos materiais utilizados. Por isso, cada vez mais é necessário que as edificações sejam planejadas de forma consciente, para que haja o mínimo impacto ambiental possível para a natureza e para a sociedade.

 

Reciclagem de Efluentes Tera Ambiental

Tópicos: sustentabilidade

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados