contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Estresse hídrico já afeta nosso planeta

Atualizado em 25/11/2016


Estresse hídricoNosso planeta tem apenas cerca de 3% de água passível de consumo para aproximadamente 7 bilhões de pessoas. Além da porcentagem baixa, a distribuição de água doce é irregular, sendo que grande parte fica em geleiras e aquíferos de difícil acesso.

No Brasil, o consumo de água é distribuído em 72% para agricultura, 22% para indústria e 6% para o consumo humano. E mesmo com 12% do total de reserva de água doce do planeta, há regiões brasileiras que sofrem com o estresse hídrico. E não estamos falando exclusivamente da seca nordestina. Basicamente, o que caracteriza o estresse hídrico é a situação em que a demanda de água e seu consumo médio por habitante é maior que a oferta.

As regiões Norte e Centro-Oeste, que concentram a Bacia Amazônica, detêm 81% da disponibilidade hídrica e 13% da população. Já as regiões Sul, Sudeste e Nordeste concentram 9% dos recursos hídricos e 85,5% da população brasileira. Basicamente, essa é a fórmula para o estresse hídrico. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), dos 29 maiores aglomerados urbanos do país, 16 precisam encontrar novas fontes de água para garantir o abastecimento até 2015. Encontramos esse estudo que mostra a situação da Oferta e estresse hídrico na região Metropolitana de São Paulo, se você quiser se aprofundar no assunto.

Saneamento básico é outro fator que desencadeia o estresse hídrico. No Brasil, 73% dos municípios são abastecidos com águas superficiais que escoam ou acumulam na superfície do solo, como os rios, riachos, lagos, lagoas, pântanos e sujeitas a lançamento de esgoto, efluentes industriais, entre outros poluentes. Consequentemente, as águas poluídas não podem mais ser diretamente utilizadas e devem passar por processos de potabilização mais refinados e com altos custos, como ocorre com o Rio Tietê, em São Paulo.

Outros fatores que podem ser somados são: desequilíbrios ambientais (poluição dos rios, seca, enfraquecimento dos lençóis freáticos, etc.) e o desperdício de água. O estresse hídrico é, portanto, mais crítico nas regiões que concentram maior população, não necessariamente nas mais secas. Hoje, as áreas urbanas consomem 60% da água doce do planeta e, se confirmadas as projeções da ONU, até 2050, 70% da população mundial estará concentrada em grandes cidades, causando maior pressão a um sistema que pode ficar a beira da insustentabilidade. E, nada sendo feito para mudar padrões de consumo, dois terços da população global poderão sofrer com escassez de água doce até 2025.

A consultoria britânica Maplecroft fez um levantamento das regiões mais vulneráveis à escassez de água no mundo. Mais da metade fica em regiões desérticas ou semidesérticas do Oriente Médio, local de grande tensão e que nos faz constatar que a água pode ser uma nova fonte de conflitos na região dentro dos próximos anos.

Gráfico de estresse hídrico mundial

estresse hídrico

As empresas são importantes para a melhoria desse panorama e podem contribuir com ações que beneficiem a gestão de seus resíduos e o impacto causado por suas atuações. Mostramos no artigo Sustentabilidade ambiental faz parte da gestão de marcas globais, a preocupação que grandes empresas mundiais vem considerando com a criação de programas que visam a redução do consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa e o consumo de água em sua produção.

Você e sua empresa estão contribuindo positivamente para esse cenário?

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: consumo consciente, crise hídrica

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail