contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

8 motivos para destinar seus efluentes para tratamento

Atualizado em 23/12/2016

8 motivos para destinar efluentes

 

A indústria consome cerca de 22% da água potável disponível, segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente. Com isso, o setor industrial gera muitos resíduos líquidos que precisam de tratamento para evitar a poluição dos corpos d’água. As empresas estão mais conscientes sobre o valor da sustentabilidade, mas se apenas isso não for o suficiente, temos uma lista com oito motivos para convencê-lo a fazer a coisa certa: coletar, destinar e tratar seus resíduos corretamente.

 

 

1. Odor

O odor gerado pelos efluentes pode ser desagradável e atrapalhar a produção na indústria, gerando transtorno para a operação. O odor geralmente surge quando o local de armazenamento não tem estrutura adequada, o que também pode resultar em vazamentos e dificuldades de manipulação.

 

2. Transbordamento

Locais inadequados, assim como excesso de efluentes em fossas, tanques, containeres, lagoas, IBCs entre outros, podem resultar em transbordamento. Além da sujeira e do odor, a indústria também está sujeita a autuações e multas aplicadas pelo órgão ambiental durante fiscalização, uma vez que também pode ocorrer a contaminação do solo.

 

3. Retorno e entupimento

Se você apenas acumular os efluentes sem um plano de descarte, o excesso pode fazer com que haja o retorno em ralos e entupimento nos encanamentos.

 

4. Risco à saúde

Falta de tratamento de efluentes, assim como falta de tratamento de água e esgoto são as principais causas de doenças sérias que ainda atingem nossa população. Falamos mais a respeito no artigo Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto.

 

5. Risco ao meio ambiente

Muitos resíduos industriais líquidos são nocivos e seu descarte ilegal altera as características do solo e da água, polui e contamina o meio ambiente.

 

6. Legislação

Decreto 8468/76 determina como deve ser o descarte de efluentes no Estado de São Paulo, tanto para lançamento direto no corpo receptor de efluentes, conforme estabelece o artigo 18, quanto para lançamento indireto, estabelecido pelo artigo 19 A. Para lançamento direto no corpo receptor também são adotados os parâmetros da Resolução 430/2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

7. Autuação

Quem descumpre a lei está sujeito a multas e autuações aplicadas pela CETESB, conforme mostramos nos artigos CETESB divulga lista de empresas autuadas em 2013 e Fiscalização investiga casos de descarte irregular de efluentes.

 

8. Complexidade no tratamento de efluentes

Muitos efluentes industriais são complexos e precisam de diferentes tipos de tratamento antes de serem descartados ou reutilizados. Apenas um especialista no assunto poderá fazer a análise e determinar o tipo de tratamento necessário. A reportagem "Cetesb notifica frigorífico por falta de licença ambiental em José Bonifácio", por exemplo, mostra o caso de um frigorífico que tratava seus efluentes, mas de maneira inadequada para sua localidade, sem contar o mau cheiro e a falta de licença ambiental.

 

Para completar, é importante escolher o parceiro certo na hora de fazer o tratamento de efluentes, pois segundo a legislação, a Responsabilidade por dano ambiental é compartilhada entre empresas. Isso significa que se a empresa que trabalha para você não for idônea e cometer crimes ambientais, você é corresponsável. Saiba mais em Corresponsabilidade ambiental - 3 motivos para ser diligente na contratação de serviços ambientais.

 

Interessou-se pelo assunto e quer dar os primeiros passos? Faça o download do guia completo sobre tratamento de efluente clicando abaixo:

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: tratamento de resíduos, tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail