contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reuso de água é essencial para o meio ambiente

Atualizado em 08/12/2016

Reuso de águaPensar em maneiras de reutilizar a água é uma forma de controlar perdas e evitar desperdícios, além de minimizar o consumo de água no Brasil. A água pode ser poupada com o reuso de efluentes tratados seguido por parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira para diversos fins que não sejam o consumo humano. É por isso que o tratamento de esgoto tem um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos. Apesar de parecer algo óbvio, o reuso de água tomou forma no Brasil com a Resolução 54, de 2005, que estabelece os critérios gerais para a prática de reuso de água não potável, segundo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

 

As modalidades de reuso definidas pela CNRH são:

I - reuso para fins urbanos: utilização de água de reuso para fins de irrigação paisagística, lavagem de logradouros públicos e veículos, desobstrução de tubulações, construção civil, edificações, combate a incêndio, dentro da área urbana;

II - reuso para fins agrícolas e florestais: aplicação de água de reuso para produção agrícola e cultivo de florestas plantadas;

III - reuso para fins ambientais: utilização de água de reuso para implantação de projetos de recuperação do meio ambiente;

IV - reuso para fins industriais: utilização de água de reuso em processos, atividades e operações industriais; e,

V - reuso na aquicultura: utilização de água de reuso para a criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos para fins urbanos, agrícolas, ambientais, industriais e na aquicultura.

Segundo reportagem do portal Terra, a aplicação desse conceito vem surtindo efeito. No sul do país, por exemplo, chegam a usar 30 mil litros por dia de água de reuso para irrigar uma área de 270 hectares. A maior parte da água captada na região é das bacias dos Sinos e do Gravataí, o que diminui a captação nos mananciais.

No Nordeste, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aproveita 700 mil litros por dia de água de reuso na irrigação de uma plantação de capim, que é base de ração animal e também serve para a fabricação de lenha ecológica. Já no Rio de Janeiro está o maior projeto de reuso de água industrial do mundo, que vai fornecer 1.500 litros de água por segundo para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), uma parceria da Petrobras com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Em São Paulo, o Aquapolo, inaugurado em Novembro/2012, terá capacidade para produzir até 1.000 litros por segundo de água de reuso visando o abastecimento do Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá (ABC).  

Confira o vídeo institucional da Aquapolo: Vídeo Institucional Aquapolo

 

A Tera Ambiental oferece o tratamento biológico de efluentes industriais e tratamento de efluentes domésticos recebidos via caminhão na nossa planta de tratamento localizada em Jundiaí. Contribuindo assim com o reuso indireto da água que ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais.

 


CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes
 

Tópicos: reúso de água, reaproveitamento

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail