Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

As melhores práticas para a gestão de resíduos orgânicos das Ceasas

Publicado em 11-03-2016 11:00

resíduos orgânicosAs Ceasas - Centrais de Abastecimento - comercializam para o atacado produtos da hortifruticultura, que são bastante perecíveis, perdendo com rapidez o seu valor comercial. Números do governo federal apontam que cerca de 30% de todo o desperdício de alimentos, em território brasileiro, acontece justamente pela falta de estrutura e plano de gerenciamento de resíduos orgânicos nas Ceasas. Esse montante vira lixo, encaminhado sem qualquer forma de tratamento aos aterros sanitários e lixões.

No entanto, essas sobras não necessariamente perdem seu valor agronômico, e têm propriedades que podem se transformar em novos produtos, seja na forma de fertilizante, ração animal ou energia.

 

Com vistas ao reaproveitamento, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) obriga os responsáveis por atividades agrosilvopastoris, que incluem os agentes das Ceasas, a elaborarem planos próprios de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS).

 

Os planos devem englobar medidas como:

 

1. Condicionamento – Os resíduos orgânicos, em geral, são gerados pela decomposição de matéria orgânica. Um modo de retardar o apodrecimento dos alimentos, e posteriormente destiná-lo para o tratamento correto, é acondicioná-los de forma apropriada – no caso da Ceasa, com instalação de câmaras frigoríficas, por exemplo;

2. Redução –  Com uma melhor estrutura e plano de gerenciamento, a eficiência da gestão dos alimentos reduz a quantidade de resíduos;

3. Reutilização – Os alimentos podem ser reaproveitados. Antes de apodrecerem, os resíduos orgânicos são transformados em sucos produzidos em centrais de processamento ou transformados em ração animal;

4. Reciclagem e tratamento – O tratamento adequado permite a reciclagem dos resíduos orgânicos que, com auxílio da compostagem, produz fertilizantes agrícolas - altamente produtivos - e o biodigestor, um processo natural de decomposição da matéria orgânica para se transformar em energia elétrica.

5. Destinação final – Os resíduos orgânicos para serem tratados e reaproveitados necessitam de uma disposição final ambientalmente adequada;


Infelizmente, os resíduos orgânicos de muitas Ceasas ainda têm como destino os aterros e lixões, por isso, a elaboração da estratégia do PGRS (planos de gerenciamento de resíduos sólidos) necessita de conhecimento das alternativas e tecnologias disponíveis de gerenciamento de cada tipo de resíduo, custos ambientais e financeiros.

 

Melhores práticas para a gestão de resíduos orgânicos das Ceasas

 

Muitas Ceasas implantaram o Banco de Alimentos, abastecido por alimentos descartados na comercialização, doados por produtores e permissionários, que ainda estão em boas condições para o consumo humano. Neste Banco é feita uma triagem e selecionados os alimentos em condições de consumo e doados a entidades sociais e pessoas carentes.

 

Outra finalidade para os alimentos, que não podem ser aproveitados para o consumo humano, é o reaproveitamento para a produção de ração animal, que por meio da trituração das sobras de frutas, legumes e verduras, pode ser usada para alimentar suínos, aves e bovinos.

 

Compostagem de resíduos orgânicos

 

Os restos de cascas, folhagens, verduras, frutas e capim seco – resíduos impróprios ao consumo humano e animal – podem ser destinados à produção de fertilizantes agrícolas, por meio da compostagem. O resultado é um adubo orgânico rico em nutrientes, que substitui os fertilizante minerais, aumentando a produtividade do solo e reduzindo custos extras.

 

As Ceasas podem firmar parcerias com transportadoras e empresas especializadas no recebimento e tratamento dos seus resíduos orgânicos. Esta alternativa é ambientalmente correta e segura, além de impactar na diminuição da poluição do solo, água e do ar  e na redução de aterros sanitários.

 

O que você achou deste artigo? Veja este outro artigo relacionado ao assunto "O que fazer com os restos de alimentos de ceasas e supermercados?" e nos dê sua opinião.

 

New call-to-action

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Efluente e Resíduo Orgânico

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados