Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Dia Mundial da Água 2016: impactos econômicos na gestão dos recursos hídricos

Publicado em 26-03-2016 11:00

gestão dos recursos hídricos

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

O tema escolhido esse ano pelas Organizações das Nações Unidas para a comemoração da data foi “Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos”, que traz à tona a reflexão sobre os impactos da gestão de recursos hídricos sobre a geração e estabilidade de empregos no mundo.

 

O Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, desenvolvido pela Unesco em nome da ONU Água, mostra que 78% dos empregos que constituem a força de trabalho mundial são dependentes dos recursos hídricos. O estudo aponta que a falta de investimentos nos setores hídricos influência a geração ou manutenção de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos, a menos que exista infraestrutura suficiente para gerenciar e armazenar a água adequadamente.

 

O impacto do saneamento básico

Atualmente, mais de 1,5 bilhão de pessoas ainda têm problemas de acesso à água, seja em quantidade ou em qualidade, o que consequentemente impacta na geração de empregos e renda nos locais atingidos. Temos como exemplo os baixos investimentos em saneamento básico no Brasil que ocasionalmente traz problemas à saúde pública, infraestrutura e economia às cidades mais impactadas com esse problema. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública.

 

Um levantamento do Instituto Trata Brasil indica que a maior parte das cidades brasileiras, investiu menos do que 20% da arrecadação nos últimos anos, evidenciando que ainda falta muito a ser feito para melhorar o cenário do saneamento básico no Brasil, tanto em capitais como nas cidades de regiões metropolitanas e do interior.

 

Alternativas que reduzam o impacto do uso inadequado da água não são ações apenas em prol da sustentabilidade, elas representam também melhor qualidade de vida para toda a população e consequentemente para sua economia, gerando empregos e renda.

 

Investimentos na gestão dos recursos hídricos é uma questão de saúde pública, bem-estar e desenvolvimento econômico sustentável e deve ser prioridade em qualquer governo.

 

Consciência e responsabilidade no uso da água

Para contribuirmos positivamente com a situação, devemos ter atitudes que colaborem para a preservação da água em todas atividades do nosso dia-a-dia. Estamos tão habituados com sua presença em “relativa abundância” que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Não é novidade que no Brasil, o problema da falta de água já é de longa data, principalmente em regiões que sofrem com grandes períodos de estiagem de chuva como grande parte do interior do Nordeste, mas recentemente também os paulistanos sentiram na pele os meses que passaram sob racionamento e mesmo agora após tanto tempo e tantas chuvas, o nível do Sistema Cantareira ainda não voltou ao que era antes.

 

O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!

 

Saiba mais sobre o assunto: http://aguasdemarco.ana.gov.br / http://www.unwater.org/worldwaterday

 

Com colaboração de Ana Rizatto - Assistente Comercial da Tera Ambiental

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: consciência ambiental, Dia Mundial da Água, Sustentabilidade econômica

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados