contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Fertilizante orgânico pode diminuir dependência de importação

Atualizado em 25/11/2019

Fertilizante orgânico pode diminuir dependência de importaçãoO Brasil é um país tipicamente agrícola em virtude da sua grande extensão territorial e condições climáticas favoráveis, entretanto é dependente de um dos principais insumos da agricultura: o fertilizante.

Os solos brasileiros precisam ser corrigidos, já que grande parte é considerada de média a baixa fertilidade. Carente de potássio, os agricultores são dependentes da importação de fertilizante para cultivar o solo. Além do potássio, o nitrogênio e o fósforo, conhecidos como NPK são usados no reflorestamento, pecuária, adubação de base e nas lavouras.

 

A importação de fertilizantes corresponde a 20,4 milhões de toneladas ou 66,8% de todo o consumo estimado para o ano de 2013 no Brasil. Quando detalhamos cada componente químico, são importados 73% do fertilizante nitrogenado, 34% do fertilizante fosfatado e 90% do fertilizante potássico.

 

Os dados são conflitantes se considerarmos que o país é um dos principais produtores agrícolas do mundo e o fertilizante um insumo essencial para a agricultura.

 

Plano Nacional de Fertilizantes

Mas o que fazer para resolver a questão? Para estruturar a política nacional de produção e importação de fertilizantes, o Ministério da Agricultura propôs o Plano Nacional de Fertilizantes, cujo objetivo é diminuir a dependência externa da agricultura brasileira de matérias-primas até o final desta década. A estratégia envolve o estímulo à busca de novas jazidas de fósforo e potássio, bem como a exploração daquelas já conhecidas.

 

O Plano Nacional de Fertilizantes também prevê aumento na produção de fertilizantes orgânicos e organominerais, com a instalação de fábricas em regiões estratégicas que concentram matéria-prima.

 

Fertilizante orgânico é a solução

Fertilizante Orgânico CompostoUma opção de grande valor agregado e que pode ajudar a diminuir a dependência da importação é o fertilizante orgânico produzido com resíduos reaproveitados por meio da reciclagem de nutriente.

 

Os resíduos orgânicos destinados para a compostagem são transformados em produtos ricos em nutrientes, oferecendo uma alternativa nacional e ambientalmente correta para a redução da dependência da importação de fertilizantes minerais.

 

O Fertilizante Orgânico Composto Terafértil, por exemplo, utiliza como matéria-prima o lodo sanitário da estação de tratamento de esgoto de Jundiaí, dentre outros resíduos orgânicos industriais e comerciais compostados, baseado no melhor aproveitamento e desenvolvimento dos nutrientes. Destaca-se a virtude das concentrações de matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e micronutrientes e também pela capacidade de supressão de fitopatógenos presentes no solo.

 

Nós acreditamos que alternativas de reaproveitamento podem ser as melhores práticas para a otimização do uso de fontes minerais e dos nutrientes usados na agricultura.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Tem interesse em produtos gerados a partir da compostagem de resíduos orgânicos?

 

Abisolo cria campanha para fertilizantes orgânicos compostos

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, desenvolveu uma campanha para falar da importância da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Confira o vídeo abaixo:

 

 

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

 

Tópicos: compostagem de resíduos, fertilizante orgânico composto

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail