contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Resíduos industriais para produzir alimentos segundo pesquisa

Atualizado em 23/12/2016

resíduos de cana-de-açúcar são usados para salgadinhos e cereais


Já pensou em usar resíduos industriais para produzir alimentos? É o que propõe um projeto no qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A parceria visa encontrar uma forma de aproveitar resíduos industriais na produção de alimentos de qualidade e com menor custo.

Na pesquisa são aproveitados os resíduos de cana de açúcar, cevada e maracujá, respectivamente usados na produção de açúcar/álcool, cerveja e suco de maracujá, através de uma tecnologia conhecida como extrusão termoplástica, que usa uma máquina de tratamento térmico que altera as matérias-primas ao combinar calor, umidade e processo mecânico, que dão formas, estruturas e características nutricionais ao produto.

 

Dentro da máquina vai farinha de arroz, preparada separadamente, junto com os resíduos industriais. Como são submetidos a altas temperaturas durante o cozimento, o material é higienizado e moldado em forma de salgadinho, tendo teor de fibra mais alto que os tradicionais salgadinhos e cereais matinais vendidos no supermercado.

 

"Está havendo maior distribuição desses alimentos por um custo menor. Estamos com a intenção de aumentar o valor agregado para quem vende os produtos e dar uma alternativa de uso desse coproduto. É preciso investir cada vez mais em pesquisa para poder viabilizar esses estudos", disse em entrevista o coordenador da pesquisa, o engenheiro agrônomo Carlos Wanderlei Piler de Carvalho.

 

A Embrapa está construindo um laboratório em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, para reunir pesquisadores e técnicos que queiram trabalhar com coprodutos do setor agrícola e com produção na agroindústria. O projeto já envolve parcerias com alunos de doutorado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

 

É interessante pensar que o bagaço de cana e outros restos de alimentos podem ser reaproveitados para gerar novos alimentos, mais saudáveis que os industrializados. A reciclagem, aos poucos, toma frente em todas as áreas, inclusive no segmento alimentício.

 

Leia também:

 

Você comeria algum alimento preparado a partir do reaproveitamento de resíduos da agroindústria? Qual a sua opinião a respeito?

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Com informações da Agência Brasil

Imagem: myhabitat.me

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, resíduos industriais

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail