contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Porque ser sustentável: um olhar para si mesmo

Atualizado em 03/09/2015

Porque ser sustentável: um olhar para si mesmo
Caros leitores, "ser sustentável", atualmente, é o termo mais comum, não é mesmo? Mas já observaram que o discurso é usado mais na retórica pela maioria das pessoas, inclusive, políticos em época de eleições? O discurso “verde”, como diz, já vem sendo ignorado pelas pessoas, porque na prática, a atitude é o que interessa não é verdade? Empresas usam em suas propagandas a expressão “produtos sustentáveis ou verdes” como simples estratégia para atrair o consumidor desavisado.
 
Vamos aqui refletir alguns aspectos nesse universo de “ser sustentável” – Atitude mesmo ou só no blá-blá-blá?
 
 

Marketing e atitude

Você vai simplesmente pela ousadia do marketing, astúcia persuasiva, ou procura conhecer a empresa pelos seus investimentos socioambientais na comunidade? Embora poucos tenham esse hábito, é pertinente conhecer o que a empresa tem feito de benéfico em prol da comunidade onde ela atua. Já pensou nisso? É um momento de você distinguir o “trigo do joio”, pois há empresas marqueteiras pró-forma e aquelas que pensam no meio ambiente com atitudes práticas e investimentos socioambientais.
 
 
Dê preferência a serviços e produtos de empresas que investem no meio ambiente e que usam o “selo verde”. Cultive esse hábito e seja sustentável com ações práticas !
 

Paradigmas e Desafios

Mas você talvez se pergunte: Por que ser sustentável, se as maiorias das pessoas falam e não praticam? O que tenho a ver com isso? O governo que se vire, pois pago impostos e eles que são responsáveis... Quero energia, água e conforto! Que mentalidade retrógrada e pessimista, não? Economizar água se tem muita água no planeta? RECICLAR? Misturo tudo e envio para o lixo comum e não quero nem saber!  Desperdício de alimentos? Sou eu quem pago e o problema é meu, e não preocupo com isso! Já viu pessoas falarem isso? Falta de conhecimento, não acha? Com tanta gente passando fome no mundo, e você desperdiçando comida? Solução?
 

Atitude e foco

Já viu a ONU fazendo campanhas conscientizando sobre a fome nos países pobres? Enquanto uns tem muito e outros muito pouco, já parou e pensou nisso? Você tem o hábito de colaborar e ajudar com campanhas beneficentes? Embora contribua com pouco, sua atitude em minimizar o sofrimento de algumas pessoas, é valiosa sua iniciativa, ok? É uma atitude sustentável social.  Se você economiza água, o benefício é para seu bolso e, sobretudo, ambiental.  É mais notório, que a água é finita e escassa, e, portanto, se você não fizer sua parte em economizar esse recurso sagrado HOJE, seus filhos e netos AMANHÃ, passarão apertos, concorda? Coleta seletiva? Colaboro e pratico? Sabia que os benefícios são socioeconômicos e ambientais? E então... Colabore!
 

Reavalie Conceitos

Os recursos naturais vão cada vez diminuindo com o aumento populacional e a demanda crescente, então, eu, você, somos responsáveis em RACIONAR, porque temos UM PLANETA, não é verdade? Com o excessivo consumo de recursos pela população, seriam necessários no mínimo dois planetas, imagine que absurdo, se temos apenas UM! Portanto, sua atitude de reavaliar conceitos é fundamental nesse momento, concorda? Reutilize o que puder e reflita nisso! Antes de consumir bens veja o que é estritamente necessário ao seu consumo e reduza resíduos no planeta.
 

Reflexão

Você não é uma “ilha”, não é verdade? Será que “uma andorinha faz verão”? Já observou como as formigas trabalham? Não é um excelente exemplo de união e espírito de equipe? Pois bem, “ser sustentável” é uma atitude para todos nós, e uma questão de sobrevivência, pois  o que nossos filhos e netos herdarão? Pense nisso e que ser sustentável é ter atitudes proativas preservando seu meio ambiente onde você estiver: Em casa, no trabalho, e em qualquer lugar. Interessante que a palavra Ecologia significa Estudo (Logia) + Casa (Eco), ou seja, o planeta é seu lar, e “ser sustentável” requer ações como respeito e preservação.
 
Abraço ecológico... sucesso a todos e até o próximo artigo.
 
Este é um artigo colaborativo desenvolvido por Marcos Paixão : marcospaixaolemos@yahoo.com.br
 
CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes
 
 

Tópicos: Desenvolvimento Sustestável, Empresa sustentável, sustentabilidade

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail