contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Construtoras devem realizar o tratamento de lama de perfuração das suas obras

Atualizado em 16/12/2016


tratamento de lama de perfuração das suas obras

Gerada principalmente na construção civil, a lama de perfuração ou lama bentonítica é um efluente constituído basicamente por água e bentonita –  nome genérico da argila composta de mineral silicato hidratado de alumínio - com o objetivo de propiciar a sustentação do solo em escavações de fundações. É um material tixotrópico, que, em repouso, tem consistência gelatinosa com ação anti-infiltrante e, quando agitado, fluidifica. Na construção, ao ser bombeada para dentro de uma cavidade, a lama de perfuração preenche os vazios e adquire rigidez, formando uma espécie de película, impedindo o desmoronamento das paredes da cavidade.

E exatamente por ter uma densidade que se sedimenta rapidamente, pode ser prejudicial ao meio ambiente quando descartada de forma incorreta, principalmente próxima aos cursos d’água. Ela sedimenta, impedimento a oxigenação e, por consequência, prejudicando a fauna e flora do local.

 

Gestão adequada da lama de perfuração

Para que a empresa responsável pela obra esteja dentro da lei, é necessário um gerenciamento correto, que passa pelo condicionamento adequado, transporte apropriado e tratamento eficiente para que sejam eliminados os poluentes do efluente:

 

1. Inicialmente, os resíduos da lama devem ser coletados e transportados para uma estação de tratamento de esgoto.
 
2. O transporte do material exige cuidado e caminhões especiais que disponham de sistemas de vácuo de extrema eficiência.
 
3. A equipe envolvida também precisa estar capacitada sobre como fazer o manuseio, seguindo recomendações das normas vigentes para que evite-se acidentes e contaminações.

 

Fizemos um artigo com mais detalhes que poderá ajudar nessa questão. Acesse aqui.

 

Características do tratamento do efluente

A Estação de Tratamento de Esgoto, que recebe o efluente, deve ter capacidade de absorver o impacto do recebimento da lama bentonítica, uma vez que sua composição tem elevada presença de Sólidos Suspensos Totais (SST), o que dificulta ainda mais o processo, exigindo uma estrutura altamente capacitada e conhecimentos técnicos específicos.

 

Todas essas etapas do processo e sua alta complexidade encarecem o valor do tratamento em relação a outros tipos de efluentes. No entanto, é um preço que as construtoras precisam calcular antecipadamente e agregar aos custos da obra para não serem prejudicadas e ficarem sujeitas às penalidades da lei que, em caso de fiscalização, podem resultar em multas e embargos da construção. Por isso, as construtoras e empresas responsáveis pelas obras devem sempre solicitar o CDF - Certificado de Destinação Final, que garante em casos de auditorias e fiscalizações que o efluente foi destinado e tratado de forma correta.

 

Contrate apenas parceiros qualificados

Para ter a certeza de que o tratamento e o descarte final da lama de perfuração seja feito de maneira adequada e dentro dos preceitos legais, há a necessidade de que sejam contratadas empresas responsáveis e devidamente licenciadas junto aos órgãos ambientais. Essa parceria será parte fundamental para que a construtora seja categorizada como confiável e sustentável.

 

Para esse caso, sugerimos que as construtoras contratem diretamente as empresas de tratamento, sem intermediários, uma vez que a responsabilidade ambiental está totalmente relacionada entre a geração e a destinação final dos resíduos das obras.

 

Se sua empresa se enquadra nesse contexto, a Tera está apta em ajudá-la ao receber a lama geradas pelas obras, além de proporcionar as facilidades que o exclusivo sistema on-line SISREM oferece para o gerenciamento das remessas, obtenção de relatórios e do CDF.

 

CTA - Guia para caracterização e classificação de resíduos

 

Tópicos: tratamento de resíduos off-site, lama bentonítica, lama de perfuração

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail