contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

A adubação orgânica no paisagismo de grandes áreas verdes

Atualizado em 16/12/2016

Adubação orgânica

O tempo seco e a falta de chuva tem sido pauta constante no Estado de São Paulo. O que muita gente não sabe é que as áreas verdes também são responsáveis por diminuir e controlar as ilhas de calor. Pensando nisso, os projetos paisagísticos fazem cada vez mais parte dos planejamentos de concepção de obras e estão a cada dia mais sofisticados, além de terem se tornado mais sustentáveis. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre adubação orgânica em grandes áreas e as vantagens e benefícios dessa técnica. Acompanhe!

 

Adubo orgânico

Há jardins verticais, no teto, jardins internos e até projetos para áreas enormes nas comunidades. Por isso, o mercado acabou por se especializar para seguir essa tendência do paisagismo. O conhecimento hoje é mais amplo e vai da adubação orgânica correta ao tipo de terreno, passando pela época ideal de corte e plantio, regime de regas, nível de umidade e até a intensidade de sol e sombra. Pelas características atuais das estiagens prolongadas, as variedades de espécies precisam ser mais resistentes às pragas e variações climáticas. Precisam, ainda, exigir menor quantidade de água. Para isso, uma das alternativas para manter essas áreas verdes saudáveis é a utilização do adubo orgânico.

 

Produzido a partir da decomposição bioquímica de resíduos orgânicos (restos de vegetais, animais e excrementos), o adubo orgânico ajuda no desenvolvimento das espécies arbóreas e afins, graças à sua riqueza de nutrientes. A técnica de reaproveitamento de resíduos orgânicos é conhecida como compostagem e está sendo aproveitada com eficiência em várias cidades brasileiras. A compostagem é um processo que transforma matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico, melhorando o teor da matéria orgânica presente no solo.

 

Benefícios econômicos e ambientais do adubo orgânico

O adubo orgânico é uma alternativa economicamente positiva e pode ser usada em jardins, canteiros, praças públicas, condomínios, shoppings, escolas, empresas e hotéis, recuperando o solo estéril e evitando sua contaminação e degradação.

 

Por serem oriundos de fonte orgânica, os nutrientes são distribuídos lentamente às plantas, promovendo maior liberação de nutrientes durante o ciclo da cultura, além de serem menos suscetíveis a permeabilidade nos lençóis freáticos. Com isso, há menor perda por lixiviação, e consequentemente, o crescimento rápido e saudável das árvores e plantas.

Além disso, o adubo orgânico retém água com mais facilidade que o adubo químico. Pode ser empregado, por exemplo, no plantio em áreas de reflorestamento, parques e campos esportivos. Essa técnica, representa ainda mais economia e vantagem, uma vez que chega a custar metade do valor quando comparada a outras rotinas de adubação.

 

Compostagem nas cidades

Numa cidade, a compostagem auxilia na qualidade de vida, já que 65% do lixo doméstico produzido é de origem orgânica. Quando encaminhado pra compostagem, o lixo urbano pode ser aproveitado, passando por trituração e mistura com serragem e resíduos de grama e folhas, transformando-se, assim, em adubo orgânico. A coleta seletiva ajuda muito nesse processo, por isso, a comunidade deve ser estimulada a contribuir com essa iniciativa.

 

Vantagens da compostagem

Ambientalmente correta, segura e definitiva, a compostagem contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais e atende à PNRS, promovendo a reciclagem de resíduos com o processo que transforma as características do material destinado para tratamento em um produto rico em nutrientes. A compostagem é uma excelente alternativa para empresas que buscam atender às leis ambientais e promover a economia sustentável.

 

Entendeu como essa escolha pode fazer a diferença para o meio ambiente e para a sociedade? Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário!

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

  

Tópicos: fertilizante orgânico composto, adubo orgânico

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail