Tratamento de efluentes industriais e chorume Recomendações para as indústrias de alimentos, químicas e aterros sanitários

imagem-banner

O processo produtivo das empresas, por si só, gera resíduos que precisam ser tratados e destinados adequadamente para se evitar passivos ambientais que geram graves prejuízos financeiros e de imagem. Nesse contexto, uma das ações imprescindíveis é o tratamento de efluentes nas indústrias e aterros sanitários, o qual deve seguir as diretrizes legais e técnicas, bem como etapas indicadas para que ocorra de forma eficiente e dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira.

Para auxiliar especialmente os segmentos de alimentos, indústria química e aterros sanitários a realizarem esse processo com mais eficiência é que desenvolvemos esse conteúdo, o qual traz dados sobre cada um deles, bem como referências de conteúdos específicos para as áreas. Acompanhe e saiba mais sobre esse importante assunto.

Tratamento de efluentes na indústria de alimentos

Tratamento de efluentes na indústria química

Tratamento de chorume de aterros sanitários

tera-barrinha-separadora-site

Recomendações para o tratamento de efluentes na indústria de alimentos

vector-smart-object-May-11-2021-08-23-07-71-PM

A indústria de alimentos e bebidas é a maior do Brasil, representando 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e fazendo do País o 2° maior exportador de alimentos industrializados do mundo com boa parte de sua produção sendo destinada para mais de 180 nações.

Tamanha abrangência também implica em números consideráveis na geração de resíduos que acompanha o ritmo produtivo devido ao grande volume de atividades do setor, principalmente nas linhas de produção. Por isso, é fundamental que haja a adoção de procedimentos técnicos adequados, os quais tratem e destinem corretamente os resíduos, minimizando os impactos ambientais e respeitando a legislação.

Esse cenário envolve processos como a destinação dos efluentes para estações de tratamento, bem como métodos sustentáveis que contribuam para uma gestão eficiente.

Para orientar as indústrias de alimentos quanto às melhores práticas para lidar com seus resíduos, preparamos uma série de conteúdo orientativos que você acompanha gratuitamente:

Guia

Indústrias Alimentícias Destinação e Tratamento de Resíduos

Artigo

5 itens para analisar ao contratar uma transportadora de resíduos da indústria dealimentos

Artigo

Tratamento de efluentes offsite para indústrias de alimentos: solução em períodos de oscilações na produção

Artigo

Descarte de resíduos: as alternativas corretas para indústrias de alimentos segundo a legislação

Artigo

Como garantir a qualidade e segurança no tratamento de efluentes da indústria de alimentos e bebidas

Artigo

Como o tratamento de resíduos das indústrias alimentícias beneficia o meio ambiente

Guia Dinâmico

Ferramentas e soluções para uma gestão ambiental eficiente

tera-barrinha-separadora-site

Legislação ambiental: conheça as leis para as indústrias alimentícias, químicas e aterros sanitários

Apesar do conceito de tratamento de efluentes já ser difundido entre os diversos segmentos, é comum que gestores de áreas como a alimentícia, química e aterros sanitários, tenham dúvidas sobre leis e normas que regem o assunto no Brasil.

Fato é que, caso estas normas não sejam atendidas, as organizações acabam por realizar métodos e processos inadequados, capazes de gerar passivos ambientais e graves prejuízos, tanto financeiros quanto de reputação. Isso sem contar que o descarte inadequado é um problema que afeta o desenvolvimento urbano, comprometendo a sociedade como um todo.

Nesse contexto, é imprescindível que os gestores conheçam os órgãos brasileiros responsáveis pela normatização e fiscalização, bem como suas respectivas diretrizes para se atuar em conformidade com a legislação ambiental brasileira. No guia “Legislação Ambiental: conheça as leis para indústrias de alimentos, químicas e aterros sanitários” estão as principais informações sobre o assunto.

imagem-tera

Além de se manterem informadas, outra estratégia capaz de otimizar os processos e evitar os riscos de geração de passivos ambientais é contar com o auxílio de parceiros qualificados, os quais auxiliam em todas as etapas a serem realizadas, como coleta, separação, transporte, tratamento, destinação final e reciclagem.

tera-barrinha-separadora-site

Como o tratamento de efluentes industriais e chorume da Tera Ambiental pode ajudar?

img-1

A Tera Ambiental é especializada na valorização de resíduos orgânicos líquidos e sólidos, atuando através de soluções ambientais como o tratamento de efluentes e compostagem termofílica que vai de encontro a um cenário de determinações legais cada vez mais rígidas, bem como no atendimento ao desejo das empresas em consolidar uma reputação positiva no mercado.

Para isso, viabilizamos a destinação de efluentes biológicos via caminhão para tratamento OffSite na ETE Jundiaí, atendendo um portfólio de clientes dos mais diversos setores da economia, os quais não usufruem de um sistema de tratamento próprio ou compatível para o descarte de seus resíduos direto à natureza. Todos os nossos processos baseados no conceito de economia circular, acaba por isentar as empresas de corresponsabilidade.

As etapas comerciais de tratamento, destinação e reciclagem dos resíduos por meio da compostagem contam com o suporte de um time de especialistas, trazendo mais conforto, segurança e praticidade. Além disso, todo o gerenciamento pode ser acompanhado de perto através do SISREM, plataforma exclusiva e digital que relaciona as cargas de efluentes e resíduos sólidos orgânicos recebidos pela Tera Ambiental.

Fale com nossos consultores

Entre em contato com um especialista e saiba como podemos ajudar sua empresa.