Organizações que realizam seus processos produtivos sem gerar impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente são cada vez mais valorizadas. Além de contribuir com o cumprimento da legislação ambiental brasileira, a sustentabilidade empresarial faz uma diferença significativa na decisão de compra de muitos consumidores.
O Opinion Box realizou uma pesquisa em 2019 com mais de 2.000 entrevistados, e 33% deles disseram que se importam muito com as ações sustentáveis de uma marca. Outro dado interessante é que 55% afirmaram dar preferência a negócios reconhecidos pela responsabilidade ambiental.
Esses dados só comprovam como as empresas que buscam e incorporam práticas ambientais sustentáveis geram diferencial competitivo e promovem a satisfação do público, o que se reflete em lucratividade.
Sustentabilidade empresarial e o Triple Bottom Line
Para que uma empresa seja considerada ambientalmente sustentável, deve adotar condutas éticas e processos que visem o seu crescimento, ao mesmo tempo em que não cause danos à natureza. Esses devem ser centrados no Triple Bottom Line, que em tradução livre significa tripé da sustentabilidade empresarial. Cada um dos conceitos devem ser interligados para que a prática realmente ocorra. São eles:
Social
Para que um negócio seja sustentável, deve começar pela responsabilidade social em relação ao público interno e a sociedade. É importante que os colaboradores tenham boas condições de trabalho, o que envolve um clima organizacional positivo e harmonioso, além de remunerações justas, flexibilidade, inclusão, diversidade e benefícios.
Além disso, a empresa deve se preocupar com a comunidade na qual está inserida. Isso pode ser feito de diversas formas, como por meio da valorização da mão de obra local e criação de projetos sociais.
Econômico
A sustentabilidade econômica ainda gera dúvidas e questionamentos em líderes e gestores. Na prática, ser economicamente sustentável engloba diferentes estratégias. O primeiro passo é o cuidado com os ativos, como equipamentos e ferramentas, para minimizar o desperdício de recursos e garantir a continuidade da operação. É preciso também um controle minucioso das finanças, especialmente no que tange orçamentos e investimentos.
Além disso, é fundamental ter responsabilidade fiscal na demonstração de resultados, na gestão de documentos e no pagamento de tributos e declarações à Receita Federal.
Ambiental
O viés ambiental é primordial para que exista a sustentabilidade empresarial. O foco, nesse caso, é implementar práticas produtivas que não agridam o ecossistema, fazendo uso dos recursos naturais de forma consciente.
Para atingir o objetivo, é preciso investir em ações sustentáveis focadas em conceitos como o de economia circular, que visa promover a continuidade dos recursos utilizados. Um exemplo é a reciclagem de efluentes e resíduos sólidos, que consiste na transformação desses materiais que voltam para a natureza ou para a cadeia produtiva.
Outro ponto fundamental é seguir as normas ambientais brasileiras. Entre elas estão:
- Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – 6.938 de 17/01/1981;
- Lei dos Crimes Ambientais – 9.605 de 12/02/1998;
- Lei de Recursos Hídricos – 9.433 de 08/01/1997;
- Novo Código Florestal Brasileiro – 12.651 de 25/05/2012;
- Lei do Parcelamento do Solo Urbano – 6.766 d19/12/1979;
- Lei da Exploração Mineral – 7.805 de 18/07/1989;
- Lei da Ação Civil Pública – 7.347 de 24/07/1985;
- Política Nacional dos Resíduos Sólidos –12.305 de 02/08/2010.
Integrar as bases do Triple Bottom Line para garantir a sustentabilidade empresarial é uma tarefa complexa, que requer muitas vezes mudanças na cultura organizacional, nos processos produtivos e na mentalidade de todos que fazem parte da organização. Porém, quando se alcança a meta, os resultados são promissores.
Principais desafios a serem enfrentados
Toda mudança dentro de uma empresa é desafiadora. Tratando-se da sustentabilidade empresarial, um desafio enfrentado pelos gestores é compreender e inserir as técnicas sustentáveis apropriadas e incorporá-las ao cotidiano do negócio.
Grandes barreiras ainda são encontradas quando a visão da gestão fica limitada sobre a observação das vantagens que o desenvolvimento sustentável pode trazer à própria organização. Nesse aspecto, alguns empecilhos para a completa implementação das ações são:
- preocupação com o aporte inicial para as mudanças, que envolve adequação de equipamentos e máquinas, aquisição de novas matérias-primas e substituição de fornecedores. Ao invés de ser visto como um custo, é preciso ter noção de que se trata de um investimento, já que trará benefícios a longo prazo. Um exemplo simples, é trocar lâmpadas comuns pelas de LED, a organização reduz as despesas com energia elétrica por muitos anos;
- conseguir o apoio dos colaboradores que resistem às mudanças nas condutas e processos diários aos quais estão habituados, muitas vezes por não compreenderem a importância da sustentabilidade empresarial. Nesse aspecto, é importante que os gestores apoiem essa transição, oferecendo suporte e conhecimento por meio de reuniões e treinamentos que expliquem os motivos das mudanças e os impactos positivos da prática diária de ações sustentáveis.
Vantagens da sustentabilidade empresarial
As organizações que adotam um modelo sustentável obtêm benefícios como:
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Ética profissional
A sustentabilidade ambiental está diretamente ligada à ética profissional. Isso porque envolve escolhas conscientes de procedimentos e técnicas que não prejudiquem o meio ambiente.
Há diversas ações que as empresas podem seguir e incentivar em seus colaboradores, como realizar a coleta seletiva regularmente, reduzir a utilização de papel no dia a dia, diminuir a emissão de gases tóxicos, etc. As organizações também devem monitorar o uso de energia, analisando formas de ser mais eficiente, além de considerar alternativas de fontes de energia mais sustentáveis. Outro exemplo, que já se trata de uma ação mais abrangente, é verificar todos os processos da cadeia de produção, identificando os impactos ambientais de cada etapa, e buscar maneiras de melhorias.
Nesse caso, as organizações podem, por exemplo, investir em soluções inovadoras que minimizem ou eliminem os passivos ambientais, como é o caso da reciclagem do lodo para se transformar em fertilizante. Ao investirem na estratégia, as companhias contribuem diretamente com a preservação da natureza.
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Promove boas práticas de cidadania
Quando uma organização se preocupa com o seu entorno, automaticamente está criando boas práticas de cidadania. Por meio do desenvolvimento de projetos e programas sociais, pode proporcionar educação, saúde, lazer, conscientização e diversas outras ações relevantes para o desenvolvimento da sociedade.
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Imagem positiva no mercado
É cada vez mais comum encontrar marcas que investem em processos produtivos sustentáveis e que, por esse motivo, conquistam consumidores e despertam a atenção do mercado.
Alguns exemplos de ações são as embalagens recicláveis, as matérias-primas extraídas de forma consciente, quando possível evitar a utilização de testagem em animais, práticas que vão de encontro a economia circular, entre outros. Fato é que muitos consumidores priorizam esse tipo de ação, o que gera diferencial competitivo.
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Satisfação de colaboradores
Trabalhar em uma empresa que realiza práticas sustentáveis é motivo de satisfação e orgulho para muitos colaboradores, que sentem-se motivados a agir em prol dos propósitos estabelecidos. Como se sabe, motivação gera maior produtividade. Essa, por sua vez, impulsiona os bons resultados.
Ferramentas que auxiliam os negócios que buscam a sustentabilidade
Para mensurar dados, resultados de estratégias, metas de reciclagem e outros indicadores relacionados à sustentabilidade empresarial, os negócios podem contar com diferentes ferramentas. Entre elas:
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Índice de Sustentabilidade Empresarial
O ISE tem o objetivo de fazer análises comparativas sobre a performance dos empreendimentos listados na B3, Bolsa de valores oficial do Brasil. Ele valoriza a sustentabilidade corporativa e se baseia no equilíbrio ambiental, na eficiência econômica, na justiça social e na governança corporativa. Com a análise, o índice também classifica e amplia as informações acerca das empresas comprometidas com os princípios citados, diferenciando-as no que diz respeito à qualidade, equidade, transparência e prestação de contas, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável e natureza do produto.
Este conhecimento levantado sobre as organizações leva em conta, ainda, seu desempenho em relação às dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas. Neste contexto, o ISE tem como missão estimular as empresas a adotarem melhores práticas de sustentabilidade corporativa e apoiar os investidores na sua escolha por priorizar os investimentos socialmente responsáveis.
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Rotas de Reciclagem
Este site pode ser usado por negócios e pessoas físicas. Nele há um mapa, em que a partir da localização, é possível encontrar os pontos de reciclagem no perímetro. Assim, as indústria podem destinar corretamente os resíduos e possíveis materiais que seriam descartados e são passíveis de reciclagem.
A adoção de práticas sustentáveis nas empresas vão muito além da construção de uma imagem de responsabilidade ambiental positiva para as corporações atualmente. Além dos claros benefícios para o ecossistema, esta postura tem muitos outros impactos que só tendem a agregar às organizações.