contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Consciência e investimento: as palavras da vez para a conservação hídrica

Atualizado em 23/12/2016

Consciência e investimento, as novas palavras para a conservação hídrica no Brasil
Neste domingo, 22 de março, comemorou-se o 23º dia mundial da água, criado principalmente para mostrar a importância de sua conservação hídrica e preservação para o planeta.
 

São Paulo

A capital paulista passa por uma crise hídrica nessa data pela segunda vez consecutiva, o que nos faz refletir sobre a consciência da população e pelos poucos incentivos de investimentos na área. O problema já vem acontecendo a algum tempo, mas foi no ano passado o que o nível do Sistema Cantareira (responsável por abastecer cerca de 6,2 milhões de pessoas), atingiu seu índice mais baixo, desde sua criação em 1974 chegando a 14,6%, e o alerta de falta de água está longe de acabar.
 
Com os acontecimentos atuais, muitos paulistanos começaram a descrer das atitudes do governo o que gerou a mobilização de ONGs e iniciativas para a construção de mini cisternas para a reutilização de água da chuva.
 
"Se as pessoas acreditam que não é possível contar com o governo, isso cria um sentimento de urgência que faz a sociedade civil agir por conta própria, usando suas habilidades em prol desta causa", Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas da USP, em aula sobre a crise hídrica realizada no fim de fevereiro no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

 

Brasil

 
No Brasil, apesar de possuir cerca de 13% de toda água potável do planeta, a realidade é diferente. Atualmente diversas cidades estão passando por suas piores crises hídricas da história, pincipalmente São Paulo e Recife. Ontem, o dia mundial da água, em Recife, iniciou-se com as torneiras vazias em cidades das localidades da capital e cidades vizinhas, além disso o maior reservatório do nordeste (Lago do Sobradinho) está com apenas 17% do seu volume.
 
Uma pesquisa inédita feita pela ONG ambientalista SOS Mata Atlântica mostra que pouco se tem feito para preservar este recurso valioso em sua origem: os rios, córregos e lagos do país.
 

levantamento, divulgado no dia 18/03, mediu a qualidade da água em 301 pontos de coleta em sete estados brasileiros e constatou que 23,3% apresentam uma qualidade ruim ou péssima.

 

Mundo

Poucos dias antes da comemoração do Dia Mundial da Água, a ONU anunciou que a população necessitará de 40% a mais de água até o ano de 2030, isso devido as altas porcentagens de água utilizadas nas indústrias, na produção de energia elétrica e na precariedade das condições sanitárias no mundo. Vale ressaltar que 700 milhões de pessoas no mundo não possuem acesso a água potável.
 
Gráfico ONU - Demandas 2030
 
Em 2015, o tema escolhido pela UN-Water, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento foi o “Água e desenvolvimento Sustentável” esse tema se baseia principalmente na conservação da água integrando todas as áreas de relevância que utilizam esse bem natural, como saúde, natureza, urbanização, indústria, energia, comida e igualdade.
 
“Para eliminar os múltiplos problemas relacionados à água, devemos trabalhar com um espírito de cooperação urgente, com mente aberta às novas ideias à inovação, e dispostos a compartilhar as soluções que todos necessitamos para um futuro sustentável”, diz Ban Ki-moon, secretário geral da ONU, sobre a 23º data.
 
No dia 26 de fevereiro na 51º Reunião, foi decidido pelos Governadores do Conselho Mundial da Água definiram que em 2018 será realizado no Brasil o 8º Fórum Mundial da Água. A reunião discutiu principalmente sobre à segurança hídrica, água e energia e segurança alimentar. Para a escolha do nosso país para sediar o fórum, houve uma votação, onde o Brasil ganhou com 23 votos.
 
O que resta a população mundial e brasileira a fazer é mostrar sua conscientização e responsabilidade na prática e a exigência de que novos investimentos, tanto da iniciativa pública quanto privada, sejam realizados para a melhoria continua da saúde e bem estar da população, conservação/preservação da natureza e principalmente no pensamento em nossas presentes e futuras gerações.
CTA - Guia para caracterização e classificação de resíduos
Por Jéssica Amaral - Estagiária da Tera Ambiental

Tópicos: consciência ambiental, Dia Mundial da Água, conservação hídrica

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail