Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Conheça as vantagens do armazenamento correto dos resíduos industriais

Publicado em 03-06-2015 10:00

Conheça as vantagens do armazenamento correto dos resíduos indústriais

Já parou para pensar na quantidade de resíduos que são produzidos pelas empresas e indústrias todos os dias? Pois bem, não é só a quantidade gerada que é um fator importante, mas também a forma como são armazenados deve ganhar atenção. Entenda como o armazenamento correto de resíduos industriais pode ser favorável para a empresa e ter um impacto positivo nas operações.

 

Por que armazenar os resíduos industriais?

Vivemos em uma época na qual sempre aparecem novos produtos no mercado, ou seja, crescente geração de resíduos com diferentes componentes e, consequentemente, possíveis novos contaminantes, que podem causar impactos ambientais e problemas relacionados à saúde pública.


O armazenamento correto dos resíduos traz soluções importantes para essas questões socioambientais, ganhos econômicos para as empresas, além de facilitar as operações dentro das mesmas. Portanto, por incentivo de leis e pela própria conscientização, essa prática deve fazer parte das prioridades das organizações.

 

Qual o tipo de resíduo deve ser armazenado?

De acordo com ABNT NBR 11.174, resumidamente, resíduo é: todo resto ou sobra que se apresenta em qualquer estado físico, a não ser o gasoso, e não pode ser tratado de maneira convencional, não é mais desejado, sendo assim, considerado descartável.


Cada indústria gera diferentes tipos de resíduos que variam de acordo com a matéria-prima e  substâncias utilizadas no seu processo. Para o tratamento, deve ser feita, anteriormente, a classificação dos resíduos, análise dos tipos de contaminantes e os riscos que esses causam ao meio ambiente.


Conhecendo essa classificação, e caso ele não possa ser tratado de forma convencional dentro da organização, o resíduo deve ser direcionado para empresas especializadas em tratamento de resíduos, sendo necessário realizar o correto armazenamento para isso.


Conhecer o tipo de resíduo é muito importante durante o armazenamento e o transporte, pois:

  • Garante o local apropriado para ser armazenado;

  • Garante a escolha certa do recipiente para acondicionamento, permitindo que o resíduo seja compatível (ou seja, que não corroa ou danifique o recipiente) e ainda permite que associem aquela embalagem ao determinado resíduo;

  • Dá mais segurança, pois permite alertar os colaboradores responsáveis pelo transporte, dos perigos associados àquele resíduo;

  • Permite analisar as propriedades dos resíduos, como corrosividade e inflamabilidade, por exemplo, e ver se uma carga é compatível com outra.

São várias as normas aplicadas ao processo e tudo dependerá do tipo de resíduo que a sua empresa produz. Atualmente vigentes, a ABNT NBR 11.174 é seguida para armazenamento de resíduos classes II — não inertes e III — inertes, a NBR 12235/92 trata sobre procedimentos para o armazenamento de resíduos sólidos perigosos e NBR 13221/07 para transportes terrestres de resíduos.

 

Vantagens do armazenamento dos resíduos industriais

As vantagens do armazenamento correto de resíduos englobam desde a otimização operacional que envolvem a geração até ganhos econômicos e institucionais para as empresa. Confira alguns benefícios:

  • Segurança durante a manipulação;

  • Atende à legislação ambiental;

  • Diminui chances de autuações e/ou multas;

  • Agiliza o processo de coleta dentro do estabelecimento;

  • Reduz de custos com o transporte, permitindo coletas em quantidades maiores;

  • Reduz custos na produção, propondo os 3Rs: redução, reutilização e reciclagem.

  • Reduz o desperdício, já que muitos produtos são reaproveitados.

Considerando todas essas informações, podemos perceber que as empresas precisam criar um plano que permita não só o seu crescimento, mas também que não comprometa o meio ambiente e a saúde pública, visando uma organização mais sustentável.


Quer aprender mais a respeito de assuntos como esse? Curta nossa página no facebook, siga acompanhando nosso blog e fique sempre bem informado! Ainda tem dúvidas sobre o armazenamento correto de resíduos? Entre em contato conosco!

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: Gestão de Resíduos, resíduos industriais, armazenamento de resíduos

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados