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Como divulgar as ações de sustentabilidade empresarial?

Publicado em 01-07-2020 14:00

Sustentabilidade-empresarial

 

A sustentabilidade empresarial é um conceito cada vez mais difundido entre as organizações. Isso se dá por diversos motivos, como a responsabilidade ambiental, a legislação brasileira, a necessidade de minimizar desperdícios e o novo perfil do consumidor. Inclusive, oferecer uma boa experiência aos clientes com uma conduta de preservação do meio ambiente é uma estratégia que traz diferencial competitivo no mercado atual. 

 

Prova disso é uma pesquisa da Fiep, publicada em 2019, que aponta que 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis. Mas como fazer com que os clientes conheçam as ações que são realizadas por uma empresa? 

 

Por meio do marketing verde, que tem o objetivo de diferenciar marcas e seus processos com um posicionamento de consciência ecológica ou eco-friendly. 

 

Ecomarketing aplicado na prática

 

Para implementar a sustentabilidade empresarial nos processos diários, são necessários diversos esforços, que incluem mudanças na cultura organizacional e implementação de métodos e ferramentas que facilitem as novas condutas a serem adotadas. 

 

A partir do momento em que uma organização se encontra estruturada internamente e começa a promover ações sustentáveis é que o marketing verde pode ser colocado em prática. 

 

Há inúmeras estratégias que podem promover percepções positivas sobre um negócio. Adotar  atos simples internamente pode fazer a diferença, como aplicar os 5 R’s da sustentabilidade: 

  • Repensar (os hábitos), 
  • Recusar (produtos que geram impactos), 
  • Reduzir (o consumo), 
  • Reutilizar (os materiais), e 
  • Reciclar (o lixo). 

Para que dê certo, é fundamental conscientizar os colaboradores, com campanhas que disseminem essa ideologia, mostrando que pequenos gestos diários podem minimizar os impactos no ambiente, principalmente quando realizados em coletivo. Além disso, envolver fornecedores e clientes nessa campanha de conscientização também é fundamental, pois fica-se inteligível a intenção da empresa em contribuir com a preservação ambiental.

 

Para ficar mais claro e servir como inspiração, listamos alguns exemplos de marcas que adotaram uma postura eco-friendly. Confira: 

Natura

A Natura é considerada a pioneira em marketing verde no Brasil. A companhia se destaca em diversas condutas, como as embalagens recicláveis, as matérias-primas vegetais extraídas sem prejudicar o meio ambiente, as fórmulas biodegradáveis que se decompõem em até 28 dias e o programa de certificação de ativos. Esse consiste na busca de fornecedores que possuam certificação ambiental com o objetivo de gerar um "efeito cascata" de sustentabilidade empresarial. 

 

Essas e outras ações empregadas em seus processos têm impulsionado um crescimento significativo da Natura ao longo dos últimos anos. Para se ter uma ideia, o lucro reportado pela empresa no segundo trimestre de 2019 foi 109,4% maior do que o divulgado em  2018. A porcentagem equivale a um montante de R$66,6 milhões. E mesmo que esse montante obtido tenha seus principais méritos na qualidade de seus produtos, é inegável o impacto positivo que uma postura sustentável fez para a marca para aumentar a oferta e abertura de seus produtos no mercado.  

 

Duratex

A Duratex, fabricante de painéis de madeira e de louças e metais sanitários da marca Deca, é um outro exemplo de sucesso com o auxílio do marketing verde. No quarto trimestre de 2018, a organização fechou o lucro líquido recorrente em R$271,2 milhões, um número 50% maior que 2017.

 

Entre as principais ações da Duratex está a Plataforma da Sustentabilidade, que reúne as principais atividades envolvendo colaboradores, acionistas, fornecedores e sociedade. O objetivo é mostrar a qualquer interessado todas as condutas e práticas realizadas em prol da preservação do meio ambiente. 

 

A empresa também mantém, desde 2012, um programa denominado GFD (Gestão de Fornecedores Duratex), que é um processo estruturado de gestão que avalia sua cadeia de suprimentos a partir de critérios éticos, socioambientais e de qualidade, a fim de que haja sinergia dos fornecedores com as práticas e propósito da companhia, avaliando e premiando seus melhores parceiros. Em 2017 a Tera Ambiental concorreu com mais de 50 empresas, e foi a vencedora da categoria Serviços Pesados - Pequena e Média Empresa.

 

Coca Cola - FEMSA

A FEMSA é a  maior franquia engarrafadora da The Coca-Cola Company em todo mundo em volume de vendas. Produzindo e distribuindo bebidas registradas na Companhia, a empresa oferece um amplo portfólio de 131 marcas, e já chega perto de 290 milhões de consumidores diariamente. 

 

Em sua estratégia de sustentabilidade, a organização tem a missão de ser reconhecida como um bom vizinho, com foco na preservação do meio ambiente e geração de valor econômico e social. Além dos relatórios anuais, a empresa também já promoveu eventos denominados “Rede de Parceiros Sustentáveis” em que o objetivo é prever o apoio no desenvolvimento de seus fornecedores do ponto de vista de responsabilidade social e corporativa.

 

Importância dos relatórios e índices para a sustentabilidade empresarial

 

Para que as organizações divulguem suas ações e, assim, otimizem os resultados por meio do marketing verde, um dos recursos que podem ser adotados são os relatórios e índices. Esses documentos têm a finalidade de prestar contas ao público sobre a responsabilidade ambiental. 

 

Os denominados Relatórios Integrados devem registrar os fatos de maior destaque durante o ano, assim como os avanços e conquistas relacionadas a governança corporativa, estratégia, desempenho, ética, transparência e responsabilidade social  em cada período.

 

Como uma evolução do antigo Relatório Anual, o Relatório Integrado representa um avanço na comunicação com os stakeholders ao apresentar, de forma transparente e resumida, todas as informações que as organizações consideram pertinentes. Tudo isso leva à geração de valor, ao diferencial competitivo e à conquista de todos os públicos importantes para uma empresa.

 

Para divulgar os resultados e indicadores é importante adequar as informações aos canais, meios e formatos de cada negócio. Além disso, é importante fazer a publicação dos relatórios nos canais de relacionamento da empresa, como sites, blogs e redes sociais. Os resultados são  visibilidade, credibilidade e maior lucratividade. 

 

Enfim, com base nos argumentos citados nesse artigo, não há dúvida alguma que realizar projetos de ações sustentáveis não só vai diminuir o impacto que a empresa gera ao meio ambiente, como também vai agregar valor para a imagem da empresa. A consciência ecológica vai além de um pensamento, trata-se de um comportamento que precisa ser colocado em prática o quanto antes pelas organizações, e, certamente, essa atitude proporcionará grandes resultados para o negócio.

 

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Tópicos: Ecomarketing, Marketing verde

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