A sustentabilidade empresarial é um conceito cada vez mais difundido entre as organizações. Isso se dá por diversos motivos, como a responsabilidade ambiental, a legislação brasileira, a necessidade de minimizar desperdícios e o novo perfil do consumidor. Inclusive, oferecer uma boa experiência aos clientes com uma conduta de preservação do meio ambiente é uma estratégia que traz diferencial competitivo no mercado atual.
Prova disso é uma pesquisa da Fiep, publicada em 2019, que aponta que 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis. Mas como fazer com que os clientes conheçam as ações que são realizadas por uma empresa?
Por meio do marketing verde, que tem o objetivo de diferenciar marcas e seus processos com um posicionamento de consciência ecológica ou eco-friendly.
Ecomarketing aplicado na prática
Para implementar a sustentabilidade empresarial nos processos diários, são necessários diversos esforços, que incluem mudanças na cultura organizacional e implementação de métodos e ferramentas que facilitem as novas condutas a serem adotadas.
A partir do momento em que uma organização se encontra estruturada internamente e começa a promover ações sustentáveis é que o marketing verde pode ser colocado em prática.
Há inúmeras estratégias que podem promover percepções positivas sobre um negócio. Adotar atos simples internamente pode fazer a diferença, como aplicar os 5 R’s da sustentabilidade:
- Repensar (os hábitos),
- Recusar (produtos que geram impactos),
- Reduzir (o consumo),
- Reutilizar (os materiais), e
- Reciclar (o lixo).
Para que dê certo, é fundamental conscientizar os colaboradores, com campanhas que disseminem essa ideologia, mostrando que pequenos gestos diários podem minimizar os impactos no ambiente, principalmente quando realizados em coletivo. Além disso, envolver fornecedores e clientes nessa campanha de conscientização também é fundamental, pois fica-se inteligível a intenção da empresa em contribuir com a preservação ambiental.
Para ficar mais claro e servir como inspiração, listamos alguns exemplos de marcas que adotaram uma postura eco-friendly. Confira:
Natura
A Natura é considerada a pioneira em marketing verde no Brasil. A companhia se destaca em diversas condutas, como as embalagens recicláveis, as matérias-primas vegetais extraídas sem prejudicar o meio ambiente, as fórmulas biodegradáveis que se decompõem em até 28 dias e o programa de certificação de ativos. Esse consiste na busca de fornecedores que possuam certificação ambiental com o objetivo de gerar um "efeito cascata" de sustentabilidade empresarial.
Essas e outras ações empregadas em seus processos têm impulsionado um crescimento significativo da Natura ao longo dos últimos anos. Para se ter uma ideia, o lucro reportado pela empresa no segundo trimestre de 2019 foi 109,4% maior do que o divulgado em 2018. A porcentagem equivale a um montante de R$66,6 milhões. E mesmo que esse montante obtido tenha seus principais méritos na qualidade de seus produtos, é inegável o impacto positivo que uma postura sustentável fez para a marca para aumentar a oferta e abertura de seus produtos no mercado.
Duratex
A Duratex, fabricante de painéis de madeira e de louças e metais sanitários da marca Deca, é um outro exemplo de sucesso com o auxílio do marketing verde. No quarto trimestre de 2018, a organização fechou o lucro líquido recorrente em R$271,2 milhões, um número 50% maior que 2017.
Entre as principais ações da Duratex está a Plataforma da Sustentabilidade, que reúne as principais atividades envolvendo colaboradores, acionistas, fornecedores e sociedade. O objetivo é mostrar a qualquer interessado todas as condutas e práticas realizadas em prol da preservação do meio ambiente.
A empresa também mantém, desde 2012, um programa denominado GFD (Gestão de Fornecedores Duratex), que é um processo estruturado de gestão que avalia sua cadeia de suprimentos a partir de critérios éticos, socioambientais e de qualidade, a fim de que haja sinergia dos fornecedores com as práticas e propósito da companhia, avaliando e premiando seus melhores parceiros. Em 2017 a Tera Ambiental concorreu com mais de 50 empresas, e foi a vencedora da categoria Serviços Pesados - Pequena e Média Empresa.
Coca Cola - FEMSA
A FEMSA é a maior franquia engarrafadora da The Coca-Cola Company em todo mundo em volume de vendas. Produzindo e distribuindo bebidas registradas na Companhia, a empresa oferece um amplo portfólio de 131 marcas, e já chega perto de 290 milhões de consumidores diariamente.
Em sua estratégia de sustentabilidade, a organização tem a missão de ser reconhecida como um bom vizinho, com foco na preservação do meio ambiente e geração de valor econômico e social. Além dos relatórios anuais, a empresa também já promoveu eventos denominados “Rede de Parceiros Sustentáveis” em que o objetivo é prever o apoio no desenvolvimento de seus fornecedores do ponto de vista de responsabilidade social e corporativa.
Importância dos relatórios e índices para a sustentabilidade empresarial
Para que as organizações divulguem suas ações e, assim, otimizem os resultados por meio do marketing verde, um dos recursos que podem ser adotados são os relatórios e índices. Esses documentos têm a finalidade de prestar contas ao público sobre a responsabilidade ambiental.
Os denominados Relatórios Integrados devem registrar os fatos de maior destaque durante o ano, assim como os avanços e conquistas relacionadas a governança corporativa, estratégia, desempenho, ética, transparência e responsabilidade social em cada período.
Como uma evolução do antigo Relatório Anual, o Relatório Integrado representa um avanço na comunicação com os stakeholders ao apresentar, de forma transparente e resumida, todas as informações que as organizações consideram pertinentes. Tudo isso leva à geração de valor, ao diferencial competitivo e à conquista de todos os públicos importantes para uma empresa.
Para divulgar os resultados e indicadores é importante adequar as informações aos canais, meios e formatos de cada negócio. Além disso, é importante fazer a publicação dos relatórios nos canais de relacionamento da empresa, como sites, blogs e redes sociais. Os resultados são visibilidade, credibilidade e maior lucratividade.
Enfim, com base nos argumentos citados nesse artigo, não há dúvida alguma que realizar projetos de ações sustentáveis não só vai diminuir o impacto que a empresa gera ao meio ambiente, como também vai agregar valor para a imagem da empresa. A consciência ecológica vai além de um pensamento, trata-se de um comportamento que precisa ser colocado em prática o quanto antes pelas organizações, e, certamente, essa atitude proporcionará grandes resultados para o negócio.