contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Como a norma ISO 14001 ajuda a gerenciar os riscos ambientais na sua empresa?

Atualizado em 27/05/2020

shutterstock_1489833155

Sustentabilidade e responsabilidade social são preocupações cada vez mais comuns entre as organizações. Além da preservação ambiental, as empresas visam estar em conformidade com a legislação brasileira, reduzir custos, minimizar o desperdício de recursos e conquistar clientes por meio do denominado Marketing Verde. Nesse cenário, a implementação da ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), se tornou fundamental para um crescimento consciente, equilibrado e ambientalmente correto.

 

A NBR ISO 14001 faz parte da família das normas 14000. Relançada em 2015, tem o objetivo de criar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que possibilite que as companhias atendam as próprias necessidades  socioeconômicas em equilíbrio com a proteção ambiental. Da mesma forma que o SGA ajuda as empresas a identificar e gerenciar os riscos ambientais inerentes ao setor, esse sistema também fomenta a cultura de auditorias periódicas de modo que haja sempre uma visão panorâmica da organização, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria. A norma também aborda a necessidade de uma gestão estratégica ampla, valorizando as ações de avaliação proativa dos riscos e, posteriormente, o desenvolvimento de procedimentos preventivos e corretivos quando se fizer necessário.

 

De que forma a ISO 14001 é implementada?

 

Para implementar o SGA e obter a certificação ISO 14001, as empresas devem realizar algumas etapas para se adequarem às diretrizes da norma internacional. O primeiro passo, nesse caso, é contar com o auxílio de um especialista que auxilie na identificação de aspectos e impactos ambientais, legislação aplicável, processos organizacionais e definição da Política Ambiental.

Na sequência, a organização deve realizar as seguintes ações:

  • Planejamento: nessa etapa se estabelece os objetivos do projeto e os principais pontos de ação, incluindo as definições de ações ambientais, levantamento de requisitos legais, e objetivos e metas do programa;

  • Implementação dos requisitos: via de regra isso é feito com o apoio de uma consultoria que garanta um processo rápido e eficiente. Além disso, são desenvolvidos manuais e procedimentos que auxiliam a empresa a manter as novas rotinas;

  • Treinamento: os novos processos organizacionais precisam ser de conhecimento de todos os setores, incluindo a alta direção, para que estejam conscientes sobre as condutas a serem realizadas dali por diante;

  • Auditoria interna: após a conclusão da implementação, é preciso fazer uma auditoria para conferir todos os requisitos. Essa deve assegurar que a operação da companhia respeite a norma e as demais diretrizes necessárias à sua sobrevivência;

  • Auditoria externa para certificação: antes de passar por essa etapa, é possível optar por uma pré-auditoria onde eventuais não-conformidades são detectadas e corrigidas antes do auditor da certificadora independente fazer sua avaliação oficial. Estando todos os parâmetros em conformidade com a ISO 14001 e a documentação em dia, é concedida a certificação.

Para que seja considerado um negócio verde, é preciso percorrer etapas que demandam esforços e investimentos, já que isso depende do comprometimento de todos os colaboradores para a melhoria efetiva dos processos e prevenção de riscos. Entretanto, ao obter a certificação, as empresas geram diferencial competitivo em vários sentidos. 

 

Benefícios de adotar o Sistema de Gestão Ambiental

 

A adoção da norma pode beneficiar amplamente as empresas. Para começar, esse é um pré-requisito exigido para o fechamento de muitos contratos, principalmente quando se trata de indústrias e prestadoras de serviços. 

 

Também é possível citar a redução de riscos de acidentes ambientais e a melhoria significativa na administração dos recursos energéticos, materiais e humanos, o que tem um impacto direto nas contas de luz e água. Isso sem contar a otimização da reputação junto à sociedade, o que inclui fornecedores, clientes, stakeholders e autoridades.

 

Outro ponto positivo é a possibilidade de conquistar financiamentos governamentais e bancários, bem como programas de investimento, o que aumenta consideravelmente o bom histórico ambiental das empresas. 

 

Em um mundo que caminha cada vez mais em direção à sustentabilidade, certamente vale a pena estruturar e manter um sistema de gestão que se adeque a ISO 14001. A ação contribui diretamente com a preservação ambiental, o uso eficiente dos recursos naturais, a segurança dos envolvidos e melhores resultados para as organizações como um todo. 

 

Buscando a melhoria contínua e a proteção do meio ambiente, a Tera Ambiental e a Companhia Saneamento de Jundiaí adotam um sistema de gestão ambiental junto a outras ações operacionais que visam atender à legislação ambiental, controlar os aspectos e impactos ambientais e reduzir a poluição. Entenda em nosso vídeo:

 

 

New Call-to-action

Tópicos: sistema de gestao ambiental, Gestão ambiental

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail