contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Sustentabilidade ambiental faz parte da gestão de marcas globais

Atualizado em 13/12/2016

Sustentabilidade Ambiental

Já falamos em alguns artigos como Empresas trabalham com metas de reciclagemEmpresas estão mais preocupadas com descarte correto de resíduos sólidos sobre a preocupação que as empresas começam a ter com a sustentabilidade ambiental. Isso já é realidade em gigantes como Coca-Cola, Nestlé, Procter&Gamble, Unilever, Walmart, McDonald's, Nike, IBM, Google, Siemens ou General Electric, mas pequenas e médias empresas podem se beneficiar também. Basta se inspirar nesses modelos.

Cada uma dessas empresas lançou, nos últimos cinco ou dez anos, programas que visam a sustentabilidade ambiental, para reduzir o consumo de energia, as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de água. Isso mostra que mais do que o discurso pregado pelo marketing verde, as gigantes estão preocupadas com o meio ambiente.

 

Talvez um dos motivos seja a percepção de que os clientes estão mais conscientes e exigindo produtos com ciclo de produção sustentável, como mostramos no artigo Consumidor valoriza empresa sustentável. Mas segundo especialistas Peter Dauvergne e Jane Lister, autores do livro Eco-Business: A Big-Brand Takeover of Sustainability, o motivo é que, no mundo atual, as indústrias não são as fabricantes de todos os itens necessários para a produção de seus produtos. A Coca-Cola, por exemplo, é a maior compradora mundial de alumínio e açúcar, a segunda maior de vidro, a terceira de produtos cítricos e a quinta de café. Ou seja, é de seu interesse organizar o fornecimento desses produtos e estimular a sua reciclagem.

 

É indispensável que haja melhor uso da água, da energia, a redução do lixo e de emissões de poluentes dos milhares de fornecedores da indústria. Veja o caso da Walmart que tem mais de 100 mil fornecedores, dos quais 20 mil estão só na China. É por isso que os impactos das decisões dessas grandes marcas refletem de maneira mais rápida nos fornecedores do que decisões governamentais.

 

Outra mudança positiva reflete-se na adesão à logística reversa, estipulada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei não determina claramente qual a responsabilidade de produtores, importadores, distribuidores e comerciantes sobre o destino das embalagens dos produtos consumidos, mas a Coca-Cola e a Nestlé Waters, por exemplo, aderiram ao princípio da responsabilidade ampliada do produtor, que na prática exige um sistema de coleta financiado por fabricantes e importadores, pois tem como princípio que todos são responsáveis pelas embalagens.

 

Mas por que mesmo com tanto investimento em sustentabilidade a destruição ambiental continua? Segundo os autores, é porque as empresas continuam lançando cada vez mais produtos e estimulando o consumo, veja o mercado de automóveis: os carros são mais eficientes e consomem menos, mas as ruas nunca estiveram tão cheias.

 

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial publicou, lançado pouco antes da Rio + 20, é urgente repensar o crescimento econômico e o consumo em geral. O documento sugere estimular o uso compartilhado dos bens e recuperar os espaços urbanos para a convivência social.

Quer aprofundar-se no assunto? Temos outros artigos que abordam a sustentabilidade no mundo corporativo:

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: Sustentabilidade Ambiental, Metas de Reciclagem, Marcas Globais

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail