contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

ISO 17025: a importância de trabalhar com laboratórios certificados

Atualizado em 19/03/2020

laboratório certificado ISO 17025

Foi adiada para o dia 13 de maio de 2014 a exigência de acreditação nos parâmetros determinados pela Norma ISO 17025 do Inmetro para as atividades de amostragem. Publicada em novembro de 2012, a Resolução SMA 90 prevê que apenas laboratórios certificados façam a coleta e amostragem do resíduo para análise, uma exigência do processo ambiental para conseguir o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri). (Se quiser saber mais a respeito do documento, baixe o Guia rápido para emissão do Cadri.)

Contudo, são poucos laboratórios no Brasil certificados pela Norma ISO 17025, o que sobrecarregou o atendimento e levou o governo a adiar a exigência. Mas é bom que você já saiba o que a lei exige e que já deve dar preferência por laboratórios acreditados. Nós da Tera Ambiental trabalhamos em parceria com a Nova Opersan para análises de efluentes.

A SMA 90 exige que, além de análise realizada em laboratório certificado pela Norma ISO 17025, a coleta também seja, por isso seu escopo deve ser “coleta e amostragem”. Antes era permitido que a amostra fosse coletada pelo cliente e entregue no laboratório, mas com a SMA 90 isso também não será mais permitido. A coleta deve ser realizada pelo técnico do laboratório, de acordo com os parâmetros da Norma ISO 17025.

ISO 17025O que é a ISO 17025?

A ISO 17025 é aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio e sua acreditação é concedida para um escopo, de acordo com os serviços oferecidos e a capacidade de medição. O certificado comprova que o laboratório executa suas atividades com precisão, com resultados de alta qualidade.

Antes de uma empresa ser acreditada pela ISO 17025, ela passa por várias auditorias. A análise criteriosa garante que os laboratórios certificados tenham um padrão internacional, com resultados de ensaios aceitos em outros países, uma vez que o Inmetro tem acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA).

A ISO 17025 também estabelece uma relação mais clara com a norma ISO 9001, que sozinha, não demonstra a competência da empresa em produzir resultados precisos.

 

Cliente ganha com qualidade

 

Ao trabalhar com laboratórios certificados pela ISO 17025, o cliente tem a certeza de que o laboratório é adequado para o controle e análise das amostras, tudo dentro de padrões ambientais e de segurança. Os técnicos são treinados para coletar e analisar as amostras de resíduos dentro dos parâmetros da norma, com qualificação constante. Além disso, são feitas auditorias e melhorias do processo, dando segurança e tranquilidade ao cliente.

Você tem dúvidas ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário ou entre em contato com nossos consultores.

 

Como a Companhia de Saneamento de Jundiaí se destaca quando o assunto é ISO 17025?

 

Através de rigorosos procedimentos como o monitoramento dos esgotos recebidos para tratamento, seja via rede coletora ou através da modalidade offsite, o laboratório da Companhia Saneamento de Jundiaí garante a padronização dos ensaios e o uso de equipamentos calibrados, gerando resultados seguros e confiáveis.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: cadri, ISO 17025, SMA 90, tratamento de resíduos

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail