contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Serra do Japi - reserva hídrica de Jundiaí e região

Atualizado em 08/12/2016

 

Serra do Japi reserva hídrica
A Serra do Japi é uma cadeia montanhosa localizada no sudeste do estado de São Paulo com 354 km² de área, cujo ponto culminante atinge 1.250 metros de altitude, faz divisa com quatro municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva. A região é um raro remanescente da Mata Atlântica. Sua biodiversidade, que apresenta um grande número de espécies, está diretamente relacionada a sua localização, região ecotonal, ou seja, uma região de encontro de dois tipos de florestas: a Mata Atlântica característica da Serra do Mar e a Mata Atlântica do interior paulista.

 

Além de ser a maior reserva de água da região, a Serra do Japi também tem potencial hídrico para abastecer Jundiaí no futuro. É o que revela reportagem publicada no boletim 5, da ONG Coati(Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada). Para isso ocorrer, os especialistas e mesmo a ONG apontam a necessidade da criação de um reservatório de água na Serra do Japi. Como a oferta de água para a população de Jundiaí não é abundante, será necessário recorrer ao Rio Caxambu, segundo Domênico Tremaroli, gerente regional da Companhia de Tecnologia e saneamento Ambiental (CETESB) e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

 

Serra do Japi reserva hídricaLocalizada na área de conservação da Ermida, na Serra do Japi, a bacia do ribeirão Caxambu tem capacidade para aumentar de 7% para 30% o abastecimento de Jundiaí. Atualmente, dois afluentes abastecem a cidade: Padre Simplício, na região do Eloy Chaves e Moisés, no bairro da Malota. Há um projeto para construção de barragem e represa das águas do ribeirão Caxambu. As águas da Serra do Japi são a única fonte de Cabreúva e Itupeva e também abastecem Indaiatuba, Itu e Salto. Além dos 7% que vêm da Serra do Japi, o restante do abastecimento de Jundiaí é feito pelas águas do Jundiaí-Mirim.

 

Em 1992 a Serra do Japi, que em tupi-guarani significa ‘Nascente de Rios’, foi tombada pela Unesco como uma das reservas mundiais da biosfera e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, diversas são as leis que procuram preservá-la, a mais importante delas é a Lei Municipal 417, de 2004, que criou as zonas de preservação, restauração e recuperação ambiental, em volta da reserva biológica. No entanto ainda convive com o riscos e problemas da urbanização ao seu redor e para combater crimes ambientais e evitar ao máximo os problemas na Serra do Japi, Jundiaí criou um posto avançado da Guarda Municipal, que vigia e tenta preservar a serra, 24 por dia. É a única cidade que mantém um grupamento especial na serra.

 

A Serra do Japi é motivo de orgulho e satisfação para quem convive com seu encanto, como nós da Tera Ambienta, que podemos diariamente observar e usufruir da beleza desse gigante, apelidado por naturalistas de ‘Castelo de Águas’.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

  

Tópicos: Serra do Japi, Jundiaí, conservação hídrica

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail