Quais de nossas ações impactam positiva/negativamente ao planeta? O que devemos fazer para amenizar as mudanças climáticas da Terra? Como podemos nos desenvolver e sermos sustentáveis ao mesmo tempo?
O Dia da Terra serve para refletirmos sobre o impacto de nossas ações, discutirmos mudanças e melhorias nos mais variados assuntos que envolvam esse tema e, acima de tudo, nos conscientizarmos da nossa importância na contribuição para manter o nosso planeta saudável e sustentável. A responsabilidade coletiva para promover com a natureza e a Terra e alcançar um equilíbrio entre economia, desenvolvimento, sociedade e ambiente é de todos nós.
"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Leia também:
- Entenda os três pilares da sustentabilidade
- Sustentabilidade social: por que ela deve fazer parte da sua empresa?
O surgimento da data:
O Dia da Terra 2013 - ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009. Contudo, a história dessa comemoração começa nos anos 70 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição com mais de 20 milhões de americanos que saíram às ruas para protestar na ocasião. Esse dia histórico acabou levando à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e, 20 anos depois, o dia 22 de abril passou a ser adotado mundialmente como o Dia Mundial da Terra.
Acesse o vídeo criado pelo Greenpeace especialmente para o dia de hoje e se inspire:
Earth Day: Give Earth a Hand
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ep9MFiWXR8M
Aproveite e mostre que você se preocupa com o meio ambiente. Assine pelo Desmatamento Zero //ligadasflorestas.org.br/