contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Tratamento de esgoto tem desafios pela frente

Atualizado em 08/11/2016

Tratamento de esgoto tem desafios pela frente
Conforme comentamos no artigo “Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil”, os serviços de saneamento básico no Brasil estão bem longe do que é considerado ideal, principalmente no tratamento de esgoto. Segundo análise feita pelo coordenador geral de engenharia e arquitetura da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ricardo Arantes, além do déficit gerado por anos sem investimento e tecnologia ultrapassada, o país ainda enfrenta a incapacidade técnica das prefeituras e muitas vezes a rejeição da população de cidades pequenas por terem de pagar taxas para esse tipo de serviço e assim ignoram a importância do tratamento de esgoto para saúde.
 
As informações são da reportagem “Tratamento de esgoto ainda enfrenta rejeição da população e incapacidade técnica de prefeituras”, produzida por um repórter da Agência Brasil. Segundo informações do entrevistado, o estado de São Paulo tem os melhores índices de coleta e tratamento, mas nas demais áreas a coleta concentra-se em apenas 40% dos municípios e, dessa porcentagem, metade do esgoto é lançado in natura no meio ambiente. Um dado preocupante, já que muitos problemas ocorrem na natureza e às instituições envolvidas desde a geração até o tratamento, conforme mostramos no artigo “5 Problemas que podem ocorrer quando não há o tratamento de resíduos líquidos”.
 
O coordenador da Funasa afirmou que já foram elaborados mais de mil projetos para prefeituras do país, e que há mais 2,6 mil contratos para a elaboração de projetos para outras cidades brasileiras. Essa cooperação é necessária, pois falta nas prefeituras profissionais qualificados para projetar e implantar serviços de esgotamento sanitário. "No Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vimos que muitos projetos tinham uma qualidade muito baixa, e, por isso, no PAC 2, pedimos verba para a elaboração de projetos”, explicou.
 
Arantes conta ainda que o custo para implantação do sistema de tratamento de esgoto é mais elevado que o sistema de abastecimento de água. Mas sabemos que ele é necessário e oferece um reflexo significativo já que em cada R$ 1 investido em saneamento básico, R$ 4 são economizados em saúde. Parasaber mais a respeito, indicamos o artigo “Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto”.
 
Além de manter limpos e livres de contaminação os ambientes dos municípios, o tratamento de esgoto e efluentes também contribui para a preservação de aquíferos e lençóis freáticos, que podem ser contaminados até mesmo por fossas sépticas mal operadas.
 
Para mais informações sobre o assunto, leia também “Saneamento básico ainda é precário no Brasil”.
 
CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes
 

Tópicos: efluente doméstico, tratamento de esgoto, tratamento de resíduos, esgoto sanitário

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail