contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Corresponsabilidade ambiental - 3 motivos para ser diligente na contratação de serviços ambientais

Atualizado em 22/12/2016

Corresponsabilidade ambiental - 3 motivos para ser diligente na contratação de serviços ambientais

Acreditamos que a maioria, senão todas as nossas centenas de clientes, tem uma preocupação pessoal e legítima com o dano que suas atividades podem estar causando ao meio ambiente.

 

Gostamos de acreditar que este foi o motivo que nos escolheram para a importante e nobre tarefa de cuidar da disposição de alguns de seus resíduos.

 

Falaremos mais, em outros blog posts, sobre essa preocupação filosófica, que acreditamos ser a mais importante quando se fala de serviços ambientais. Mas este blog post discorre sobre o assunto de maneira concreta, jurídica.

 

A responsabilidade civil por dano ambiental é objetiva e foi estabelecida pelo artigo 14, § 1º da Lei 6.938/81 e a Constituição Federal a recepcionou no § 3º do artigo 225.

 

Grifamos abaixo os trechos relevantes dos textos:

 

1. LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 - Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente 

 Art 14 - Sem prejuízo das penalidades definidas pela legislação federal, estadual e municipal, o não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental sujeitará os transgressores:

 

§ 1º - Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente. 

 

Para continuar lendo o texto completo: Clique aqui>>


2.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 

 

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. 

 

§ 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

 

Para continuar lendo o texto completo: Acesse aqui>>


3.
LEI DE CRIMES AMBIENTAIS 

 

Vale a pena também se informar sobre a Lei de Crimes Ambientais que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Para continuar lendo o texto completo: Clique aqui>> 

 

Em especial, recomendamos ler: Artigos 2, Artigo 3, Artigo 15 alínea o e r, Artigo 54, Artigo 66 e Artigo 67. 

 

Independentemente de seu cargo ou função na sua empresa, se a decisão sobre o destino dos resíduos passa por você, você é corresponsável.

 

Nós da Tera encaramos essa realidade como mais um incentivo para nos dedicarmos ao máximo no nosso trabalho e trazermos a você uma alternativa diferente para o tratamento de seus resíduos, nos dedicando a cumprir além das normas que a legislação exige, pois nosso foco não é com o cumprimento de leis para evitarmos possíveis penalidades, mas oferecermos todas as possibilidades para um tratamento correto, seguro e eficiente, sempre visando o compromisso que temos com o meio ambiente. 

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: responsabilidade ambiental, coresponsabilidade ambiental

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail