Promova economia e otimização de custos operacionais com a contratação do tratamento de efluentes offsite


O tratamento de efluentes industriais é uma parte fundamental na gestão de resíduos, contudo, ao ser realizado por parceiros sem a devida qualificação, pode comprometer significativamente a saúde financeira de sua operação. Por isso, encontrar um fornecedor capacitado que atenda a legislação é básico, porém ainda vemos situações contrárias.

Por isso, ao realizar a contratação do tratamento de efluentes offsite através de um fornecedor capacitado e que atenda a legislação, você promove economia ao evitar custos operacionais e jurídicos decorrentes da gestão dos resíduos inadequada e, ainda, otimiza investimentos para atividades principais da empresa.

RECICLAGEM DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

RECICLAGEM DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

Lagoa de aeração

A reciclagem de efluentes é um processo que permite ao gerador a tranquilidade de enviar os resíduos para um parceiro que entende a importância dessa atividade e prioriza o atendimento às leis ambientais vigentes, evitando a geração de multas e autuações que podem afetar diretamente a produção da empresa e as finanças futuras.

A implantação de uma gestão ambiental eficiente passa diretamente pela contratação do tratamento de efluentes offsite, baseada no comprometimento do fornecedor em manter os custos e cronograma do processo dentro do planejado pelo cliente. Além disso, com a adoção de um método de tratamento que não produz passivos ambientais, é possível contribuir para que a meta de reciclagem de uma empresa seja atingida.

Resíduos que podem ser tratados:

  • Água residuária proveniente do processo de lavagem de máquinas e equipamentos
  • Efluentes líquidos industriais biodegradáveis
  • Efluentes sanitários
  • Lama bentonítica
  • Líquido percolado de aterro classe 2 (chorume)
  • Líquido proveniente de limpeza de caixa de gordura industrial e restaurante
  • Lodo líquido de ETE biológica
  • Entre outros após prévia análise
Saiba mais

RECICLAGEM DE EFLUENTES DE FOSSA E CAIXA DE GORDURA

Efluente Domestico

Gerados por meio do funcionamento diário dos espaços de restaurantes, hotéis, shoppings, empresas comerciais, hospitais, entre outros, os efluentes de fossa e caixa de gordura demandam um cuidado eficiente. Ao deixar que esse resíduo transborde ou vaze, a empresa corre o risco de sofrer punições legais e além de um duro golpe nos custos, evitando que metas não sejam cumpridas e processos precisem ser arcados.

A melhor maneira de evitar essa situação é encontrar um parceiro que apoie sua operação durante todas as etapas da reciclagem, desde o transporte, passando pela parte burocrática e até depois da destinação final.

Resíduos que podem ser tratados:

  • Caixa de Gordura
  • Fossa séptica
  • Sumidouro
  • Tanques de armazenamento
  • Entre outros
Saiba mais
RECICLAGEM DE EFLUENTES DE FOSSA E CAIXA DE GORDURA
COMPOSTAGEM

COMPOSTAGEM

Compostadeira

Uma alternativa sustentável ao envio de resíduos aos aterros sanitários, a compostagem não apenas representa uma postura sustentável, como também apresenta retornos reais às receitas de uma empresas. Isso porque além de evitar o recebimento de multas, é um processo que permite a economia de custos tradicionais do processo de tratamento e melhora a imagem da empresa, um ponto que pode gerar mais vendas.

A compostagem atente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma das principais diretrizes ambientais do país. O produto final resulta no fertilizante orgânico composto classe D que pode ser utilizado por diversas culturas, como cana-de-açúcar, soja, citrus, entre muitos outros.

Resíduos que podem ser tratados:

  • Bagaços, cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos
  • Cama de aviário
  • Cascas de pinus e eucalipto e cavaco de madeira e moinha
  • Lodos de ETE biológicas, inclusive sanitários
  • Podas de árvores brutas ou trituradas
  • Produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação
  • Restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, etc
  • Entre outros
Saiba mais

Entenda como ajudamos sua empresa a tratar os efluentes e resíduos gerados, atendendo a legislação ambiental com qualidade e preço justo.

Fale com a Tera

Infográfico Reciclagem de Efluente: O caminho para atingir as metas ambientais

A operação de uma empresa pode ser significativamente afetada pela postura adotada em relação ao tratamento escolhido para o efluente gerado. Nesse ponto, a reciclagem mostra-se uma eficiente alternativa para gestores que desejam estar de acordo com a legislação ambiental do país.

O que engloba esse processo? Quais são suas etapas? Esses e outros detalhes você pode conferir no infográfico Reciclagem de Efluente criado pela Tera Ambiental.

Infográfico Reciclagem de Efluente: O caminho para atingir as metas ambientais
Download

Guia para Destinação e Tratamento Adequado de Efluentes

Acompanhe os detalhes necessários para contar com um tratamento ambientalmente eficiente e correto dos efluentes gerados por uma empresa.

Faça o download do guia

DIFERENCIAIS

Certificações ISO 14001, 17025 e IBD

SISREM: Plataforma digital de gestão de resíduos

Know how de mais de 15 anos

Agilidade, seriedade e preço justo

Umas das maiores e mais bem operadas ETEs no Brasil

Solução inovadora de tratamento de efluentes com foco no meio ambiente

FALE CONOSCO

A Tera Ambiental oferece agilidade, segurança e qualidade aos seus clientes, auxiliando na gestão de resíduos com soluções que atendem as principais exigências do mercado e dos órgãos reguladores. Entre em contato e receba uma avaliação dos seus resíduos.