O tratamento de efluentes industriais é uma parte fundamental na gestão de resíduos, contudo, ao ser realizado por parceiros sem a devida qualificação, pode comprometer significativamente a saúde financeira de sua operação. Por isso, encontrar um fornecedor capacitado que atenda a legislação é básico, porém ainda vemos situações contrárias.
A reciclagem de efluentes é um processo que permite ao gerador a tranquilidade de enviar os resíduos para um parceiro que entende a importância dessa atividade e prioriza o atendimento às leis ambientais vigentes, evitando a geração de multas e autuações que podem afetar diretamente a produção da empresa e as finanças futuras.
A implantação de uma gestão ambiental eficiente passa diretamente pela contratação do tratamento de efluentes offsite, baseada no comprometimento do fornecedor em manter os custos e cronograma do processo dentro do planejado pelo cliente. Além disso, com a adoção de um método de tratamento que não produz passivos ambientais, é possível contribuir para que a meta de reciclagem de uma empresa seja atingida.
Gerados por meio do funcionamento diário dos espaços de restaurantes, hotéis, shoppings, empresas comerciais, hospitais, entre outros, os efluentes de fossa e caixa de gordura demandam um cuidado eficiente. Ao deixar que esse resíduo transborde ou vaze, a empresa corre o risco de sofrer punições legais e além de um duro golpe nos custos, evitando que metas não sejam cumpridas e processos precisem ser arcados.
A melhor maneira de evitar essa situação é encontrar um parceiro que apoie sua operação durante todas as etapas da reciclagem, desde o transporte, passando pela parte burocrática e até depois da destinação final.
Uma alternativa sustentável ao envio de resíduos aos aterros sanitários, a compostagem não apenas representa uma postura sustentável, como também apresenta retornos reais às receitas de uma empresas. Isso porque além de evitar o recebimento de multas, é um processo que permite a economia de custos tradicionais do processo de tratamento e melhora a imagem da empresa, um ponto que pode gerar mais vendas.
A compostagem atente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma das principais diretrizes ambientais do país. O produto final resulta no fertilizante orgânico composto classe D que pode ser utilizado por diversas culturas, como cana-de-açúcar, soja, citrus, entre muitos outros.
Entenda como ajudamos sua empresa a tratar os efluentes e resíduos gerados, atendendo a legislação ambiental com qualidade e preço justo.
Fale com a TeraA operação de uma empresa pode ser significativamente afetada pela postura adotada em relação ao tratamento escolhido para o efluente gerado. Nesse ponto, a reciclagem mostra-se uma eficiente alternativa para gestores que desejam estar de acordo com a legislação ambiental do país.
O que engloba esse processo? Quais são suas etapas? Esses e outros detalhes você pode conferir no infográfico Reciclagem de Efluente criado pela Tera Ambiental.
Morbi imperdiet turpis at mauris semper aliquam. Nam mollis varius ex non
saiba maisMorbi imperdiet turpis at mauris semper aliquam. Nam mollis varius ex non
saiba maisMorbi imperdiet turpis at mauris semper aliquam. Nam mollis varius ex non
saiba maisTera Ambiental © 2014 - Direitos reservados.