Tratamento de efluente industrial com agilidade, sem comprometer os custos desse processo

O tratamento de efluentes industriais é uma parte fundamental na gestão de resíduos, contudo, ao ser realizado por parceiros sem a devida qualificação, pode comprometer significativamente a saúde financeira de sua operação. Por isso, encontrar um fornecedor capacitada que atenda a legislação é básico, porém ainda vemos situações contrárias.

Somos especializados em soluções ambientais adaptadas para as melhores negociações para contratos de longo prazo ou volume garantido (take or pay). Ainda fornecemos grande segurança jurídica e financeira, pertencendo a um grupo saudável economicamente e temos condições de arcar com possíveis imprevistos em nossas operações sem repassar prejuízos aos nossos clientes.

Lagoa de aeração

Reciclagem de Efluentes Industriais

Lagoa de aeração

A reciclagem de efluentes é um processo que permite ao gerador a tranquilidade de enviar os resíduos para um parceiro que entende a importância dessa atividade e prioriza o atendimento às leis ambientais vigentes, evitando a geração de multas e autuações que podem afetar diretamente a produção da empresa e as finanças futuras.

A implantação de uma gestão ambiental eficiente passa diretamente pela competência e comprometimento com a busca em manter os custos e cronograma de tratamento dentro do planejado. E esse é um método de tratamento que não produz passivos ambientais, contribuindo para que a meta de reciclagem de uma empresa seja atingida. A reciclagem de efluente realizada pela Tera Ambiental é um método exclusivo utilizado em parceria com a Companhia de Saneamento de Jundiaí. Para gerenciar a parte financeira e do tratamento em si, contamos com o SISREM que promove um canal exclusivo para a otimização e gestão financeira e dos efluentes.

Resíduos que podem ser tratados:

  • Água residuária proveniente do processo de lavagem de máquinas e equipamentos
  • Efluentes líquidos industriais biodegradáveis
  • Efluentes sanitários
  • Lama bentonítica
  • Líquido percolado de aterro classe 2 (chorume)
  • Líquido proveniente de limpeza de caixa de gordura industrial e restaurante
  • Lodo líquido de ETE biológica
  • Entre outros após prévia análise
Saiba mais

Reciclagem de Efluentes de Fossa e Caixa de Gordura

Efluente Domestico

Gerados por meio do funcionamento diário dos espaços de restaurantes, hotéis, shoppings, empresas comerciais, hospitais, entre outros, os efluentes de fossa e caixa de gordura demandam um cuidado eficiente. Ao deixar que esse resíduo transborde ou vaze, a empresa corre o risco de sofrer punições legais e além de um duro golpe nos custos, evitando que metas não sejam cumpridas e processos precisem ser arcados.

A melhor maneira de evitar essa situação é encontrar um parceiro que apoie sua operação durante todas as etapas da reciclagem, desde o transporte, passando pela parte burocrática e até depois da destinação final.

Resíduos que podem ser tratados:

  • Caixa de Gordura
  • Fossa séptica
  • Sumidouro
  • Tanques de armazenamento
  • Entre outros
Saiba mais
efluente domestico
Compostadeira

COMPOSTAGEM

Compostadeira

Uma alternativa sustentável ao envio de resíduos aos aterros sanitários, a compostagem não apenas representa uma postura sustentável, como também apresenta retornos reais às receitas de uma empresas. Isso porque além de evitar o recebimento de multas, é um processo que permite a economia de custos tradicionais do processo de tratamento e melhora a imagem da empresa, um ponto que pode gerar mais vendas.

A compostagem atente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma das principais diretrizes ambientais do país. O produto final resulta no fertilizante orgânico composto classe D que pode ser utilizado por diversas culturas, como cana-de-açúcar, soja, citrus, entre muitos outros.

Resíduos que podem ser tratados:

  • Bagaços, cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos
  • Cama de aviário
  • Cascas de pinus e eucalipto e cavaco de madeira e moinha
  • Lodos de ETE biológicas, inclusive sanitários
  • Podas de árvores brutas ou trituradas
  • Produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação
  • Restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, etc
  • Entre outros
Saiba mais

Infográfico Reciclagem de Efluente: O caminho para atingir as metas ambientais

A operação de uma empresa pode ser significativamente afetada pela postura adotada em relação ao tratamento escolhido para o efluente gerado. Nesse ponto, a reciclagem mostra-se uma eficiente alternativa para gestores que desejam estar de acordo com a legislação ambiental do país.

O que engloba esse processo? Quais são suas etapas? Esses e outros detalhes você pode conferir no infográfico Reciclagem de Efluente criado pela Tera Ambiental.

reciclagem
Download

Guia para Destinação e Tratamento Adequado de Efluentes

Acompanhe os detalhes necessários para contar com um tratamento ambientalmente eficiente e correto dos efluentes gerados por uma empresa.

Faça o download do guia

Diferenciais

Certificações ISO 14001, 17025 e IBD

SISREM: Plataforma digital de gestão de resíduos

Know how de mais de 15 anos

Agilidade, seriedade e preço justo

Umas das maiores e mais bem operadas ETEs no Brasil

Solução inovadora de tratamento de efluentes com foco no meio ambiente

FALE CONOSCO

A Tera Ambiental oferece agilidade, segurança e qualidade aos seus clientes, auxiliando na gestão de resíduos com soluções que atendem as principais exigências do mercado e dos órgãos reguladores. Entre em contato e receba uma avaliação dos seus resíduos.