contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Descubra as vantagens do uso da compostagem para sua empresa

Atualizado em 25/11/2016

Sequência Compostagem Tera Ambiental

Diante do cenário atual é preciso que as empresas estejam cada vez mais atentas às estratégias de redução dos impactos ambientais consequentes a suas atividades, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o uso da compostagem se destaca como uma alternativa apropriada, uma vez que beneficia não apenas as empresas, mas também o meio ambiente como um todo.

Mas você sabe o que é compostagem?

A compostagem é um processo biológico de tratamento de resíduos orgânicos urbanos, agroindustriais e agropecuários realizado pela atividade de microrganismos aeróbios presentes nos próprios resíduos, capazes de degradar e estabilizar a carga orgânica de diversos materiais. Essa opção de tratamento realiza a reciclagem e reaproveitamento do resíduo, pois nesse método há a transformação das características  do material em produtos ricos em nutrientes e úteis para outros segmentos como o fertilizante orgânico composto e o substrato para plantas, com qualidade e eficiência comprovadas.

Descubra algumas vantagens do uso da compostagem  para sua empresa:

1) Isenção de corresponsabilidade ambiental

O que muitos empresários não sabem é que mesmo quando o tratamento de seus resíduos é terceirizado, sua empresa continua responsável por eles inclusive após o envio para empresa responsável pelo tratamento e disposição final, a chamada corresponsabilidade ambiental.

 

Em casos de qualquer tipo de agressão, acidente ou crime ambiental, a empresa geradora poderá também responder criminalmente pelos danos ao meio ambiente. Quando a destinação é feita em aterros, por exemplo, a responsabilidade continua mesmo depois dele fechado e, se houver qualquer tipo de vazamento ou contaminação, a empresa pode responder pelos danos. Com a compostagem, o gerador deixa de ser corresponsável pois nesse processo há a alteração nas características do resíduo, transformando-o num produto rico em nutrientes, registrado no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pronto para uso, deixando toda a responsabilidade para a empresa que desenvolveu o produto. 

 

2) Redução dos impactos ambientais

A compostagem é reconhecida como uma alternativa ambientalmente correta, segura e definitiva, que contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros, além de atender à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e ter importância estratégica para a solução de alguns problemas contemporâneos como a limitação de alternativas de reaproveitamento de resíduos e a poluição do solo, água e ar.

 

3) Contribuição para a saúde pública

As áreas de descarte inadequados de resíduos orgânicos são habitadas por vetores como ratos, baratas, vermes e outros agentes nocivos à saúde. Tratando esses resíduos de maneira adequada, a empresa contribui para a manutenção da saúde das pessoas que vivem em regiões próximas nessas áreas, reduzindo os riscos à saúde.

 

4) Geração de renda

O tratamento de resíduos orgânicos é uma indústria que emprega centenas de pessoas. Além disso, envolve os trabalhadores rurais que aumentam suas produções com os produtos obtidos por este tipo de tratamento. Fazendo com que os resíduos de seus processos industriais tenham uma destinação adequada, as empresas deixam de poluir e ainda geram desdobramentos positivos em outros nichos de mercado. Com a aplicação da compostagem, de fato, diversos setores podem ser beneficiados.

 

5) Responsabilidade Socioambiental

Atualmente não é mais possível trabalhar com produtos e serviços sem se preocupar com os impactos que o processo produtivo pode provocar. Sendo assim, as empresas começam a vislumbrar uma nova realidade de mercado, em que a responsabilidade socioambiental torna-se imprescindível. As corporações que desejarem continuar progredindo deverão estar adequadas aos princípios éticos que norteiam a responsabilidade para com o meio ambiente. Por isso, além de todos os outros benefícios, o tratamento de resíduos orgânicos é uma atitude que agrega um diferencial importante (e cada vez mais necessário) às organizações.

 

A compostagem é um método simples que contribui com a solução de diversas questões ambientais. Sua utilização se faz cada vez mais comum para que as organizações evoluam e busquem o menor impacto ambiental possível. Desta maneira, investir em processos diferenciados é uma garantia de que sua empresa irá perpetuar no mercado de maneira responsável e comprometida, gozando ainda de uma reputação positiva.

 

Sua empresa já tem metas de reciclagem de resíduos através da compostagem? Quer conhecer mais sobre esse processo? 

 

Não deixe também de compartilhar suas experiências e opiniões conosco nos comentários!

 

CTA - Guia para Solicitação Online de CADRI

 

Tópicos: compostagem de resíduos, coresponsabilidade ambiental, Danos ao meio ambiente

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail