Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Transporte de efluentes: evite misturar os resíduos líquidos na coleta

Publicado em 16-10-2013 11:00

Transporte de efluentesUm ponto fundamental para que ocorra o desenvolvimento de nosso trabalho é a atuação das transportadoras, desentupidoras e limpa fossas especializadas na coleta e destinação de efluentes industriais e domésticos, realizada por caminhões tanque em nossos clientes.

 

A maioria das empresas geram vários resíduos que podem ser coletados por esses tipos de caminhões, como efluentes provenientes de fossas sépticas/sumidouros, caixas de gordura, efluentes líquidos industriais biodegradáveis gerados a partir de diversas atividades, líquido percolado de aterro classe 2 (chorume), lodo líquido de ETE biológica, inclusive sanitária, entre outros. No entanto, sugerimos que o gerador e/ou transportadora não misturem os efluentes no armazenamento ou transporte, pois cada um tem caracterísiticas específicas, como a concentração de carga orgânica, expressa pelos valores de DQO e DBO, que podem influenciar na avaliação da carga e impactar no tratamento.

 

O tratamento de efluentes industriais, por exemplo, trata as águas contaminadas por atividades industriais ou comerciais. Esses efluentes podem ter altas concentrações de poluentes, como óleo ou graxa, metais pesados, compostos orgânicos voláteis, ou outros poluentes, como amônia que precisam de tratamento especializado, nem sempre compatível com o tratamento biológico realizado na ETEJ. Vale ressaltar que esse e outros tipos de efluentes precisam de prévia autorização por parte do órgão ambiental competente (CETESB), através do Certificao de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI). Uma contaminação com efluentes que não podem ser tratados pode provocar danos aos microorganismos responsáveis pela degradação biológica da matéria orgânica presente nos resíduos, prejudicando o correto funcionamento da ETE.

 

Por isso o gerador deve ficar atento na hora de contratar a empresa que fará o transporte dos efluentes industriais. Além de idôneas e homologadas pela Tera Ambiental, devem oferecer opções de caminhões com a capacidade adequada para o volume do efluente a ser coletado, decisão que ajudará também na otimização de custos com essa operação. Existem vários tipos de caminhões tanques, cujo a capacidade pode variar entre 2 a 45m³.

 

Qualquer outra dúvida ou necessidade de contratação para o tratamento dos efluentes, entre em contato conosco! Um de nossos especialistas terá o prazer em auxiliá-lo.

 

Se você realiza o transporte de resíduos, aproveite e baixe gratuitamente. Material foi criado para empresas que procuram estar sempre atualizadas sobre boas condutas, normas e demandas do segmento:

 

Buscador de Transportadoras de Resíduos 

Tópicos: transporte de resíduos, Transporte de efluentes, coleta de efluentes, armazenamento

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados