contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Resíduos das Cidades

Atualizado em 25/11/2016

Desenvolvimento Sustentável Hoje a palavra “lixo” ganhou novo sentido e tudo aquilo que poderia ser descartado, muitas vezes, pode retornar aos processos produtivos, ser incorporado como matérias primas,  consequentemente reduzir de forma significativa as emissões de CO2 e diminuir a extração de matérias primas virgens que não poderiam ser repostas no meio ambiente.

 

O meio ambiente artificial não pode se desprender do ambiente natural, são correlações intrínsecas, interdependentes e estratégicas inclusive para a manutenção do sistema capitalista vigente que visa à economia verde. Por isso, apontar os caminhos e alternativas coerentes às realidades locais no processo de gerenciamento de resíduos nas cidades se faz necessário, uma vez que as cidades têm como desafio manter as pessoas saudáveis, ativas e felizes com o ambiente que recebem para desenvolver as suas atividades dinâmicas cotidianas e mediadas pelas relações de consumo.

 

Após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, as indústrias estão modificando suas posturas e adaptando seus processos à nova lei. Podemos citar dois grandes fatores que justificam o acúmulo do lixo e a má gestão dos resíduos: consumo e concentração urbana. A Gestão Ambiental e a Logística Reversa são ferramentas utilizadas nesta nova postura das indústrias, pois auxiliam na forma de conduzir o ciclo de produção visando à redução e desperdício dos seus insumos: energia, água, matéria prima, embalagem, etc.

 

Para melhor entendimento dessas ferramentas de gestão de resíduos é necessário levantar e discutir quais as ações que deverão ser tomadas com estes resíduos nos municípios, levantar as questões relacionadas à saúde pública e ocupacional para condução do gerenciamento destes resíduos rumo ao desenvolvimento sustentável.

 

Conforme dados levantados pelo Ministério da Agricultura, 69% dos resíduos são orgânicos, dos quais 14 mil toneladas ano são destinados para lixões e aterros. Do ponto de vista do Ministério, 100% deste volume poderia ser destinado a outras finalidades, como a compostagem; e as sobras desperdiçadas poderiam alimentar  19 milhões de pessoas. Dentro da cadeia produtiva o que é resíduo para um gerador, pode ser matéria prima para outro processo, isso acontece na reciclagem da matéria orgânica ao ser incorporada no processo de compostagem, gerando adubo orgânico para uso e aplicação na agricultura, por exemplo.

 

Atualmente, observa-se uma mudança de postura comportamental nas corporações privadas e públicas em relação à gestão dos resíduos industriais e urbanos; afinal, para tornar uma cidade mais sustentável faz-se necessário a conscientização ambiental, ou seja, - uma ação coletiva da sociedade, dos interlocutores da governança, por meio de políticas nacionais e estaduais como a de Resíduos Sólidos, um dos desafios rumo à sustentabilidade, uma vez que a primeira iniciativa é promover uma redução do consumo, redução da extração da matéria prima na produção de bens e serviços para a sociedade, isso implica em uma mudança no layout do processo de produção das indústrias, visando a melhor reaproveitamento dos insumos evitando o desperdício e os riscos ambientais e à população de modo geral.

 

Por Ellen Blaso, Consultora Tera Ambiental

Guia de Gestão de Resíduos

 

Tópicos: Gestão de Resíduos, Desenvolvimento Sustestável

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail