contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua influência

Atualizado em 22/12/2016

Resíduos Sólidos


Promulgada em agosto de 2010, a
PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é um marco na gestão ambiental no Brasil. A lei compõe uma série de diretrizes e metas relativas à gestão integrada e ao gerenciamento ambiental adequado dos resíduos sólidos, incluído os perigosos, e propõe um conjunto de regras que visam o cumprimento de seus objetivos em amplitude nacional, inclusive a aplicação de punições severas como penas passivas de prisão àqueles que não a cumprirem. A intepretação de responsabilidade é compartilhada entre governo, empresas e sociedade, veja na seção III “Da responsabilidade compartilhada” da lei.

 

Na prática todo resíduo deverá ser processado apropriadamente antes da destinação final. Alternativas como a coleta seletiva, reciclagem e compostagem são bons exemplos de soluções utilizadas para o processamento correto dos resíduos. O que não é aproveitado, resíduos sólidos denominados “rejeitos”, serão encaminhados para aterros sanitários, co-processamento, incineração, etc. Vale lembrar que os lixões deixarão de existir até 2014, de acordo com a PNRS.

Podemos citar as mudanças considerando os principais agentes influenciadores da PNRS:

Governo

Para o setor público, a principal mudança é a realização de planos para a gestão dos resíduos. Nesse ano, inclusive, estão sendo feitos debates municipais e regionais desde janeiro, com contribuições de representantes da sociedade civil, de governos e do setor privado para elaborar estratégias e medidas que serão levadas para a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá em Brasília, de 24 a 27 de outubro de 2013. Nessa conferência as prefeituras poderão ampliar seus conhecimentos técnico, científico e político sobre o tema, já que 90% dos municípios brasileiros ainda não apresentaram os planos municipais com estratégias para o setor ao Ministério do Meio Ambiente e estão sem verba para investir na área. O prazo para o envio dos projetos era até agosto de 2012.

 

A maior preocupação é com a erradicação dos lixões, viabilização de infraestrutura para a implementação de ações que possam atingir as metas estipuladas, planos de reciclagem com a participação da sociedade e catadores e o monitoramento da efetividade do plano.

Empresas

Já para as empresas, além da Gestão dos Resíduos, o desafio é a logística reversa. O termo significa a recuperação de materiais após o consumo, existindo a possibilidade de reaproveitamento para a fabricação de novos produtos. Produtos como agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, embalagens em geral e produtos eletroeletrônicos e seus componentes, a exemplo de geladeiras, televisores, celulares, computadores e impressoras devem retornar para o fabricante.

 

Mas se não for possível implantar o sistema, as empresas podem tomar iniciativas como a do Shopping Eldorado, que está reaproveitando os restos de alimentos para cultivar uma horta. A palavra de ordem é reaproveitamento. Além da reciclagem, as empresas podem fazer a compostagem de seus resíduos, como nós fazemos na Tera Ambiental.

Sociedade

Movimentos, como o 90° que dissemina jardins verticais por São Paulo e o Satisfeito, que reduz um terço da quantidade de comida do prato do cliente, mas doa a outra parte para organizações que fazem parte do programa, mostram que a sociedade, aos poucos, vai pensando em novas formas de diminuir o desperdício.

 

Os consumidores precisam estar conscientes que é necessário fazer o descarte correto de computadores, celulares, eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos. Os restos de comida e o lixo do banheiro também precisam ser separados dos resíduos que podem ser reciclados. E se no seu bairro ou na sua cidade não houver coleta de recicláveis, está na hora de cobrar do poder público uma ação.

 

Só com o aumento da consciência ambiental que a lei sairá do papel e a PNRS se tornará realidade para todos nós.

 

Caso você seja responsável por esse assunto em sua empresa, desenvolva um Plano de Gestão de Resíduos e comece desde já a implantar ações para se adequar à PNRS. Se quer optar por essa alternativa ambientalmente correta e destinar seus resíduos para a Tera, entre em contato conosco:

 

 CTA - Guia de Terminologia Ambiental

 

Imagem: http://inac.org.br
 

Tópicos: resíduos sólidos, tratamento de resíduos

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail