RECICLAGEM DE EFLUENTES

A reciclagem de efluentes é uma solução que vai além da gestão ambiental convencional, baseada na escolha adequada do tipo de tratamento para os efluentes e resíduos ambientais gerados por uma empresa.

Solução exclusiva, esse método não gera passivos ambientais, uma vez que o lodo proveniente do tratamento de efluentes é reaproveitado na compostagem, junto a resíduos sólidos orgânicos industriais e agroindustriais, resultando em um fertilizante orgânico composto rico em nutrientes e destinado para a agricultura.

 

desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-1

Corresponsabilidade ambiental

A terceirização é uma alternativa vantajosa para empresas que possuem limitações, como pouco espaço físico em sua planta para o tratamento de efluentes. No entanto, o encaminhamento para outro local não isenta o gerador da responsabilidade, diferente do que muitos profissionais acreditam.

Nestes casos existe a responsabilidade solidária entre as empresas envolvidas até que aconteça a disposição final ou transformação do resíduo. A corresponsabilidade ambiental é uma demanda que não deve ser ignorada na contratação de uma fornecedora, e no guia você entenderá os principais pontos para garantir que sua empresa não seja punida devido a má gestão de uma terceirizada.

Saiba mais
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-2

Checklist Auditoria e Avaliação Ambiental

A necessidade de adoção de práticas ambientalmente seguras é uma demanda vivida por todas as empresas que mantém um alto nível de produção na indústria. Uma exigência que, quando não adotada pelas fornecedoras contratadas, pode implicar riscos de atrasos na produção, multas e até mesmo autuações.

Diante esse contexto, a Tera Ambiental criou o checklist para auditoria e avaliação ambiental que reúne perguntas a serem feitas ao avaliar a qualidade da empresa contratada e garantir que os serviços prestados, bem como práticas de saúde, segurança e meio ambiente estejam sendo cumpridas como determina a lei brasileira.

Saiba mais
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-2
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-3

Calculadora de resíduos

Seja para a realização de coleta, transporte ou tratamento, o dimensionamento de resíduos permite que as empresas geradoras antecipem-se quanto a previsão de custos de licenças, armazenamento, transporte e tratamento, evitando imprevistos e dimensionamentos incorretos.

A calculadora de resíduos foi criada para ajudar no desenvolvimento de um plano preventivo de acordo com o volume gerado de efluentes e resíduos.

Saiba mais
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-4

Documentação CADRI

Emitido pela CETESB, o CADRI autoriza o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental para locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final no estado de São Paulo.

O documento deve ser solicitado via PLA - Portal de Licenciamento Ambiental e e-ambiente, com o cadastramento das informações das empresas geradora e receptora, encaminhamento de documentos como "solicitação de" emitido pelo PLA, carta de anuência expedido pela entidade receptora, comprovante de pagamento da taxa, laudo laboratorial do resíduo (se necessário), fluxograma do processo de geração (quando necessário) e procuração (se necessário).

Simule abaixo a taxa para análise dos processos de solicitação de CADRI e Parecer Técnico:

( Ao inserir milhar, utilizar número corrido, sem ponto. Ex: 1000)

 

Em nosso guia indicamos o passo a passo para solicitação e qual a relação de resíduos de interesse da CETESB.

Saiba mais
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-4
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-5

Busca por transportadora

O transporte é uma etapa altamente importante para o sucesso do tratamento de efluentes e resíduos sólidos, já que quaisquer problemas podem gerar multas e autuações para a empresa geradora, além de que essa atividade deve seguir normas rígidas. E nesse contexto, trabalhar com uma fornecedora de confiança é fundamental.

O Buscador de Transportadoras da Tera Ambiental já conta com mais de 150 transportadoras inscritas, e mais de 200 empresas já o usaram para encontrar parceiras de qualidade. Além disso, é possível filtrar as buscas com aspectos que são importantes para sua empresa, como: tipo de efluente a ser transportado, localização e raio de atuação.

Saiba mais
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-6

Como funciona o tratamento de efluentes offsite sem gerar passivos ambientais

O tratamento offsite se inicia com o recebimento do efluente via caminhão. Logo após esse momento, o material passa por processos que retiram a carga orgânica e possibilita que o efluente retorne à natureza sem impacto nenhum.

No entanto, há um ponto que mantém a empresa geradora corresponsável do efluente: o lodo. Empresas de serviços ambientais optam por enviar esse resíduo para um aterro sanitário, opção não recomendada e que gera passivos ambientais. A reciclagem de efluentes permite que o lodo gerado passe pela compostagem e assim seja transformado em fertilizante altamente nutritivo, isentando a geradora de corresponsabilidade ambiental.

Saiba mais
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-6
desktop-interna-campanha-ferramentas-solucoes-v4-imagem-7

Sobre a Tera Ambiental 

Contar com uma fornecedora de confiança é o primeiro passo para garantir que o tratamento aconteça de maneira segura e sustentável. A Tera Ambiental oferece as melhores soluções para que empresas contem com tratamentos seguros, confiáveis e de acordo com a legislação ambiental.

Através da reciclagem de efluentes industriais e outros serviços, nossos clientes podem obter melhor custo/benefício de seus processos, não gerando passivos ambientais e contando com uma estação de tratamento que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Saiba mais

FALE CONOSCO

A Tera Ambiental oferece agilidade, segurança e qualidade aos seus clientes, auxiliando na gestão de resíduos com soluções que atendem as principais exigências do mercado e dos órgãos reguladores. Entre em contato e receba uma avaliação dos seus resíduos.