Cada vez mais em pauta, a preservação ambiental é um tema em evidência tanto de governos, quanto de corporações e consumidores.

A poluição dos corpos d 'água, a degradação da flora e da fauna, e a contaminação de outros recursos naturais, levou toda a sociedade a repensar sobre as atividades exercidas e o quanto podemos evoluir nessa questão.

No cenário corporativo isso não é diferente. Além de reconsiderar o volume de extração de matérias primas, cabe também às empresas se atentarem aos resíduos líquidos e sólidos gerados ao final de sua cadeia produtiva.

No entanto, adotar uma gestão ambiental eficiente pode ser desafiador. As exigências ambientais que direcionam a atividade como a resolução CONAMA 430, a PNRS e a Lei dos Crimes Ambientais, incentivam processos estruturados que além do simples tratamento, também visam a economia circular e outras formas de reaproveitamento dos resíduos.

Mas, as organizações que seguem esse princípio só tendem a ganhar. Contribuindo diretamente para a preservação da natureza, empresas que englobam conceitos de preservação e práticas de conceitos como ESG (Environmental, social and corporate governance) em suas atividades também tornam-se mais atrativas do ponto de vista do público consumidor.

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria realizado com 2.000 pessoas espalhadas por 126 municípios brasileiros, mostrou que quase 38% dos entrevistados se preocupam em saber se um item foi produzido de forma ambientalmente correta e, 62% afirmaram já ter boicotado marcas que violaram leis trabalhistas, realizaram testes em animais, praticaram atos discriminatórios ou que cometeram crimes ambientais.

A seguir, exemplificaremos de forma prática todos os ganhos obtidos através do tratamento de resíduos que podem ser utilizados como atributos de valor pelas empresas.

tera_bar

Ao adotar um posicionamento ecologicamente responsável, as organizações podem obter um retorno positivo para a sua imagem através da valorização institucional junto ao mercado, uma vez que a cada dia mais consumidores mostram-se engajados e interessados na forma de atuação das indústrias e sua responsabilidade quanto ao meio ambiente.

No que diz respeito ao tratamento de efluentes, uma das formas de alcançar um desenvolvimento sustentável é por meio da valorização e transformação de resíduos na compostagem industrial, prática desenvolvida pela Tera Ambiental, onde ao final do tratamento, os efluentes tratados retornam ao curso d'água seguindo os padrões estabelecidos, e o lodo gerado no processo é encaminhado para reaproveitamento.

Alternativa correta, segura e sustentável, a compostagem é um processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica com a ocorrência de altas temperaturas que resulta na transformação de resíduos antes indesejados em novos ativos de qualidade e valor ambiental destinados para a agricultura e paisagismo.

Esse processo beneficia as empresas em diversos pontos, como:

Importância institucional

Importância institucional:
potencializa a reputação e credibilidade ambiental perante os públicos de interesse (stakeholders).

Economia circular

Economia circular:
contribui diretamente com a economia circular através da valorização, transformação e aplicação dos fertilizantes advindos dos resíduos em novas frentes.

Compensação ambiental

Compensação ambiental:
certifica que os resíduos foram destinados e reciclados corretamente, compensando parcialmente o impacto das atividades geradoras dos passivos.

Metas ambientais

Metas ambientais:
colabora para indicadores de metas de reciclagem, aterro zero/zero waste, etc.

ESG

ESG:
aumenta a visibilidade e atração de novos investimentos atrelados aos pilares do conceito.

tera_bar
mundo

Compensação ambiental: quanto a sua empresa contribuiu para o meio ambiente

Além da preferência por marcas que adotam ações pautadas na sustentabilidade e reaproveitamento, os consumidores também têm estado atentos a comprovar se essas práticas de fato acontecem.

Pensando em auxiliar as empresas diante deste cenário, semestralmente desenvolvemos a consolidação e disponibilização dos indicadores de cada organização que destina seus resíduos para nós.

Para que possam comprovar que contribuíram com o meio ambiente, as empresas recebem um demonstrativo personalizado com seu nome e todos os seus dados.

Nele consta o volume de efluentes que foram tratados e devolvidos adequadamente aos canais aquáticos; e o quanto do lodo resultante do processo de tratamento foi compostado e transformado em fertilizantes.

Empresas que geram somente resíduos sólidos também têm seus dados consolidados e, em ambos os casos, caso queiram explorar em seus canais de comunicação, o demonstrativo também pode ser disponibilizado em outros formatos.

Se a sua empresa já destina ou tem a intenção de destinar resíduos para nós, entre em contato para saber como ter seus dados consolidados

tera_bar

Através da reciclagem de efluentes e compostagem em escala industrial, juntos somos capazes de promover um ciclo sustentável de reaproveitamento e valorização de resíduos, comprovados com a transformação do lodo em fertilizantes orgânicos.

E esse comprometimento das organizações em contribuir para uma realidade ambientalmente melhor pode ser altamente explorado como atributo de valor.

Além dos indicadores, desenvolvemos um escopo completo pensado para ajudar essas empresas a divulgarem suas ações. Nosso processo conta com:

diagnostico

Diagnóstico - Realização de um diagnóstico e consultoria para a adequação dos números e formas de divulgação nos canais de relacionamento de nossos clientes; como sites, blogs e redes sociais; de forma a garantir visibilidade e credibilidade da comunicação.

Confiabilidade nos dados dos indicadores

Confiabilidade nos dados dos indicadores - Todos os dados expostos no demonstrativo são extraídos da plataforma de gerenciamento de resíduos SISREM.

Compartilhamento de materiais de divulgação

Compartilhamento de materiais de divulgação - Compartilhamento de materiais de divulgação em diferentes formatos que podem ser utilizados de acordo com as características de cada canal. São vídeos, infográficos, Powerpoints, e outros materiais que apresentam os dados e resultados obtidos da forma mais efetiva para a aumentar o impacto da ação nas comunicações da empresa parceira.

Apoio no compartilhamento em canais da Tera Ambiental

Apoio no compartilhamento em canais da Tera Ambiental - A divulgação da parceria e do quanto contribuímos com o meio ambiente também pode ser realizada em nossos canais. Isso representa alcançar mais de 23.000 contatos na base de e-mails e mais de 27.000 seguidores no Linkedin, públicos que ainda podem não ter conhecimento sobre sua marca.

Veja como ajudamos empresas a explorarem a valorização ambiental em suas comunicações

General Water

A empresa que atua em parceria com a Tera Ambiental é especializada na implantação e operação de sistemas de abastecimento de água e sistemas de tratamento de efluentes domésticos ou industriais para descarte e geração de água de reúso.

Jacobs Douwe Egberts

Especialista em máquinas de café corporativas fornecidas para empresas e hospitais, a Jacobs Douwe Egberts conta com o apoio técnico da Tera Ambiental para o tratamento de resíduos e efluentes e sua posterior valorização para reinserção na cadeia produtiva.

Startup Brewing

A primeira startup cervejeira do Brasil, conta com os melhores equipamentos do mercado e a total integração de seus processos de produção e controle de qualidade, além do apoio técnico da Tera na valorização de seus resíduos, atuando de forma ecologicamente correta.

Para promover a responsabilidade com o meio ambiente destes parceiros, disponibilizamos a eles o demonstrativo em link e em PDF, apresentações personalizadas, além de desenvolvermos um vídeo único com os dados obtidos e a logomarca de cada um.