Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Transporte correto e seguro de efluentes evita acidentes e multas

Publicado em 10-06-2014 7:00

ransporte correto e seguro de efluentes evita acidentes e multas
 
Já comentamos em outras oportunidades sobre a importância de destinar resíduos líquidos e sólidos para tratamento, agora criamos esse artigo para evidenciar a importância das empresas responsáveis pelo transporte a atentar-se às normas e procedimentos determinados para esta destinação. O processo de coleta e transporte de efluentes industriais ou sanitários, por exemplo, deve seguir uma série de regulamentações para que eles cheguem às estações da forma mais adequada e segura possível.

Vale lembrar, inclusive, que muitos destes resíduos são perigosos, envolvendo altas concentrações de ativos poluentes, o que representa riscos para a saúde pública e para o meio ambiente, evidenciando a importância de um encaminhamento correto destas substâncias para locais de reprocessamento, tratamento, armazenamento ou disposição final.  
 
No estado de São Paulo, a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental expede licenças ambientais para toda organização cujas atividades impactem o ambiente. No caso da destinação e transporte de resíduos, a agência exige o acondicionamento e armazenamento adequados dos materiais de acordo com as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo que as empresas que realizam os processos de  transporte e encaminhamento devem seguir para locais aprovados pela agência, alinhadas a todas as suas determinações.
 

Norma ABNT 13221 - Transporte terrestre de resíduos 

 
Depois de coletados da forma adequada, os resíduos provenientes devem seguir em veículos que estejam devidamente alinhados com a regulamentação para transporte deste tipo de material. A Norma ABNT 13221 - Transporte terrestre de resíduos  formaliza o processo adequado para encaminhar os efluentes coletados das empresas para as unidades de tratamento. Com o intuito de evitar danos ao meio ambiente e proteger a saúde pública, a norma abrange o transporte terrestre dos resíduos que podem ser reaproveitados, reciclados e/ou reprocessados e também os que se encaixam como perigosos na classificação do CADRI.
 
De acordo com a determinação, o transporte destes materiais deve ser realizado por equipamentos adequados previstos pela ABNT, sendo que estes veículos devem:
 
  • Encontrar-se em um estado de conservação que não permita o vazamento ou o derramamento do resíduo durante o transporte;
  • Oferecer proteção contra intempéries aos resíduos, assim como o devido acondicionamento para evitar seu espalhamento na via pública;
  • Não transportar os resíduos juntamente com medicamentos, alimentos ou produtos que se destinam ao uso ou consumo humano ou animal (o mesmo vale para embalagens que tenham a mesma destinação);
  • Atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) quando existente, assim como portar o documento de controle ambiental previsto pelo órgão competente (que deve informar o tipo de acondicionamento dos materiais carregados).

 

Vale reforçar que a norma também determina que a descontaminação dos equipamentos de transporte é de responsabilidade do transportador, sendo que o processo deve ser realizado em locais e sistemas previamente autorizados pelo órgão de controle ambiental competente.
 
Caminhões equipados com compressor de anel líquido, neste sentido, são opções altamente aconselháveis devido à sua capacidade de realizar a coleta de efluentes em locais de difícil acesso, independemente de sua profundidade ou distância. É fundamental observar também a capacidade de armazenamento do veículo, que deve ser adequada ao volume de efluentes transportados.
 
Diante destas exigências, fica evidente a importância das transportadoras estarem alinhadas com as normas estabelecidas por legislação, promovendo um ciclo de destinação de resíduos que seja adequado e ambientalmente responsável até seu ponto de deposição final para tratamento

, oferecendo todas as garantias para um transporte correto, seguro e eficiente, visando sempre o compromisso com os clientes e meio ambiente.

 

 

O transporte correto e seguro de efluentes evita acidentes e multas.

 

 

Se você realiza o transporte de resíduos, aproveite e baixe gratuitamente. Material foi criado para empresas que procuram estar sempre atualizadas sobre boas condutas, normas e demandas do segmento:

 

 

  
Buscador de Transportadoras de Resíduos

Tópicos: transporte de resíduos, homologação de transportadoras, Transporte de efluentes

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados