contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Terafértil: o importante processo por trás da produção deste rico fertilizante orgânico

Atualizado em 25/11/2019

Terafertil rico fertilizante organico

 

por Fernando Carvalho Oliveira

 

Com o crescimento populacional no planeta e, sobretudo, com o fenômeno da concentração da população em centros urbanos, extensas áreas agrícolas foram destinadas para a produção de alimentos e abastecimentos, o que agravou ainda mais o problema dos descartes de efluentes. Consequentemente, originou-se um notável processo de concentração de substâncias que, somadas a produção animal intensiva e as atividades agroindustriais, demandam por ações de saneamento básico e juntas resultam na inevitável e expressiva geração de resíduos orgânicos.

 

Neste contexto, no enfrentamento da iminência da escassez hídrica em regiões densamente habitadas e em benefício da saúde pública, ganham importância vital as ações de tratamento de efluentes sanitários e agroindustriais, sendo os principais caminhos a serem seguidos. Este processo é de fundamental importância para que rios e mananciais não sejam prejudicados através do despejo de água com alta concentração de carga orgânica; descartes feitos de forma irregular condenam todo um ecossistema, que por sua vez impacta a vida das pessoas que vivem próximo dessas áreas. No entanto, quando se trata de um resíduo, via de regra, gera-se outro; é exatamente o que ocorre no caso de tratamento biológico de efluentes.

 

Os benefícios da Reciclagem de efluente

Após a separação da água tratada (que é devolvida ao Rio Jundiaí com carga orgânica de apenas 5%), o lodo sanitário, uma biomassa de altíssimo valor nutricional, é seco e levado até uma área coberta especialmente projetada para dar início a compostagem. Este procedimento consiste em retrabalhar os resíduos por meio de processo biológico, e eliminando qualquer agente patogênico.

  • Segurança: procedimento correto e definitivo para o meio ambiente e que vai de encontro com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Adicionalmente, ajuda a blindar o gerador de corresponsabilidade pelo resíduo gerado;

  • Proteção ecológica: contribui diretamente com a redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros, e com isso ajuda na redução da poluição do solo, água e ar;

  • Reciclagem: este processo permite a reciclagem do material e o reaproveitamento da matéria orgânica, devolvendo nutrientes para o solo na forma de um adubo de alta qualidade.


Terafértil: O Fertilizante Orgânico Composto

A compostagem é um processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica, eliminar plantas daninhas e organismos que possam causar doenças aos homens e aos animais. Na Tera Ambiental a compostagem é realizada em leiras estáticas com aeração forçada e em leiras aeradas por revolvimento, técnicas aplicadas de acordo com as características de cada grupo de resíduos.

 

Por meio deste processo, a Tera Ambiental consegue produzir um adubo natural Classe D, rico em nutrientes e ideal para parques, jardins e cultivo de plantas frutíferas, com amplo uso na atividade agrícola. Existem muitas vantagens no uso de um fertilizante como o Terafértil, com destaque para os pontos abaixo:

  • Baixa salinidade: este adubo tem menos sal do que um fertilizante de origem mineral, o que significa que mesmo em casos de aplicação intensa do produto, as plantas não são prejudicadas pela salinização;

  • Aplicação: sua aplicação é fácil e pode ser feita por máquinas distribuidoras de calcário e não precisar ser necessariamente enterrado;

  • Permanência: este adubo fica no solo por mais tempo e oferece uma liberação lenta dos macro e micronutrientes, o que gera um aproveitamento maior e uma nutrição eficaz.

  • Retenção de água: o uso do Terafértil ajuda a enriquecer o solo, mesmo em caso de terrenos arenosos, graças à seu poder de retenção da umidade, o que tende a melhorar a performance do plantio a longo prazo.

  • Flexibilidade: serve tanto para o cultivo de grande variedade de frutíferas quanto de amplas áreas gramadas, arbóreas, arbustos e gramados esportivos;

  • Proteção biológica: este adubo tem características físico-químicas que ajudam a promover a supressão de microorganismo fitopatogênicos, protegendo suas culturas contra doenças.

A TERA AMBIENTAL desenvolve seu trabalho na produção de fertilizantes a 18 anos, possuindo um amplo histórico de monitoramento da qualidade de seu fertilizante, com clientes fidelizados em importantes regiões agrícolas do Estado de São Paulo. Veja o depoimento deste agricultor, que usa e recomenda o Terafértil:


Benassi 

Antônio Benassi, proprietário da Chácara São João, no bairro do Engordadouro em Jundiaí.

Agricultor desde muito novo, começou a trabalhar com o pai na lavoura de café




Produtor de caqui, uva e ponkan, Antônio Benassi é consumidor assíduo de adubo orgânico, e

percebeu que com as aplicações anuais do fertilizante Terafértil, “as folhagens ganharam

muito mais viço e encorparam, passando para uma tonalidade de verde mais vibrante,

produzindo mais e melhor”.

 

Abisolo cria campanha para fertilizantes orgânicos compostos

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, desenvolveu uma campanha para falar da importância da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Confira o vídeo abaixo:

 

 

Se você precisa de um adubo de alto nível, feito com responsabilidade ambiental e o máximo de eficiência, não tenha dúvidas: converse com a Tera Ambiental e veja como utilizar o Terafértil para melhorar a qualidade de seu plantio.


Fernando Carvalho Oliveira é Engenheiro agrônomo graduado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP em Jaboticabal, SP. Mestre e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela USP/ESALQ. Responsável Técnico pelo Terafértil.

New Call-to-action

Tópicos: Terafértil

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail