Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Sustentabilidade empresarial: 7 práticas que podem gerar valor para as marcas

Publicado em 29-06-2022 11:00

shutterstock_1623722569-1

 

Um dos grandes desafios das empresas nos últimos anos tem sido implementar a sustentabilidade em seus processos, mas gradativamente essa questão vem ganhando relevância nos ambientes corporativos.

Ter responsabilidade ambiental se tornou uma postura fundamental por parte de organizações, governos e população, a fim de garantir a existência dos recursos naturais do nosso planeta nos próximos anos. 

 

Isso porque os seres humanos estão esgotando as matérias primas e o meio ambiente tem sentido cada vez mais esse impacto. Uma pesquisa feita pelo think tank internacional Carbon Brief que levou em conta dados de emissões de queima de combustível fóssil, mudanças no uso do solo e desmatamento entre 1850 a 2021, apontou o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de emissão de gases poluentes.

Mas para ser uma empresa sustentável, as organizações devem ir além, fazendo mais do que plantar árvores ou economizar água. 

 

A necessidade de tomar atitudes para proteger os recursos naturais surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972 na Suécia. Porém, a ideia foi consagrada somente no Protocolo de Montreal, em 1989, tendo como objetivo inicial a redução do “buraco” na camada de ozônio, através da proibição do CFC (Clorofluorcarboneto). 

 

No entanto, devido à crescente degradação do planeta, os aspectos envolvidos no desenvolvimento sustentável foram aprimorados, passando a abranger 3 pilares: o econômico, o ambiental e o social. Dessa forma é possível dizer que, uma empresa sustentável é aquela que tem como objetivo colaborar efetivamente com a natureza e com a sociedade, atendendo a esse tripé.

 

Como praticar a sustentabilidade empresarial

 

É necessário que as organizações se preocupem com o seu processo de desenvolvimento, considerando o gerenciamento de recursos e o contexto ambiental e local, de modo que consigam integrar as soluções econômicas e sociais dentro do ecossistema. 

 

A implementação da sustentabilidade por parte das empresas pode começar com hábitos simples aplicados no dia a dia, de modo coletivo ou individual, como à exemplo: utilizar materiais reciclados no escritório, promover o uso de embalagens duráveis (garrafa de vidro ou cerâmica individual para consumo de água), implementar a reutilização da água de chuva para atividades de limpeza do local, promover a economia de energia, implementar a redução de impressão e uso de papéis e adotar a reciclagem de elementos biodegradáveis, incluindo os efluentes e resíduos sólidos. 

 

As práticas de uma empresa ambientalmente correta impactam em seu valor e sua visibilidade. Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 33% dos entrevistados afirmaram que a sustentabilidade implantada por uma organização é relevante para o fator de compra, contra apenas 9% que disseram não se preocupar com isso.

 

A atração de novos investidores também é um benefício consequente, principalmente pelo pilar ambiental estar presente no ESG, conceito cada vez mais em alta. Esse pilar refere-se às ações de combate às ameaças ambientais exercidas pela companhia, considerando até mesmo os impactos que podem ser gerados a longo prazo. 

 

Espera-se que as organizações pensem além e façam mais do que simplesmente obedecer às regulamentações. A ideia é que a sustentabilidade esteja totalmente integrada à sua cultura, o que cabe não só a produtos, mas também a processos.

 

Como a sustentabilidade empresarial pode trazer ganhos para as marcas

 

Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas proporcionam mudanças no comportamento do consumidor. De modo geral, a sustentabilidade ambiental traz diversos benefícios para o indivíduo e para as organizações, independentemente do seu porte. 

 

Confira agora 7 práticas que podem auxiliar na valorização da marca através da sustentabilidade: 

 

1 - Ser intencional sobre sustentabilidade

 

A sustentabilidade precisa ser incorporada nas estratégias empresariais e refletida nos objetivos organizacionais, o que significa fazer disso uma prioridade em todos os aspectos da organização.

 

2 - Economia de água e eletricidade

 

Conservar a água deveria ser requisito fundamental em qualquer departamento, de qualquer empresa. Aqui, pode-se converter torneiras, sanitários e equipamentos elétricos para outros mais eficientes energeticamente, além da prática do reúso de água, por meio de um efluente que foi tratado, sendo o resultado de todo um processo de purificação e tratamento especializado para poder ser utilizado em outras frentes. 

 

3 - Cadeias de abastecimento: 

 

Pesquisas mostram que os consumidores preferem trabalhar com empresas sustentáveis, com preocupações reais sobre o meio ambiente. Manter uma lista de fornecedores que sejam amigos do meio ambiente e tornar prioritária a parceria com quem também preza pela natureza, é mais uma prática que traz valor para a marca.

 

4 - Desenvolva um programa de reciclagem:

 

Produtos como lâmpadas fluorescentes, eletrônicos e produtos de papel podem ser reciclados, e a implementação da coleta seletiva é fundamental. Além disso, se a sua empresa gera resíduos sólidos ou orgânicos, como entulhos ou lixo hospitalar, também é possível praticar a reciclagem.

 

5 - Desenvolva uma política de trabalho sustentável:

 

A prática está relacionada a ações como desligar o equipamento ao final do dia, permitir configurações de poupança de energia em todos os computadores, reduzir o consumo de papel, utilizar canecas individuais, e reutilizar papéis impressos como rascunho.

 

6 - Tenha um sistema de gestão de resíduos: 

 

Uma gestão de resíduos adequada deve envolver cuidados em todas as etapas, indo desde a coleta e armazenamento, até o tratamento e destinação final dos resíduos gerados pela empresa.

 

7 - Elimine desperdícios em sua cadeia de produção:

 

Se há perdas em qualquer um dos processos produtivos, a organização precisa criar métodos para eliminá-los. 

 

Quais os benefícios gerados para negócios que adotam a sustentabilidade empresarial?

 

Ao adotar práticas sustentáveis, a prevenção e a precaução tornam-se naturalmente parte do processo de produção. Mas, também é fundamental ser transparente com a sociedade, visto que cada vez mais os consumidores estão se preocupando com as atitudes das empresas em relação à sustentabilidade. 

Dentre os benefícios que a sustentabilidade empresarial pode gerar, destacamos:

 

- Atração de novos clientes: através da promoção dos métodos ambientalmente amigáveis, uma empresa é colocada à frente da concorrência e atrai novos clientes que optam por consumir produtos sustentáveis.

 

- Ampliação da sustentabilidade econômica: reduzindo os impactos ambientais e fazendo uma utilização consciente dos recursos naturais em relação aos concorrentes, as empresas sustentáveis terão maneiras de lidar com os custos crescentes devido às mudanças climáticas, além de aumentar as chances de sucesso a longo prazo, ganhando em:

 

- geração de valor para os produtos;

- maior competitividade no mercado;

- inovação nos processos gerenciais;

- redução de desperdícios;

- controle sobre os riscos sociais e ambientais;

- otimização do esforço produtivo pela redução do desperdício;

- melhor aproveitamento dos insumos de produção. 

 

É cada vez mais necessário que as empresas busquem formas de contribuir para uma sociedade sustentável, e todas as práticas pautadas no meio ambiente demonstram o valor da sua marca perante o coletivo.

 

Investir na sustentabilidade é contribuir para os negócios e para o mundo, com atitudes éticas e responsáveis, visando a importância do ecossistema para a geração atual e a futura. Pequenas ações diárias contribuem para a mudança de comportamento dos consumidores e funcionários. 

 

A Tera Ambiental tem como objetivo auxiliar na aquisição da responsabilidade ambiental, isso porque ao promover a reciclagem/reaproveitamento dos resíduos está contribuindo para uma conscientização e gestão de controle de emissão materiais. Contribuir com o meio ambiente e com as metas de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos é colocar em prática nosso valor. 

 

Reciclagem de Efluentes Tera Ambiental

Tópicos: sustentabilidade

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados