Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: conheça a diferença!

Publicado em 15-05-2015 16:07

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
Com o desenvolvimento das atividades industriais vieram grandes impactos ambientais e isso não é nenhum segredo. O ritmo acelerado dessas atividades impede que o meio ambiente tenha tempo necessário para se recuperar do consumo dos seus recursos pelo homem e dos resíduos gerados por eles.
 
Para tentar diminuir esse impacto, vários estudose discussões vêm sendo realizados há mais de duas décadas pelos países, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Isso trouxe algumas melhorias ao longo dos anos, mas muito ainda tem que ser feito diante desse problema global visando atitudes mais sustentáveis. 
 
Mas você sabe a diferença entre o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade? Esses dois termos por muitas vezes se confundem, mas têm significados distintos. Entenda mais!

Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade

A sustentabilidade visa estabelecer um equilíbrio entre o que a natureza pode nos oferecer, qual o limite para o consumo dos recursos naturais e a melhora na nossa qualidade de vida. Já o desenvolvimento sustentável tem como objetivo preservar o ecossistema, mas também atender às necessidades socioeconômicas das comunidades e manter o desenvolvimento econômico.
 
Quando uma empresa age de forma sustentável ela se torna ética diante dos fornecedores, dos clientes e de toda a sociedade. Antes, isso não era uma prática tão visível, mas devido aos avanços dos meios de comunicação, as empresas conseguem divulgar suas ações e seus produtos e serviços de uma forma muito mais rápida, atraindo cada vez mais adeptos a essa recente abordagem ambiental.

Por que agir de forma sustentável?

Hoje em dia, muitas empresas se preocupam em agir de forma sustentável e alinham esse objetivo às suas prioridades e estratégias visando:
  • Preservação ambiental;

  • Responsabilidade social;

  • Diminuição de custos.

Uma organização que, por exemplo, através de ações estratégicas consegue diminuir, ou mesmo substituir, uma das matérias-primas de um processo industrial por um material com potencial para ser reutilizado, pode diminuir consideravelmente o custo do seu processo — além de causar menos impacto ambiental.
 
Dessa forma, podemos dizer que a empresa agiu de forma sustentável e alinhou o seu negócio a atitudes para o desenvolvimento sustentável, buscando atender às suas necessidades e, ao mesmo tempo, preservando os recursos naturais para que futuras gerações possam usufruir dos mesmos recursos.
 

Você está fazendo a sua parte em relação ao desenvolvimento sustentável?

Percebeu, assim, que todos podem se beneficiar tendo uma mudança de atitude no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável? As empresas devem procurar desenvolver a mentalidade de seus colaboradores e incentivar mudanças de atitude individuais, encorajando o desenvolvimento de ideias inovadoras e sustentáveis. Para aqueles que ainda não estão convencidos, é necessário entender que todos têm a ganhar com essa postura.
 
Diante disso, as empresas devem buscar sempre confrontar seus comportamentos na gestão de seus negócios de acordo com a definição de ética do seu meio, agindo de maneira sustentável, com a consciência dos benefícios que pode trazer para toda a sociedade.
 
Quer saber mais a respeito de outros assuntos como esse? Curta nossa página no facebook, continue lendo o nosso blog e fique sempre informado! Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre como deixar sua empresa mais sustentável? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário!
 
 
CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes
  

Tópicos: consciência ambiental, Desenvolvimento Sustestável, Sustentabilidade econômica, sustentabilidade, sustentabilidade social

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados