Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Os desafios e soluções para atingir as metas de reciclagem de resíduos

Publicado em 24-05-2017 14:48

Os desafios e soluções para atingir as metas de reciclagem de resíduos

A difusão dos princípios de gestão ambiental se intensifica junto às empresas, diante da necessidade de incorporá-los em suas estratégias para atender às novas demandas do mercado e dos próprios consumidores.

 

Eles estão cada dia mais exigentes em relação às responsabilidades ambientais das empresas e atentos para que não causem danos ao meio ambiente e à saúde em geral das pessoas.

 

Assim, conceitos práticos de sustentabilidade começam a ser aplicados rotineiramente nas indústrias geradoras de resíduos como forma de tornar suas atividades de acordo com as normas ambientais e diminuir o impacto de suas atividades.

Especialistas apontam que o caminho para o futuro é mesmo o lixo zero, e um dos conceitos de sustentabilidade mais aplicados no gerenciamento dos resíduos sólidos é o conceito 3 R’s, que abrange tanto a área ambiental quanto a econômica e a social.

O significado dos 3 Rs é “reduzir, reutilizar e reciclar”:

  • Reduzir ajuda a acabar com desperdícios e representa o fato de usar e retirar da natureza só o estritamente necessário;
  • Reutilizar orienta a busca de novas utilidades para materiais que, supostamente, não seriam mais úteis;
  • Reciclar é a transformação física e química de um produto, ou seja, suas características e forma física e química serão alteradas para fabricar um novo produto, eliminando-se a necessidade de se extrair novos recursos natureza. Assim, utiliza-se a matéria-prima que já foi gerada e aumenta a vida útil dos aterros sanitários.

Existem, ainda, outros conceitos associados ao tema e que já são bastante aplicados ao mundo empresarial e considerados boas soluções para o alcance das metas ambientais. É o caso da Logística Reversa associada à gestão de resíduos sólidos, da aplicação de técnicas do Programa de Produção mais Limpa e de programas de gerenciamento que visam o Zero Waste, ou Lixo Zero.

 

Lixo e Aterro Zeros

Paralelo ao desafio do Lixo Zero está o Aterro Zero, que orienta que nenhum recurso, que possa ser reaproveitado ou reciclado, seja encaminhado aos aterros.

 

De acordo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que disciplina sua destinação no país, os aterros sanitários devem ser utilizados para destinação final, apenas quando todas as outras possibilidades de reaproveitamento forem esgotadas.

 

O processo para a destinação sustentável dos materiais deve passar por análise criteriosa sobre o potencial de reaproveitamento, assim como um estudo de possíveis receptores e transportadores para os resíduos. Ainda são avaliadas a viabilidade de cada solução e a destinação é colocada em prática.

 

Isso é o que podemos chamar de economia ambientalmente sustentável – ciclo sustentável – em que resíduo ou lixo, na verdade, se tornam recursos.

 

Processo de reciclagem do lodo através do tratamento de efluentes

 

Aqui na Tera somos especialistas no reaproveitamento de todos os resíduos recebidos e gerados no processo de tratamento de efluentes industriais, sanitários e provenientes de caixas de gordura, conforme simplificamos no fluxograma abaixo:

 

Processo de reciclagem do lodo

 

Os efluentes tratados são encaminhados para o Rio Jundiaí com eficiência de remoção de carga orgânica de, no mínimo, 96%. Já o lodo gerado no processo de tratamento é incorporado a outras dezenas de resíduos orgânicos no processo de compostagem que ao final gera o fertilizante orgânico Terafértil, destinado à agricultura e paisagismo de condomínios e gramados esportivos.

 

Este é um processo exclusivo de gerenciamento eficaz que propicia a reciclagem de 100% de todos os resíduos envolvidos, uma vez que são reaproveitados em todas as etapas dos processos. Isso possibilita que as empresas geradoras possam incorporar esses resultados em suas metas ambientais.

 

Nos dias atuais, as empresas precisam estar conscientes da relevância e importância do tema, tanto em termos econômicos, como ambientais e sociais. É preciso ter a consciência de que um ordenamento mínimo da forma de atuação, com dedicação e persistência na execução daquilo que foi proposto, realmente garante bons resultados.

 

Reciclagem de Efluentes Tera Ambiental

 

Auditoria e Avaliação Ambiental

Tópicos: Metas de Reciclagem

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados