Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

O impacto das metas de reciclagem na reputação de uma empresa

Publicado em 07-02-2019 15:30

Imagem1

Tradicionalmente é comum o pensamento em muitas empresas que cumprir exigências ambientais das atividades desenvolvidas, seja uma prática onerosa e sem resultados práticos evidentes para a organização. Entretanto, a sociedade tem se tornado cada vez mais crítica em relação à sustentabilidade da atuação empresarial com consumidores atentos à postura dos negócios em relação ao meio ambiente, e o governo mais rígido em sua fiscalização.

 

Uma pesquisa recente realizada pela OpinionBox , mostrou que 54% das pessoas dão preferência a marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente, e apenas 12% disseram que raramente ou nunca o fazem. Dentro dessa mesma pesquisa, foram listados 10 fatores para que os entrevistados indicassem todos aqueles que o impediriam de comprar produtos ou contratar uma empresa, e os que mais se destacaram em primeiro lugar foram: se a empresa está envolvida em caso de trabalho ( com 66%) e em seguida se a empresa é conhecida por poluir o meio ambiente (65%).

 

Tendo em vista este novo panorama, a responsabilidade ambiental está cada vez mais presente na visão corporativa, que consequentemente já colhe bons resultados por adotar uma postura consciente, tanto em termos de percepção de marca junto ao público, quanto de prevenção a penalizações e sanções governamentais que, além de caras, podem também suspender as atividades da empresa, comprometendo sua atuação.

 

Sendo assim, é interessante analisar a forma como as metas de reciclagem impactam a reputação de uma empresa, e como ela pode se beneficiar disto na condução de seus negócios. As questões sociais e ambientais devem ser levadas em consideração, não somente pelo viés sustentável mas também na escala monetária, e é importante que o impacto das mudanças seja medido, pois através da mensuração do impacto das ações sustentáveis, a empresa é capaz de utilizar os resultados de modo estratégico, podendo fornecer dados completos ao marketing, acionistas e à sociedade.

 

Diversas ferramentas para o monitorar e mensurar a sustentabilidade empresarial estão disponíveis. Os resultados obtidos permitem comprovar a eficácia das medidas sustentáveis tanto em termos quantitativos quanto financeiros, por meio do cálculo do ROI (retorno sobre o investimento) , dessa maneira, é possível comprovar e criar valor através de práticas sustentáveis, e claro, ganhar credibilidade com o consumidor.

 

Tratamento de resíduos e reputação

A geração de resíduos orgânicos, como os esgotos, é um tema relevante na gestão corporativa atual, principalmente, com a crescente preocupação quanto ao impacto ao meio ambiente causado por indústrias, o que permitiu políticas ambientais aprimoradas à nova ordem e que regem todas as atividades de tratamento, transporte, análise e descarte de resíduos pelas empresas.

 

Os processos de tratamento são classificados em físicos, químicos e biológicos - que são escolhidos de acordo com a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. Tal postura contribui significativamente para otimizar o processo de tratamento e, principalmente, para proporcionar à empresa geradora segurança e garantia de atender as principais leis ambientais do país. Consequentemente uma empresa sem incidentes ambientais, além de livre de penalizações caras, também tem sua imagem preservada, o que melhora sua percepção junto ao público e pode ajudar diretamente na melhoria de sua lucratividade.

 

Assim, antes que ocorra um dano ambiental, é preciso ter foco em negócios sustentáveis. A extensão do problema ambiental pode trazer consequências negativas, como por exemplo: afetar a imagem do negócio, desvalorizar a marca, levar à perda de dinheiro com o pagamento de multas e/ou indenizações ou, ainda, paradas forçadas da atividade. Portanto, este é o momento de ter outra atitude, olhar para as metas de reciclagem de sua empresa como um bom motivo para mudança.

 

Desde 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos procura organizar a forma que o país lida com o lixo e exige dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento dos seus resíduos, o descumprimento de suas normas acarreta em punições presentes na Lei de Crimes Ambientais, com penas que vão desde o pagamento de multas até a reclusão e detenção.

 

Tendo em vista isso, o Grupo Petrópolis , atualmente a segunda maior cervejaria do Brasil , em parceria com a Tera resolveu as questões de Resíduos Orgânicos com a compostagem, além da destinação correta e segura  do lodo gerado no tratamento de efluentes. Outra empresa de destaque por suas ações sustentáveis é a HP, eleita em 2018 a empresa mais sustentável na área de Gestão de Resíduos. A empresa criou um eficiente sistema para recuperar produtos da marca descartados e usar o material reciclado na fabricação de novos produtos.

 

Para conhecer outras empresas que se destacaram  por suas atitudes sustentáveis, clique aqui.

 

Auditoria e Avaliação Ambiental

Tópicos: Metas de Reciclagem

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados