Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Gestão inadequada do chorume de aterros sanitários: consequências e como evitar

Publicado em 11-12-2019 16:00

Gestão inadequada do chorume de aterros sanitários

 

Segundo o documento Panorama de Resíduos Sólidos 2016, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil conta com aproximadamente 3 mil lixões ou aterros sanitários, que recebem cerca de 30 milhões de toneladas de resíduos urbanos anualmente. 

Esses locais acumulam quantidades significativas de chorume, formalmente conhecido como líquido percolado de aterro, proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários. Nesse processo, os elementos físicos, químicos e biológicos dão origem ao efluente de cor escura e odor intenso. 

 

Danos ambientais causados pelo chorume

 

Se descartado de forma inadequada no solo, ocasiona sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. Em função da baixa biodegradabilidade, alta carga de materiais na composição e compostos orgânicos tóxicos, é capaz de atingir e contaminar o solo e o lençol freático, prejudicando os cursos d'água, tornando-se nocivo para o ecossistema do ambiente exposto. 

 

Disposição de resíduos em aterros

A norma NBR 8419/1992, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece as diretrizes mínimas para a construção de aterros sanitários, exigindo que o projeto inclua um sistema de coleta, drenagem e tratamento de líquidos percolados.

A preservação ambiental não é o único argumento. Essa é principalmente uma questão legal, que torna os aterros sujeitos a penalidades que vão desde multas até paralisação da operação.

 

Leia mais em:

8 dicas para otimizar a operação da coleta, transporte e tratamento do chorume

Compostagem ou aterro sanitário: Qual é o destino mais indicado para os seus resíduos orgânicos

 

Tipos de tratamento para o chorume

 

O chorume é um efluente que apresenta grande complexidade de tratamento. Entre os motivos para isso estão a elevada carga bioquímica e poluidora na composição, o volume variável pela combinação de chuvas e processos de decomposição do lixo e o atendimento a todas as normas exigidas.  

Dessa forma, operar uma estação que trate chorume, demanda a elaboração de um projeto complexo e altamente eficiente para que sejam consideradas as melhores alternativas. As principais são:

  • tratamento biológico, realizado em lagoas anaeróbias, aeróbias e lagoas de estabilização;
  • tratamento por oxidação, que ocorre por meio da queima e evaporação do chorume;
  • tratamento químico, onde há a adição de substâncias químicas ao chorume.

Diante das dificuldades citadas, além dos custos necessários para a construção e operação de estações de tratamento próprias, uma alternativa eficiente, segura e com bom custo-benefício é o tratamento offsite, realizado por empresas especializadas. 

A modalidade traz diversas vantagens operacionais e  econômicas, incluindo a possibilidade de focar no core business e a responsabilidade compartilhada. Isso significa que, ao terceirizar os serviços, a empresa deixa de assumir grande parte dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais. 

Encontrar uma fornecedora que promova soluções adequadas e definitivas de tratamento, pode ser o caminho entre evitar multas e contar com uma gestão ambiental de qualidade. 

Pensando na importância do acompanhamento da geração de chorume em aterros sanitários, a Tera Ambiental criou a Calculadora de Resíduos, uma ferramenta exclusiva que disponibiliza estimativas do volume de resíduos gerados a partir de dados básicos. A Calculadora possibilita aos gestores quantificar os resíduos armazenados, dimensionar autorizações para movimentação de resíduos e obter orçamentos estimados para coleta, transporte e tratamento do chorume, evitando imprevistos e surpresas indesejáveis ao longo do processo.

 

New call-to-action

Tópicos: tratamento biológico, tratamento de efluentes, tratamento de chorume

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados