Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Efluentes de Banheiros Químicos: a importância do tratamento correto

Publicado em 14-03-2014 15:13

Efluentes de Banheiros Químicos: a importância do tratamento corretoA crescente preocupação com a geração e a destinação de efluentes domésticos, por parte das empresas, envolve um outro tipo de dejeto que demanda o mesmo cuidado de transporte, tratamento e descarte que os demais resíduos poluentes: os efluentes acumulados nos banheiros químicos. Estes resíduos consistem no líquido formado pelas necessidades fisiológicas humanas e os aditivos químicos (desodorizantes) que geralmente são lançados por estes banheiros móveis para a neutralização do odor.

 

Largamente utilizados em obras e grandes eventos que não contam com instalações sanitárias fixas e redes de esgoto, os banheiros químicos são cabines que armazenam os dejetos humanos de maneira provisória. A limpeza de cada cabine só é realizada após sua utilização - até que o uso seja finalizado, os resíduos permanecem concentrados em caixas de detritos com capacidade de até 220 litros, onde são lançadas  substâncias desodorizantes que tendem a ser biodegradáveis, porém a comprovação da viabilidade para o tratamento biológico é a caracterização do efluente via análise laboratorial.

A partir do ponto da utilização, um caminhão com uma bomba de sucção aspira os detritos, para depois transportá-los para estações de tratamento de esgoto. Vale ressaltar que este transporte deve ser regulamentado pelo CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, documento obrigatório para o encaminhamento de efluentes às unidades de tratamento que é emitido pela CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

 

A importância da destinação adequada dos efluentes de banheiros químicos

Inserindo-se na categoria de resíduos líquidos domésticos, os efluentes sanitários que são advindos dos banheiros químicos devem ser adequadamente encaminhados para tratamento, evitando que seu despejo irregular no ambiente acarrete uma série de problemas. O não tratamento do esgoto, seguido de descarte direto no meio, contribui para a proliferação de diversas doenças parasitárias e infecciosas, promovendo ainda a degradação do corpo d’ água. Uma disposição adequada deste tipo de efluente, de fato, é uma medida de proteção da saúde pública e da integridade do ecossistema aquático.

 

Apesar da existência de algumas alternativas de dispositivos não agressivos ao ambiente no mercado, o banheiro químico convencional, conforme já citamos, recebe a adição de produtos químicos para desodorização, o que evidencia ainda mais a necessidade e a importância de encaminhamento para tratamento adequado. No artigo “Por que empresas devem optar pelo tratamento dos efluentes domésticos?”, reforçamos as razões ambientais, legais e mesmo mercadológicas pelas quais a preocupação com este tipo de dejeto deve fazer parte do cotidiano de empreendimentos diversos. Quando o assunto em pauta é o setor dos banheiros químicos, não é diferente - a geração de efluentes sanitários por parte destes dispositivos deve ser considerada na agenda diária de locatários (como os organizadores de eventos) e fornecedores do segmento.

 

Além de um cronograma de higienização dos equipamentos, medidas de segurança em relação ao encaminhamento dos dejetos se fazem fundamentais: para atuar na área de locação de banheiros químicos, é necessário possuir um vínculo com uma estação de tratamento de esgoto para fazer o descarte.

 

Vantagens obtidas por ações ambientais corretas

Diante de um mercado competitivo como da locação de equipamentos sanitários temporários, o cumprimento aos requisitos ambientais e apresentação dos documentos que envolvem certificações e licenças são essenciais. Hoje em dia, cada vez mais empresas estão aplicando em seus processos de contratação a avaliação do desempenho ambiental dos seus parceiros em forma de auditorias.

 

Empresas certificadas ISO 14001 Meio Ambiente estão inseridas nesse contexto e são bons exemplos daquelas que buscam contratar parceiros que estejam de acordo com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado, envolvendo o comprometimento com o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a minimização do impacto ambiental em toda a organização.

 

Atentar-se para o quesito ambiental no mercado de locação de banheiros químicos, além de benéfico para o meio ambiente, tem se constituído ainda como um diferencial definitivo no setor e demanda por opções que, além de eficientes e interessantes do ponto de vista do mercado, sejam ecologicamente corretos. Neste contexto, uma alternativa viável, segura e sustentável é o tratamento de efluentes domésticos através de um processo biológico para degradação da matéria orgânica, promovendo o reaproveitamento completo dos materiais residuais.

 

Caso sua empresa se enquadre nesse contexto e queira saber mais informações de como destinar os efluentes gerados por essa atividade, entre em contato com um de nossos especialistas.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes 

Tópicos: ISO 14001, efluente doméstico, efluente sanitario

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados