Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Companhia Saneamento de Jundiaí e Tera Ambiental são recertificadas pelo IBD

Publicado em 07-02-2020 15:00

CSJ-e-Tera-recebem-recertificacao-IBD

 

Em dezembro de 2019, a Companhia Saneamento de Jundiaí e a Tera Ambiental receberam a recertificação do selo IBD de "Qualidade Certificada", para os processos de "reciclagem de efluentes e produção de água de reúso" e "reciclagem de resíduos orgânicos através da técnica de compostagem", um feito pioneiro e inédito para esses tipos de atividade no país.

 

O selo emitido pelo IBD Certificações, maior certificadora da América Latina de protocolos de certificação orgânica, que oferece também certificações de sustentabilidade, atesta condições de trabalho adequadas, produtos altamente confiáveis, e o desenvolvimento de padrões sustentáveis de produção. 

 

As empresas foram pioneiras neste tipo de certificação, comprovando a excelência em suas operações e o comprometimento em oferecer o melhor serviço disponível no segmento.

 

Qual a importância do reconhecimento de "Qualidade Certificada" emitida pelo IBD?

Segundo um estudo realizado pela IBM em parceria com a National Retail Federation (NRF) realizado com cerca de 19 mil consumidores revela que o propósito da marca tem sido fator de grande importância, e, em média, 70% dos compradores que valorizam esse propósito concordar em pagar mais em produtos sustentáveis, como reciclados ou ecológicos  . 


Outro dado importante é que, cerca de 60% dos consumidores aceitam mudar seus hábitos de compra para ajudar a reduzir o impacto ambiental negativo e 79% afirmam ser importante que as marcas forneçam autenticidade garantida, como certificações. Com as políticas ambientais cada dia mais rigorosas e com a urgência em se alcançar uma realidade cada vez mais correta do ponto de vista ambiental, a tendência é que esse número cresça. Portanto, contar com um certificado como o IBD é um diferencial mercadológico importante, uma vez que os selos ambientais asseguram a responsabilidade ambiental da uma empresa. 

 

Ciclo ambiental e a reciclagem de efluentes

A Tera Ambiental é responsável pela gestão técnica comercial do recebimento via caminhão de  efluentes biodegradáveis destinados para tratamento nas instalações da ETE Jundiaí, sendo responsável pelas análises técnicas prévias, assessoria de gerenciamento ambiental, além da fiscalização e acompanhamento dos descartes. 

 

Após o tratamento, o efluente líquido retorna novamente à natureza e o lodo dragado das lagoas de decantação é encaminhado para a compostagem, que dá origem ao fertilizante orgânico composto Terafértil. Dessa forma, o processo garante que empresas que destinam seus resíduos para essa operação, não apenas realizam  um tratamento eficiente sem correr riscos sobre passivos ambientais, mas asseguram que todo os resíduos orgânicos consequentes dos efluentes encaminhados para tratamento sejam transformados e reaproveitados em novos produtos de qualidade e valor ambiental utilizados na agricultura. 

 

Entenda como funciona nosso processo de reciclagem:

 

 

Como é o processo de produção do fertilizante orgânico Terafértil?

O Terafértil, fertilizante orgânico composto desenvolvido pela Tera Ambiental, é indicado para variadas culturas, como eucalipto, citros, cana-de-açúcar, café, frutíferas, árvores no geral, flores e gramados. Esse grande potencial se dá em virtude das altas concentrações de matéria orgânica, nitrogênio, potássio e micronutrientes. 

 

Além disso, o fertilizante possui a capacidade de supressão de fitopatógenos, melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e promove o aumento da produtividade e vigor onde é aplicado.

 

O Terafértil, que além de contar com a certificação da IBD, é registrado como fertilizante de uso seguro no Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, sob o nº SP 002784-7.000001, sendo uma alternativa favorável, tanto para a agricultura quanto para o meio ambiente.

 

Reciclagem de Efluentes Tera Ambiental

Tópicos: Certificação IBD, CSJ, Certificação Ambiental

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados