contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Como anda a parceria da sua empresa com o meio ambiente?

Atualizado em 20/01/2015

Como anda a parceria da sua empresa com o meio ambiente

Se para alguns empreendedores a palavra sustentabilidade parece um conceito subjetivo e bastante distante da realidade, para muitos ela já é, felizmente, um valor intrínseco às atividades empresariais.
 
 
Uma das melhores definições para o termo foi feita há quase três décadas, no Relatório Brundtland, de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Conceituou-se, então, sustentabilidade como sendo o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.
 
Essa noção — simples, porém marcante — tem uma de suas aplicações mais palpáveis em relação ao meio ambiente, afinal, a natureza é o local de onde extraímos tudo aquilo que as empresas e as pessoas necessitam para prosperar. E é exatamente em função disso que é preciso que o consumo desses recursos seja realizado de forma consciente. Você sabia, por exemplo, que em 2014, os recursos naturais para o ano todo se esgotaram em 8 meses?
 
Confira os recursos mais afetados e o que pode ser feito:
 

Os recursos não renováveis

Os recursos não renováveis são todos aqueles que a natureza não consegue repor com a velocidade necessária para que os seres humanos voltem a extraí-los sem maiores danos.
Os exemplos mais comuns são os combustíveis fósseis — como carvão, petróleo e gás natural, por exemplo — e o minério de ferro, matérias-primas que podem levar milhares de anos para serem formadas naturalmente no solo.
 

A poluição do ar

Você sabia que a poluição do ar matou mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo em apenas 2 anos? E esse número, que não leva em conta nem mesmo os prejuízos aos demais seres vivos, é útil para mostrar como esse problema, já conhecido por nossa sociedade, também deve se tornar uma prioridade na pauta das empresas.
  
Os principais poluidores da atmosfera são os gases e as partículas lançados a partir da atividades industriais, da queima de combustíveis, da incineração de lixo, do uso de produtos químicos em spray, das explosões nucleares e até mesmo do metabolismo dos próprios animais e plantas.
 

A contaminação das águas

A contaminação das águas também pode trazer grandes inconvenientes para a nossa civilização. Quando os poluentes — sólidos ou líquidos — são descartados diretamente no mar, nos rios ou lagos, a água se torna imprópria para consumo e utilização, além de prejudicar as plantas e os animais que ali vivem.
 
Outro impacto considerável às águas é aquele causado por produtos químicos derramados sobre o solo, contaminando a água presente nos lençóis freáticos.
 

Alternativas para minimizar o problema

Cresce atualmente a demanda e a oferta da energia obtida a partir de recursos renováveis — como o vento, o sol ou até mesmo as ondas do mar, por exemplo. Além disso, existem soluções voltadas para o tratamento e a valorização de resíduos que, além de evitarem o impacto ambiental do descarte direto, podem ser reaproveitados para outros usos, como os fertilizantes orgânicos classe D.
 

Leia também:

 
Porém, antes de qualquer iniciativa para minimizar os impactos já gerados, é preciso lembrar que as próprias pessoas e empresas podem diminuir sua pegada ambiental agindo de forma mais consciente e econômica em sua parcela de consumo. Com isso, as chances que as gerações futuras terão de contar com os recursos necessários para sua sobrevivência e prosperidade certamente serão ampliadas.
 
Como anda a parceria da sua empresa com o meio ambiente? Comente aqui e divida conosco suas experiências! Participe e dê suas próprias sugestões!
 
 CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: consciência ambiental, consumo consciente, sustentabilidade, meio ambiente

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail