Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Afinal, por que optar pela terceirização da compostagem de resíduos?

Publicado em 04-09-2014 8:00

Afinal, por que optar pela terceirização da compostagem de resíduos?

A crescente preocupação com uma destinação sustentável para os resíduos industriais e domésticos tem feito crescer a demanda por indústrias de compostagem, que transformam os resíduos orgânicos em fertilizantes ricos em nutrientes, completando assim um ciclo de vida útil para determinados insumos.

 

 

Em contrapartida, este movimento enfrenta barreiras no que tange aos custos de construção e operação de uma planta in loco, já que as empresas geradoras de tais resíduos são responsáveis pela destinação responsável destes materiais. Sendo assim, uma alternativa é buscar parcerias com empresas especializadas, com estrutura completa para receber os resíduos orgânicos (tais como restos de comida, derivados de madeira e lodos de ETE biológica) e dar-lhes o devido tratamento. Mas que tipo de benefícios sua empresa pode ter ao estabelecer tais parcerias?

 

Redução de estrutura física

Ao destinar seus resíduos para uma empresa especializada em compostagem, você deixa de investir em uma infraestrutura para realizar este serviço, podendo destinar seus recursos para outros setores que necessitam de melhorias. Com uma estrutura para receber o seu material e de tantos outros clientes, a indústria de compostagem de resíduos tem maior poder de processamento dos resíduos, concedendo a devida atenção ao processo como um todo.

 

Redução de custos

Terceirizar o processo de compostagem da sua empresa/indústria também representa uma significativa vantagem financeira: com a ação, o empreendedor deixa de gerar impostos e carga tributária sobre salários, maquinário, aquisição de tecnologia e destinação do material orgânico, economizando recursos para reinvestimento no próprio negócio.

 

Capacitação profissional

Ter uma equipe preparada para realizar a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos pela indústria requer investimentos em capacitações e treinamentos. Todos esses gastos podem ser evitados com a opção por encaminhar esses materiais para empresas do setor ambiental que são completamente qualificadas para a realização da compostagem em larga escala: com a terceirização, seu negócio pode usufruir do apoio de uma equipe especializada e pronta para atender às suas necessidades a qualquer momento.

 

Maior qualidade no composto

Ter um composto final 100% aproveitável é resultado de um trabalho multidisciplinar desempenhado por profissionais com conhecimento aprofundado sobre o tema e também do uso de tecnologias que proporcionam um melhor aproveitamento dos resíduos. Isso só é possível por meio de investimento  em tecnologia, estudos e profissionais competentes, por isso pagar para que uma planta de compostagem realize este trabalho para a sua empresa é uma alternativa bem interessante.

 

Aderência à legislação ambiental vigente

As leis ambientais em vigor são muitas, exigindo um conhecimento aprofundado sobre o tema para que os resíduos orgânicos tenham destino adequado e ambientalmente seguro. Contando com uma empresa parceira para a realização da compostagem, você garante que todos os requisitos para a reciclagem e destinação dos compostos orgânicos sejam atendidos, ficando tranquilo por cumprir com seu papel ambiental e profissional como empreendedor.

 

No Brasil, aproximadamente 90% dos resíduos gerados podem ser reciclados por meio da compostagem, mas infelizmente ainda estamos muito longe de atender a toda essa demanda. Tampouco a maioria dos empresários percebeu a importância de se reciclar e transformar esses materiais em um produto útil e renovado. Consultando uma empresa de reciclagem de resíduos, você pode obter mais informações a respeito do processo, tomar conhecimento de como realizar o processo ou até mesmo estabelecer uma parceria para dar a devida destinação aos resíduos da sua indústria.

 

A equipe da Tera está pronta para te auxiliar nessa empreitada. Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas! Ficaremos felizes em dar mais detalhes a respeito da compostagem e destinação correta dos resíduos produzidos pela sua empresa!

CTA - Guia do tratamento de efluentes

Tópicos: resíduos sólidos, reciclagem, Metas ambientais, compostagem de resíduos, tratamento de resíduo industrial

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados